WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia livros do thame





Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


Sede da reunião do G20 no país, Bahia recebe delegações das maiores economias globais

Três dias destinados a discutir pautas prioritárias como o combate à fome, à pobreza e a desigualdade. Este é o intuito da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20, que teve abertura nesta segunda-feira (27), em Salvador. A Bahia será a sede do encontro no país, até quarta-feira (29), com a presença de 45 delegações, representantes das maiores economias globais.

Para o embaixador Maurício Lyrio, coordenador do GT do G20, o papel da Bahia diante dos temas tratados é crucial para o evento. “O presidente Lula disse que nós temos que trazer o tema da redução das desigualdades para o centro da agenda do G20, e é preciso ter justamente a diversidade como um elemento para reduzir as desigualdades, e a Bahia representa muito isso. É um lugar histórico e culturalmente riquíssimo. Portanto, é mais uma oportunidade do mundo poder ver um estado que, por meio também da sua diversidade, reduz a desigualdade e promove o desenvolvimento”.

As discussões têm como propósito a criação de políticas públicas para a redução destas problemáticas sociais e assistenciais no mundo. No âmbito do combate à fome, a Bahia já vem desenvolvendo iniciativas de destaque, como o programa Bahia Sem Fome (BSF).

:: LEIA MAIS »

Especialista destaca importância do Engajamento Familiar para Inclusão Escolar em palestra no CBI

A pedagoga Laís Félix, especializada em autismo e psicologia escolar e atualmente cursando pós-graduação em autismo e deficiência intelectual, ministrou uma palestra no Colégio Batista de Itabuna (CBI) sobre a temática: “Inclusão Escolar. Como Engajar as Famílias?”.

“As famílias precisam estar cada vez mais envolvidas e informadas sobre o assunto, buscando os direitos de seus filhos. Ao debatermos com professores, pais e redes de apoio sobre inclusão, aumentamos a visibilidade do tema e fortalecemos a luta por direitos, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva”, enfatizou Laís Félix.

Ela destacou a importância do diálogo familiar: “Uma questão relevante é que a geração dos pais atuais muitas vezes não ouviu falar sobre inclusão e tolerância às diferenças. Quando os pais conversam com seus filhos sobre o respeito ao outro, independentemente de raça, cor, condição social, religião ou presença de deficiência, as crianças aprendem a ser mais tolerantes e reflexivas, adotando uma postura mais humanizada em relação aos colegas”, explicou a educadora.

:: LEIA MAIS »

1ª Lavagem Cultural de Zumbi é incluida no Calendário Oficial de Eventos de Itabuna

No último sábado, 25 de maio, a Avenida Princesa Isabel, em Itabuna, foi palco da 1ª Lavagem Cultural Monumento de Zumbi, uma celebração da cultura e resistência do povo negro. O prefeito, Augusto Castro acompanhado por secretários municipais como Rosivaldo Pinheiro (Governo) e Moisés Figueiredo (Gestão e Inovação), prestigiou o evento que reuniu um grande número de pessoas que se integraram à celebração. Organizado pelo Movimento Beleza Negra Itabuna, ONG Grapiúna e Blog Seja Ilimitado, com a colaboração de Walmir do Carmo, Joanes Dutra, Greace Kelly e Andreyver Lima, o evento foi um marco na valorização da cultura afro-brasileira.

A programação  diversificada incluiu apresentações do grupo cultural do babalorixá Pai Gildo e suas baianas estilizadas, além do plantio de dendezeiros, simbolizando a conexão histórica com Zumbi dos Palmares. A Associação de Artesanato Artes na Praça e diversos artistas e poetas locais, como Aldo Bastos, Disleidia Oliveira, Gabriel Xavier, Ulisses Prudente, Walter, Lucas Oliveira, Naldo, Adilson Nascimento, Non Moreira e Carlos Santal, também prestigiaram  a festividade com suas expressões artísticas.

:: LEIA MAIS »

Governo do Estado reforça segurança na capital e interior com entrega de novos veículos

Para fortalecer as ações de segurança na capital e no interior do Estado, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, na manhã desta segunda-feira (27), 148 veículos para a Polícia Militar e para a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia. Com um investimento total de R$ 9,2 milhões, a ação aconteceu na Praça da Simpatia, em Camaçari, e integra o Programa Bahia pela Paz, que tem como missão uma sociedade mais segura, justa e inclusiva.

O reforço das ações ostensivas, de  inteligência e a segurança dos policiais militares foram destaque na mensagem deixada pelo governador durante as entregas. “Escolhemos Camaçari para simbolizar essa ação importante para todo o Estado, porque a cidade teve a segurança fortalecida com 40 novas motocicletas. Estes veículos vão facilitar o deslocamento dos efetivos para atender a população da sede, da zona rural e do litoral. São heróis e heroínas que também precisam de cuidado. Entregamos aqui também, viaturas para a nossa inteligência, porque entendemos que é a nossa responsabilidade desmontar operações do crime organizado em toda a Bahia. Não podemos apenas ir atrás de um criminoso, precisamos nos antecipar a qualquer ação de violência. Estamos falando de vidas, de liberdade das pessoas, de se transitar com extrema segurança. O Estado está fazendo a sua parte”, destacou Jerônimo Rodrigues.

Para a Polícia Militar foram entregues 16 viaturas semiblindadas e 116 motocicletas para as unidades operacionais da capital e de 25 municípios do interior do Estado, além de duas caminhonetes e uma van para o Departamento de Saúde da PMBA. Para Camaçari, 40 destas motocicletas e uma Base Móvel foram destinadas ao Esquadrão de Motociclistas, que deve ganhar uma sede em junho de 2024, com um investimento de R$ 2,2 milhões.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna e FICC confirmam Solange Almeida como mais uma atração do Ita Pedro 2024

A Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), anunciou a cantora Solange Almeida como mais uma atração que entrou para a grade do Ita Pedro – Maior São Pedro do Brasil. O evento vem surpreendendo seus fãs e público.

Outras quatro atrações que já haviam sido confirmadas são: Dorgival Dantas, Leo Santana, Calcinha Preta e Joelma.

O Ita Pedro -2024 acontece entre os dias 27 e 30 de junho na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, com shows de artistas nacionais e principalmente atrações locais e regionais que prometem agitar ainda mais os festejos juninos. “Solange Almeida, uma grande cantora, está voltando para nosso Ita Pedro pela segunda vez e promete abrilhantar ainda mais nosso evento”, afirmou o prefeito Augusto Castro (PSD).

Além disso, a Arena Zé Cachoeira vai contar com barracas de bebidas e comidas típicas e de fast-food. No domingo, dia 30 de junho, vai acontecer o tradicional Ita Pedrinho, uma festa voltada para o público infantil, com várias atrações, além de muitos brinquedos, brincadeiras e entretenimento durante todo o evento.

 

Comunidade de brasileiros de solidariedade à Palestina lança filme com clamor pelo imediato cessar-fogo

Nesta segunda-feira (27) será lançado o filme ‘Brasileiros por Gaza”, produzido pela comunidade de brasileiros de solidariedade à Palestina (Brasil By Gaza), que pede o imediato cessar-fogo e exige a paz na região e que tem a Palestina como mensagem principal. A curta conta com a participação de relevantes vozes, incluindo os jornalistas Breno Altman e Heloisa Villela e também conta com apoio da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) e Comitês de apoio à causa Palestina, como de Minas Gerais e Santa Catarina, além de coletivos solidários.

“Nesses quase 8 meses de ataques das Forças de Ocupação de Israel sobre a Faixa de Gaza, o mundo mostrou-se revoltado contra esse genocídio e vários países e cidadãos se mobilziaram para protestar. No Brasil não foi diferente. No entanto, diante da falta de notícias corretas por parte da mídia tradicional, e que não retratam os fatos como realmente estão acontecendo, muitas pessoas sequer sabem como esse conflito colonialista de Israel contra a Palestina começou. Sendo assim, um grupo de ativistas de diferentes regiões do Brasil se reuniu e decidiram lançar esse filme para que todos tenham a oportunidade de ouvir e ver os fatos, principalmente sobre o lado do povo palestino, convidando a todos para entrarem nessa campanha mundial pela paz e libertação da Palestina”, explica o professor Luiz Fernando Padulla, um dos incentivadores do filme.

(do Brasil247)

 

 

Após resistência da família, Justiça autoriza transfusão de sangue para criança em hospital de Ilhéus

A equipe médica do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, pode fazer transfusão de sangue para criança recém-nascida internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se houver necessidade, independentemente do consentimento dos pais. A decisão é da Justiça da Bahia, ao acatar ação do promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho, do Ministério Público Estadual.

Conforme o promotor, apesar de informados sobre o risco de morte da criança, os pais alegaram motivos religiosos e não permitiram a transfusão sanguínea. Na decisão da última sexta-feira (24), a Justiça autorizou esse e qualquer outro procedimento necessário à preservação da vida e da saúde da criança.

A recém-nascida tem compleição física frágil e apresentou insuficiência respiratória, sendo mantida em ventilação mecânica, com problemas cardiológicos e hemorragia digestiva.

:: LEIA MAIS »

Bliz Literária movimenta Centro Histórico de Barreiras

por Miriam Hermes

 

A 2ª edição da Blitz Literária movimentou o entorno da praça Duque de Caxias (do Coreto), no Centro Histórico de Barreiras, no dia 22 de maio, com distribuição de poesias e textos autorais, visando divulgar a 7ª Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) que transcorreu entre 23 e 25 de maio.

Organizada pela Academia Barreirense de Letras (ABL) e a 83ª Companhia Independente da Polícia Militar, a ação teve apoio da Guarda Municipal de Barreiras e da Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans).

Além da Fanfarra do Colégio Antônio Geraldo, participaram alunos do Colégio São José e da Academia Estudantil de Letras Euridiana (AELE), do Colégio Municipal Eurides Santana, com homenagens às escritoras que fazem parte da academia, considerando que a Flib teve por temática ‘Vozes femininas na literatura’.

O ator e diretor de teatro, Osmar Mendes Junior teve uma participação especial com o personagem da poetisa goiana Cora Coralina, assim como o artista André Bitencourt e o PM ….. que fizeram apresentações musicais. Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuíram mudas nativas do Cerrado.

Policiais militares e membros da ABL marcaram presença no evento e na sua organização. Entre os coordenadores a presidente da ABL, Marilde Guedes e a autora do projeto Adilma Vilela, bem como o Cap. PM Quesado e o Ten. Cel. PM Camilo Uzeda, co-autor da ação.

 

Isso é Bahia, A Tarde FM, ao vivo

Receptivo turístico dá as boas-vindas às delegações do G20, no Aeroporto de Salvador

Representantes das maiores economias do mundo desembarcam desde o início do fim de semana (25), no Aeroporto Internacional de Salvador. As 45 delegações do G20, compostas por 19 países, além da União Africana e da União Europeia, estão sendo recebidas por equipes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), com um serviço de receptivo, que inclui apresentações para evidenciar a riqueza histórica e cultural da Bahia. Eles participam da primeira reunião do Grupo, no Centro de Convenções Salvador, na segunda-feira (27), para debater pautas prioritárias como o combate à fome, pobreza e desigualdade.

Após o desembarque, as comitivas dos países participantes são direcionadas à Sala VIP do G20, montada pela Setur-BA no aeroporto, onde são recepcionadas por um grupo de capoeira e baianas. “Vamos até o desembarque e conduzimos até essa sala e ambientamos eles com um pouco da cultura da Bahia. Depois eles vão até a van e seguem para os seus hotéis. Esse é um trabalho que a Setur vem desenvolvendo com muita expertise durante todo o ano. O posto do aeroporto é aberto todos os dias e conta com colaboradores que falam outras línguas e dão todo apoio ao turista”, pontuou a supervisora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Aeroporto, Patrícia Seabra. Os representantes do G20 vêm de várias partes do mundo, como Rússia, Arábia Saudita, Canadá, Indonésia, China, Singapura.

 

Pela primeira vez na Bahia e representando a Arábia Saudita, Ibrahim Alkaltham, ficou entusiasmado por estar na Bahia. “Faço parte da delegação do meu país e esta é a minha primeira vez na reunião do G20 e neste estado. As expectativas são as melhores possíveis após essa recepção calorosa”, afirmou.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia