Um convênio assinado nesta terça-feira (4), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), entre o Governo da Bahia e o Ministério do Meio Ambiente, autorizou a construção de 385 dessalinizadores de água em 30 municípios que estão entre os mais pobres e com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

Chamado de Água Doce, o programa vai investir R$ 61 milhões entre 2012 e 2014 para beneficiar 60 mil famílias que sofrem com a longa estiagem. A ação faz parte do Água para Todos nacional e é resultado do trabalho de captação de recursos do governo baiano, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
De acordo com o governador, os dessalinizadores usam uma tecnologia conhecida há bastante tempo, o que permite tornar a água salobra encontrada no semiárido em água de qualidade para o consumo humano. “Em Israel eles usam grandes unidades para aproveitamento de água do mar. É uma ação estruturante de redução dos efeitos da seca. Aqui os dessalinizadores vão resolver a escassez de muitas comunidades do semiárido”. Além do governador Jaques Wagner, participaram da solenidade os secretários Eugênio Spengler (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil), além de representantes do Ministério do Meio Ambiente.