WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia livros do thame





Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


Amargosa sedia exposição fotográfica sobre direitos previstos no ECA

A partir do próximo dia 20, Amargosa sedia a exposição “Crianças & Adolescentes & Direitos”, uma iniciativa da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3,  que traz um olhar fotográfico das próprias crianças e adolescentes das comunidades de Barreiros e Urbis II, em Amargosa, acerca de seus direitos.

A abertura da exposição será às 14h, no Valle Shopping, situado na Av. Dr. Luis Sandes e é gratuita e aberta ao público. Com curadoria do jornalista e publicitário Rafael Lopes, as imagens trazem à tona a realidade das comunidades, os direitos que são assegurados e os que são negados às crianças e adolescentes, bem como as belezas das localidades.

A atividade é realizada por meio do projeto Laços de Amor que trabalha a proteção e o empoderamento de crianças e adolescentes no que tange a seus direitos por meio de atividades educativas, recreativas, lúdicas e pedagógicas.

Parcerias

A exposição tem apoio da KNH, Cáritas Diocesana de Amargosa, Escola Municipal Professora Délia do Amaral, Escola Municipal Geraldo Souza Rezende, Agência Time e Valle Shopping. A exposição também conta com imagens de Rebeca Fotografia e Márcio Filmes, capturadas de forma voluntária, que mostram as crianças e adolescentes em diversos cliques e ângulos trazendo também a cobrança por direitos e garantias previstas no ECA.

Lideranças tupinambás do Sul da Bahia querem audiência com Ministro da Justiça

Indígenas cobram demarcação de terra e segurança contra grupos armados

 

Cerca  de 40 lideranças indígenas do povo Tupinambá, do sul da Bahia, estão reunidas em ato político na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Eles protestam contra a Lei 14.701, conhecida como Marco Temporal, e cobram a demarcação do território reconhecido como indígena, pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), desde 2009. Ainda na capital do País, os tupinambás têm a expectativa de se reunirem com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, até o final desta semana.

É do ministro da Justiça a prerrogativa de publicar a Portaria Declaratória, penúltima etapa do processo administrativo de demarcação de territórios indígenas, que é finalizado com a homologação da Presidência da República. Segundo os tupinambás, hoje, não há impedimento legal à publicação da Portaria. Agora, afirmam, trata-se de decisão política do Governo, que deve ser vinculada ao direito fundamental dos povos indígenas de viver nas terras tradicionalmente ocupadas.

Ao ministro, os tupinambás também pretendem reivindicar ações de segurança no território, que, segundo eles, tem sido alvo de ataques de grupos armados, supostamente incitados por fazendeiros do sul da Bahia. O território reconhecido pela Funai ocupa partes dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, totalizando 47 mil hectares.

Plano de Agricultura de Baixo Carbono da Bahia está disponível na internet

Assumindo o compromisso com o futuro do agronegócio baiano e a preservação do meio ambiente, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), lançou  durante a Bahia Farm Show, a segunda etapa do “Plano ABC+Bahia”. A iniciativa, que tem vigência até 2030, visa impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária local, priorizando a mitigação das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas. A publicação, que traz as metas e tecnologias disponíveis aos produtores, pode ser acessado no site da Seagri (https://abrir.link/qgAaI).
O plano, também conhecido como “Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Plano de Agricultura de Baixo Carbono”, entre os principais pilares do plano estão a adoção de tecnologias para produção em sistemas integrados, recuperação de áreas degradadas, capacitação técnica e ampliação do acesso ao crédito para os agricultores.

:: LEIA MAIS »

SSP conclui etapa de Ilhéus do Curso de Introdução à Atividade de Inteligência

Quarenta integrantes das Forças da Segurança Pública da Bahia e de São Paulo concluíram , as edições dos ‘Cursos de Introdução à Atividade de Inteligência de Segurança Pública’ e de ‘Atendimento Pré-Hospitalar Tático’, promovidos pela Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública.

Treinamentos aconteceram na sede do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic), na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, para integrantes das Polícias Militares e Civil, além de servidores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

:: LEIA MAIS »

EMASA esclareceque não realiza ligação cobrando faturas em atras

Marta Reis

Um pequeno grupo de clientes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) tem procurado o serviço de call center (0800) e o Balcão de Atendimento presencial para reclamar do recebimento de constantes ligações para a cobrança de faturas em atraso por supostos prepostos da empresa. Em certos casos, mesmo as faturas estando em dia.

A gerente de Relacionamento com o Cliente da EMASA, Marta Costa Reis, esclarece que a empresa não realiza nenhum tipo de cobrança através de contato telefônico, e-mail ou rede social.

“A EMASA não envia mensagens e muito menos liga para quaisquer clientes para a cobrança de faturas em aberto. Quando existe algum débito, o aviso de cobrança vai na própria fatura expedida”, afirma a gerente Marta Reis.

Ainda segundo a gerente de Relacionamento, em casos de ação judicial, quando a EMASA obtém êxito na ação, o cliente é notificado através de comunicado em papel timbrado da empresa.

:: LEIA MAIS »

PM e GCM reforçam contingente para festividades após encontro com entidades do comércio de Ilhéus

 

Juliana de Moura

De mãos dadas! Assim caminham as entidades do comércio e as forças policiais de Ilhéus! Atendendo a uma solicitação do Presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Paulo Céo, representantes da CDL, do SindComércio, Polícia Militar e Guarda Municipal se reuniram na tarde desta terça-feira, 11 de junho, na sede da CDL, para discutir estratégias de segurança para o período que engloba os festejos juninos e o aniversário da cidade. Esta época do ano costuma atrair um grande público, inclusive de cidades circunvizinhas, para Ilhéus, seja para as compras do período festivo, seja para o Viva Ilhéus deste ano.

O capitão PM Pinheiro da 68ª CIPM informou que, pelo menos, 10 duplas diárias atuarão nas áreas do centro para garantir a tranquilidade e a comodidade nas compras no comércio local. “Para as festas do aniversário da cidade devemos contar com uma média de 20 patrulhas, por dia”. Já o comandante da Guarda Municipal, Rosivaldo Oliveira confirmou 3 duplas diárias, em dois turnos que iniciarão às 8h indo até às 20h, atuando somente no comércio central, até o dia 2 de julho. “O patrulhamento é essencial para garantir a rotatividade da guarda municipal e assegurar um comércio mais seguro e tranquilo”. Ao todo serão 56 agentes da PM e da guarda municipal atuando somente nas áreas do centro até o feriado de 2 de julho.

:: LEIA MAIS »

Governo da Bahia reforça ações para incentivar estudantes a se inscreverem no Enem

Com a prorrogação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) reforça, até sexta-feira (14), as ações do plano de ação “Tô com você no Enem”. Técnicos dos 27 Núcleos Territoriais da Educação (NTEs) estão percorrendo as escolas estaduais em todas as localidades da Bahia, incluído as unidades situadas em áreas remotas ou no campo, para auxiliar no processo e reforçar o fato de que estudantes de escola pública não pagam taxa de inscrição e têm direito a concorrer as vagas ofertadas por universidades e institutos federais por meio da Lei de Cotas.

Nos NTEs da Bacia do Rio Corrente (NTE 23) e do Sertão Produtivo (NTE 13), por exemplo, as equipes técnicas e os gestores escolares seguem engajados nas inscrições do Enem, se deslocando em estradas de chão e asfalto até chegarem às escolas e aos seus anexos. Os estudantes têm acesso à estrutura e aos computadores disponíveis em suas unidades escolares para a realização de suas inscrições e, também, contam com a ajuda dos funcionários em caso de tirar dúvidas.

:: LEIA MAIS »

´Pets em Ação` chega aos cinemas com diversão para toda a família

A eterna disputa entre cachorros e gatos será deixada de lado, pelo menos por um tempo, em ´Pets em Ação!´,  longa de animação que nos mostra o que acontece quando um cão e um gato precisam se unir em uma missão para reencontrar sua família. Colorido e vibrante, a direção de Kevin Donovan e Gottfried Roodt encontra o tom certo para cativar crianças e adultos, combinando aventura, humor e amizade no filme que será lançado nos cinemas brasileiros em 15 de agosto.

A cachorrinha Gracie (dublada pela influenciadora Bianca Alencar) acredita que é especial. É bonita, tem raça e se acha a melhor de todas. Paparicada e adorada pela família, ela é esnobe e não está preparada para a vida fora do conforto da sua casa. Por outro lado, o gato Pedro é muito esperto e foi adotado pela família. Sagaz e desbocado, ele pouco se importa com coisas finas, e jantar direto do lixo é o que há de melhor para ele. Os dois são claramente opostos e, por isso, se odeiam, até que são obrigados a unir forças para encontrar a sua família depois que se perdem no aeroporto durante uma mudança de cidade.

Enquanto os bichinhos tentam encontrar o caminho para casa, as crianças da família, Sophie e Gavin, lançam uma campanha nas redes sociais em busca de seus pets que se torna viral, e agora todo mundo está atrás da Gracie e do Pedro.

A jornada de Pedro e Gracie é marcada pela descoberta da amizade e do amadurecimento, não apenas entre eles dois, mas também por conta dos animais divertidos e perigosos que encontram pelo caminho, dublados por grandes nomes de Hollywood, além da trilha sonora assinada por Deon van Heerden.

Na versão americana, Bill Nighy é o urubu Conrad; Susan Sarandon, a coelha Shade; Alicia Silverstone, as cobrinhas Sissy e Chrissy; Danny Trejo, o peixe Laurence; e Brooke Shields, a égua Willow.

 

:: LEIA MAIS »

Academia de Letras de Itabuna cria Medalha Jorge Amado

A  Academia de Letras de Itabuna – ALITA aprovou em Assembleia, por unanimidade, a criação da Medalha Jorge Amado, com a finalidade de homenagear as pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento das Artes, Ciências e Cultura, em Itabuna, na Bahia e no Brasil.

A mais alta honraria da Academia de Letras de Itabuna será outorgada uma vez por ano, em agosto, mês de nascimento do renomado romancista. Será entregue pela Presidente da Academia de Letras de Itabuna, em sessão solene, a duas personalidades, uma na categoria individual e a outra para instituições, pessoas jurídicas e órgãos públicos.

A ideia da criação da Medalha é do escritor e poeta Cyro de Mattos, um dos membros fundadores da Academia e da qual é o Presidente de Honra. Para a acadêmica Raquel Rocha, presidente da instituição, “a criação dessa Medalha pela Academia de Letras de Itabuna é uma prova da admiração e o reconhecimento que temos por esse filho de Itabuna tão famoso, nascido em Ferradas quando era distrito de Itabuna e que se tornou cidadão do mundo ao levar nossas histórias, nossas gentes, nossos costumes, enfim, nossa paisagem grapiúna com seus caracteres próprios aos quatro cantos de nosso planeta.”

Políticas para as mulheres na Bahia são apresentadas como referência para o Brasil durante Fórum Nacional, em Brasília

As políticas para as mulheres desenvolvidas no Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), estão sendo apresentadas e reconhecidas como referência para o Brasil, durante o II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres, que está sendo realizado, nestas terça e quarta-feira (11 e 12), em Brasília. Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, o evento reúne gestoras de políticas públicas para as mulheres dos estados, do Distrito Federal e dos municípios brasileiros.

A secretária das Mulheres do Estado da Bahia, Elisangela Araújo, está em Brasília desde a segunda-feira (10), quando participou de uma agenda preparatória para o Fórum, liderada pela ministra Cida Gonçalves. Ela destacou a importância da atividade e sua repercussão no país inteiro. “Estamos discutindo questões como o orçamento; vislumbrando uma grande ação no Brasil sobre o enfrentando às violências; e abordando a inclusão socioprodutiva e a autonomia das mulheres. Hoje, tivemos a participação das ministras Marina Silva e Sônia Guajajara e debatemos, também, sobre mudanças climáticas e os impactos para as mulheres do campo, das águas, das florestas, indígenas e quilombolas. Além disso, o Fórum mostra toda a força e a capacidade de articulação das mulheres nas políticas que são responsabilidades dos governos federal, estadual e municipais, mas que, também, necessitam do crescente diálogo com a sociedade”, afirmou.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia