
De Helenilson Chaves para Daniel Thame
Daniel Thame
Buscando algo para reler na minha modesta biblioteca caseira eis que, ao abrir um livro por acaso, me deparo com uma mensagem enviada para mim por Helenilson Chaves, amigo de uma vida e irmão de alma.
O ano era 2001 e Helenilson, empreendedor nato e um apaixonado pelo Sul da Bahia, me agradecia pela defesa que eu fazia, à época como gerente jornalismo da TV Cabrália e editor do jornal A Região, da manutenção e modernização do Porto do Malhado, em Ilhéus, que estava sendo sucateado, num dos impactos terríveis da vassoura-de-bruxa, com suas tragédias de proporções apocalípticas.
Além dos já citados espírito empreendedor e do amor pela região, Helenilson Chaves tinha visão de futuro e sempre acreditou que superada a crise que já durava mais de uma década, o Sul da Bahia encontraria novos caminhos, dessa vez em bases sustentáveis. E apostava na Educação como porta de entrada para o presente e o futuro.
Para não ficar só na retórica, ele próprio implantou o Shopping Jequitibá, no momento mais feroz do ataque da VB. De certa forma, o shopping, feito de concreto e simbolismo ao mesmo tempo, nos devolveu a autoestima e mostrou que sim, era possível dar a volta por cima.
Helenilson Chaves hoje habita um lugar chamado Eternidade e eu, que me tornei um legitimo grapiúna das terras do cacau, continuo labutando e peleando, mesmo que às vezes tenha a impressão de estar lutando contra moinhos de vento. Reais ou imaginários.
(Helenilson Chaves, dos longos papos de final de tarde, regados a puros habanos, generosas taças de Veuve Clicquot e e de sonhos. Até que esses papos se renovem, num outro plano espiritual, outra dimensão)
Ah, o nome do livro aberto ao acaso, com a carta de Helenilson dentro é “Ensaio sobre a lucidez”, de José Saramago.
Hannah Espaço de Reabilitação Animal é inaugurada em Vitória da Conquista
Vitória da Conquista, uma das principais cidades da Bahia, que atrai consumidores de todo o sudoeste baiano e norte de Minas, está ganhando uma nova clínica veterinária, a HERA – Hannah Espaço de Reabilitação Animal.
Dirigida pela Dra. Hannah Thame, Médica Veterinária, mestra pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e com especialização em Acupuntura pelo Instituto Universallis, a clínica foi cuidadosamente idealizada para oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e altamente especializado para os pets e seus tutores.

Dra. Hannah Thame
A HERA disponibiliza serviços de excelência para garantir a saúde e o bem-estar dos animais como clínica geral, exames laboratoriais e de imagem, vacinação, além de atendimento especializado em fisioterapia e acupuntura veterinária, o grande diferencial da clínica.
A Dra. Hannah Thame destaca que “a fisioterapia e a acupuntura são as bases do nosso trabalho, com foco na reabilitação, prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida dos animais, especialmente aqueles que precisam de cuidados específicos, como pets idosos ou ainda com doenças ortopédicas ou neurológicas”.
“Nosso espaço nasce a partir da sólida experiência de mais de 13 anos de atuação na Medicina Veterinária, com dedicação especial à reabilitação animal. Essa trajetória nos permite oferecer tratamentos personalizados, baseados em evidências científicas e com resultados comprovados”, ressalta a Dra. Hannah Thame.
“Na HERA, cada paciente é único e tratado com respeito, carinho e profissionalismo. Será um prazer enorme receber os tutores e seu pet para conhecer nossas instalações, nossos serviços e toda a estrutura preparada com muito amor”, finaliza a Médica Veterinária.
A HERA – Hannah Espaço de Reabilitação Animal fica localizada na rua Frarlei Nascimento, 49, Boa Vista.
Fone-watshapp (77) 99944-5460
Instagram:
@hera.vet
@dra.hannahthame
HERA- Cuidar. Reabilitar. Transformar vidas.
Sábado de outono em Ilhéus
Leny Ferreira
Chuva e sol
Duelo perfeito
Entre a chuva e o sol
O sol mais romântico
Depois de ter vencido
A chuva
O sol veste o terno mais
Lindo da grife
Noite de luar
Pulveriza o universo
Com perfume
Fragrância
Flor da lua
As nuvens e tempestades
Ameaçam o sol
Desafiando-o
O sol não cancelou
O passeio com a Lua
Reluz intensamente de amor pra se encontrar
Com o amor da sua vida
Nas ilhas Amor Solar
Das praias
Mais linda do mundo
As praias de Ilhéus
As praias Luzes Mares
As praias
Ponta do Ramo
A lua espera o seu amado
A lua abraçada
Com o sol
Feliz por ter
Vencido as nuvens
E as tempestades
A lua cantou
Nas praias
Ponto do Ramo
As canções de amor
mais lindas
as mais românticas
(Sítio Diamante Azul)
A arte poética de Miguel Angelo
A arte encanta, transforma, cura, surpreende, une, embeleza, traz vida, cor, alegra o ambiente. A arte integra, desenvolve, motiva, comunica, manifesta, emociona, liberta. Se existe vida, existe Arte. Em nossa 2a Edição da coluna Luciane Yahweh, além de falarmos um pouco de arte e seus estilos como na semana passada que falamos sobre ARTE URBANA ou ARTE MURAL, destacando como representante KEITH HARING essa semana falaremos um pouco sobre MIGUEL ANGELO.
Artista visual residente em Ribeirão Preto/SP, trabalha muito o geométrico aproximando as estéticas cubistas e abstracionista. Possui ampla experiência em painéis e murais artísticos de grandes proporções. Professor de História da Arte, desenho e práticas de ateliê. Ampla experiência em restauração de obras de arte. Ativista Cultural, pensador em estética, mantém seus textos em seu blog: htpp://www.
“AR”
1) Quem é Miguel Angelo, artista plástico?
Como pessoa sou sóbrio de poucas coisas para sobreviver. Acho que por estar envolvido há tantos anos com o fazer artístico meu foco existencial se reduziu a poucas coisas. Como artista, que você perguntou, segue o mesmo caminho inicialmente, do pouco, a própria linha de geometrização de meu trabalho talvez seja a pretensão de sintetizar a forma, mas inicialmente só, pois quando a obra passa da metade de sua execução, aí entro nela e ela entra em mim, então os limites acabam, pois ela descobre em mim universos que desconhecia e eu descubro na obra um novo mundo. Por dedução o simples da origem do muito. Se você busca o cosmo comece pela unidade.
O que podemos fazer, com Jesus, sobre Gaza?
Julio Cezar de Oliveira Gomes
Muito possivelmente você é uma pessoa como eu. Alguém que não é famoso nem rico, que não tem milhares de seguidores nas redes sociais e que mora em uma cidade do interior ou na periferia dos grandes centros urbanos, onde o que fazemos não aparece na grande mídia. Mas a necessidade nos empurra para algum tipo de ação.
É desumano, absurdo e quase inacreditável o que está ocorrendo em Gaza. Ali vemos o exército de Israel avançar e massacrar a população civil desarmada, demolir universidades, escolas, prédios públicos e quarteirões inteiros, e matar, segundo números oficiais, mais de 50 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças.
Vemos o que pensamos que jamais veríamos no século XXI: hospitais sendo bombardeados e médicos mortos, ajuda humanitária sendo impedida de entrar no território e cerca de 250 repórteres assassinados, unicamente, porque exerciam sua sagrada missão de mostrar ao mundo a monstruosidade em curso.
E, reafirmando Jesus, se um dia vier a ser perseguido pela posição pública que assumo, direi para mim mesmo as palavras do Mestre no Sermão da Montanha: Bem-aventurados os que forem perseguidos por amor à minha Justiça, porque deles será o reino dos céus.
O genocídio se abate sobre a população de Gaza com todas as suas características: bombardeio contra civis, assassinato de crianças, uso da fome como arma de guerra, cerceamento máximo à imprensa, confinamento da população em campos de fome e morte, impedimento de ajuda externa e total insensibilidade quanto a todos os apelos em favor da vida, não importa se vindo de outros estados nacionais ou do Papa. A empresa genocida segue surda e insensível a tudo.
Com ingressos esgotados, Saulo e sanfoneiro ilheense Daniel Neto apresentam do show “Dançando com o Tempo”
Para montar o show “Dançando com o Tempo”, o cantor e compositor Saulo escolheu um repertório carregado de memória afetiva, com releituras em violão e acordeon de clássicos da música nordestina, arranjado e tocado pelo sanfoneiro ilheense Daniel Neto. No cenário, cuidadosamente desenhado para trazer o acolhimento de uma varanda do interior do nordeste, obras de arte de artistas nordestinos trazem o tom e o aconchego de uma casa de vó. O show que já está com ingressos esgotados, será apresentado neste sábado, às 19 horas, na Concha Acústica de Salvador, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Macaco Gordo (https://www.youtube.com/
Daniel Neto conta que a ideia do show surgiu enquanto ele estava em estúdio gravando um disco de músicas inéditas para Saulo. “Era um disco inicialmente só de inéditas. Paralelamente, Saulo estava fazendo vários vídeos e publicando no Instagram e teve essa ideia de montar um show intimista, só com esse repertório do clássico dos anos 90, mas trazendo essa roupagem mais intimista, com menos instrumental, a música mais lenta, voz e violão, para a letra da música e a canção realmente aparecerem mais”, o sanfoneiro exalta a beleza das músicas que integram o repertório. “A gente percebe o quanto essas músicas são bonitas. Às vezes só com um arranjo mais simples, com um arranjo mais intimista, a canção por si só já fala bastante e como eu estava produzindo em estúdio com o Saulo, ele fez esse convite para acompanhá-lo nesse show e trazer a sanfona com as cores e a memória afetiva que ela traz”.
”Nós vamos apresentar propostas para o PT, e não atacar ninguém” afirma Tássio Brito
O dirigente do PT Bahia e candidato à eleição à presidência da legenda no estado, Tássio Brito, afirmou, nesta sexta-feira (13), que sua campanha será marcada pela apresentação de projetos para fortalecer ainda mais o PT e pelo respeito a todos os candidatos.
“Nossa pauta é dialogar com a militância do PT sobre os desafios do partido, seu fortalecimento, desde o menor município até a questão nacional. Nós vamos apresentar propostas para o PT, e não atacar ninguém”, assegurou Tássio Brito.
Desde o início de sua campanha, que reúne apoios de 9 correntes do PT, de movimentos sociais e lideranças políticas, tem percorrido o estado para apresentar suas propostas. “Estamos andando muito, dialogando muito, de norte a sul do estado, de leste a oeste, estou no oeste, inclusive, debatendo ideias, programa, política. Não faremos do PED palanque para falar mal de nenhuma liderança ou companheiro do PT. Esse é nosso compromisso e o que a militância do PT espera desse PED. Um debate de alto nível sobre os desafios partidários e eleitorais do PT”, disse.
Prefeitura de Itabuna concede Bolsa Permanência no valor de R$ 100 para estudantes do EJA

Augusto Castro
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou nesta sexta-feira, dia 13, a Lei Municipal nº 2.2718/2025 para a concessão de Bolsa Permanência no valor de R$ 100 para estudantes do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito da Rede Municipal de Ensino com idade igual ou superior a 60 anos, completados em 1º de maio deste ano e às mães solo.
Segundo o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, de acordo com o Censo do IBGE (2022), Itabuna tem 12.540 não alfabetizadas, o equivalente a 8,25% da população de 186.708 pessoas, com estimativa de crescimento para 2024, apontada para 196.676 habitantes. “Com a Bolsa Permanência, que será financiada com recursos próprios, vamos trabalhar firmemente para melhorar os índices e alcançar 100% da população”, declarou.
O secretário enfatiza que a Lei objetiva promover a permanência, aproveitamento e assiduidade escolar; reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão escolar; combater a infrequência, abandono e evasão gerados por baixo rendimento ou pela necessidade de geração de renda; contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes no ensino fundamental; aumentar os índices de escolaridade e desenvolvimento educacional de Itabuna; e reparar a dívida histórica da sociedade com os dois públicos contemplados.
Defesa Civil testa novo sistema nacional de alertas por SMS na Bahia

Buerarema: 10ª Conferência de Assistência Social debate avanços e desafios do SUAS
Lane Fonseca
Nesta quinta-feira, 12 de junho, a Câmara de Vereadores de Buerarema foi palco da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu representantes do governo, da sociedade civil, trabalhadores do setor e usuários da política pública para debater os rumos da assistência social no município.
A palestra magna foi conduzida por José Bartilotti Neto, técnico de referência da Vigilância Socioassistencial do Governo do Estado da Bahia. Representando o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária estadual Fábia Reis, Bartilotte destacou a importância do diálogo entre os entes federativos e a população:
“Estamos dia a dia construindo esse sistema para que ele seja consolidado. O SUAS reúne todos os serviços, programas e benefícios da política de assistência social. Este é um momento essencial para escutarmos a sociedade e propormos deliberações que melhorem os serviços no município. O que é decidido aqui, o município leva como prioridade para o Estado e o Governo Federal”, afirmou.