Governo da Bahia amplia investimentos em desenvolvimento econômico e segurança
Os investimentos na implantação de dois terminais pesqueiros, em Salvador e Ilhéus, e na ampliação do Terminal de Contêineres na capital baiana são os assuntos enfatizados pelo governador Jaques Wagner no programa Conversa com o Governador desta terça-feira (27).
Outros temas abordados são o lançamento da Pedra Fundamental da JAC Motors, segunda-feira (26), e a inauguração, nesta semana, de uma Base Comunitária de Segurança em Vitória da Conquista e de um novo Departamento de Polícia Técnica, também em Ilhéus. O governador fala ainda dos preparativos para as copas das Confederações de 2013 e do Mundo Fifa Brasil 2014. Segundo o governador, a expansão do terminal de containeres de Salvador representa um investimento de R$ 160 milhões, “colocando a capital baiana no mesmo patamar dos melhores terminais da América Latina”.
Ele adianta que serão implantados três modernos equipamentos capazes de atender às maiores embarcações em operação, juntamente com seis novos ‘guindastes de Pórtico Montados Sobre Pneus (RTG)’, espécie de esteiras rolantes para deslocamento dos contêineres, os primeiros totalmente elétricos da América Latina. “Com isso, a operação se torna mais competitiva, mais rápida, fazendo com que os navios percam menos tempo para embarcar e desembarcar seus produtos”.
De acordo com Wagner, a Bahia possui uma capacidade de movimentação de cerca de 13,2 milhões de toneladas por ano. “Este é mais um passo para melhorar a operação portuária na Bahia, além do nosso Terminal Turístico, que também está sendo construído”.
Terminais pesqueiros vão beneficiar 50 mil pescadores
Em relação à inauguração dos dois terminais pesqueiros, um em Ilhéus e outro em Salvador, Wagner contabiliza 20 mil pescadores vivendo da pesca artesanal na cidade do sul da Bahia e outros 30 mil na capital. “Por isso, um terminal em cada uma destas cidades, com um investimento de R$ 10 milhões em cada um deles, vai ajudar o povo que vive da pesca, com embarcações de pequeno e médio porte para melhorar a forma de comercializar o pescado, fruto do seu trabalho”.
De acordo com o governador, a Bahia é o terceiro maior produtor de pescados do Brasil, perdendo apenas para Santa Catarina e para o Pará. “Produzimos 115 mil toneladas por ano e, mesmo assim, estamos importando pescado para o mercado baiano. É o meu desafio, o meu compromisso junto com a Bahia Pesca e com o Ministério da Pesca ampliar a produção na pesca e no criatório, em tanques, barragens, redes ou no oceano”.
Ouça o programa:











