

“Nós vamos disputar cada jovem do município de Itapetinga, do sudoeste e da Bahia, para que não sigam o caminho do mal”, afirma Jerônimo Rodrigues em entrega de complexo poliesportivo
Neste domingo (1º), iniciando o 10º mês do ano, o governador Jerônimo Rodrigues foi até a cidade de Itapetinga, no médio sudoeste, para a entrega de importantes intervenções nas áreas de infraestrutura e escolar para os moradores locais. Ele inaugurou um Complexo Poliesportivo Educacional e obras de infraestrutura, como a pavimentação de trechos de estrada e a pista do aeródromo completamente recuperada.
As obras, conforme lembra Jerônimo, já estavam prontas, mas ele fez questão de organizar sua agenda para estar presente na entrega. “O complexo é um equipamento que vai estimular e fortalecer ainda mais a geração de atletas com alto rendimento. Mas, independente disso, o espaço vai ser usado pelas crianças, adolescentes, jovens e idosos. Nós temos que fazer uma parceria com a Rede Estadual, com a Rede Municipal de Educação. Os estudantes precisam acessar isso aqui, fazer um plano de uso. Nós estamos fazendo uma política de saúde, de educação e de segurança pública. Aqui, será feita uma geração de desportistas, mas, também, faremos a disputa pelos nossos jovens. É um espaço de disputa, sim. Nós vamos disputar cada jovem do município de Itapetinga, do sudoeste e da Bahia, para que não sigam o caminho do mal, de drogas, de crimes. Itapetinga é um município importante para a economia e cultura do Estado, e nós vamos ter que trabalhar para gerar renda e emprego, fazer o combate à fome, buscar mais indústrias. E a nossa unidade aqui é em torno disso”, afirma o governador.
No Complexo Poliesportivo Educacional, foram investidos R$ 5.295.247,64 milhões, entre obra, equipamentos e mobiliários. A nova estrutura pode ser usada por toda a comunidade escolar e, também, externa.
A chefe de gabinete da Secretaria estadual da Educação, Rowenna Brito, destaca que a inauguração faz parte do processo educativo para além da sala de aula: “é um espaço da educação, mas, também, um local para que seja ampliado o tempo do estudante. Não é uma estrutura física apenas, e não apenas também para o uso da rede estadual, é para a cidade de Itapetinga, para o município, para que os estudantes e toda população possam utilizar”.
O novo espaço tem campo de futebol society com pista de atletismo, pista de salto, quadra de vôlei de areia e academia ao ar livre. Também é dotado de área administrativa, vestiário, quiosque e paisagismo. Um dos beneficiados é o professor de capoeira Reginaldo Quadros, que comemora a possibilidade de realizar atividades em uma estrutura mais confortável e qualificada.
22º ENJAI terá 24 atividades e 50 horas de programação
As diretorias da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) estão dedicadas para realizar um grande Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, que em sua 22ª edição, acontecerá em Salvador, de 16 a 19 de novembro de 2023. Com o tema “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”, o evento tem o apoio do Governo do Estado (através das Secretarias de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador, Assembleia Legislativa da Bahia e Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz).
Serão 50 horas de atividades, com seis painéis temáticos, quatro minicursos, apresentação de três cases de comunicação em assessoria, duas conferências, duas plenárias e outros sete eventos (políticos, culturais, de lazer e confraternização) em quatro dias seguidos na Capital baiana. Profissionais e professores de importantes universidades já estão com participação confirmada e outros já foram convidados para, com seus conhecimentos e contribuições, emprestar mais qualidade ao 22º ENJAI.
O Sol Victória Marina, onde ocorrerá o evento, fica localizado na avenida Sete de Setembro, trecho do Corredor da Vitória, endereço de três museus (Geológico da Bahia, Carlos Costa Pinto e de Arte da Bahia) e do Palacete das Artes, duas salas de cinema e do mini shopping Boulevard (onde será realizada uma atividade cultural na noite de sexta, 17/11).
Bahia recebe prêmio de excelência turística em hospitalidade
Na edição de 50 anos da Abav Expo, a feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens, encerrada na sexta-feira (29), no Riocentro, na capital carioca, a Bahia foi premiada por excelência turística, na categoria hospitalidade, em pesquisa feita pela plataforma de gerenciamento de destinos Data Appeal Company. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) recebeu o prêmio, que confirma a característica do estado de acolher bem os visitantes.
“Esse prêmio em hospitalidade vem se somar a outros que a Bahia conquistou recentemente, nos segmentos de destinos com melhor infraestrutura e gastronomia, o que atesta a qualidade dos nossos serviços turísticos. Por isso, o estado tem ocupado posições de liderança também nos dados econômicos do setor, com linha de crescimento que começou em 2021, no período pós-pandemia, e segue em rota de um crescimento ainda maior”, comemorou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
O governo baiano investe na qualificação dos serviços prestados aos turistas, com a oferta de cursos de capacitação para empresários, profissionais e gestores municipais, que atuam diretamente na estruturação dos destinos nas 13 zonas turísticas do estado. Entre as iniciativas promovidas pela Setur-BA está o programa TurisQualy, com a oferta de sete mil vagas em cursos gratuitos on-line, abordando temas como planejamento, promoção, comunicação e idiomas. A secretaria também é parceira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no curso de graduação em gestão de turismo.
O que é Pet Friendly
Quando saber se o seu pet é bem-vindo em determinado lugar? Mais do que poder transitar livremente por determinado local, o espaço Pet friendly é realmente preparado para receber o seu pet com conforto!
Como assim, Tia Hannah?
O Brasil é um país em ascendência para o mercado de cuidados com pets. Logicamente, os estabelecimentos estão se adaptando para incluir os pequenos nos ambientes, já que (e nos amamos este tipo de pessoa) muitos os consideram como parte da família e devem ser incluídos nos passeios.
Então, popularizou-se o termo Pet Friendly, que vemos escrito em placas por aí.
Neste lugar, o tutor e o pet terão recursos necessários para garantir tranquilidade, geralmente, o pet terá acesso a água e o tutor terá a sua disposição saquinhos descartáveis para o número dois .
Lugares pet friendly podem oferecer:
–> Bebedouros com água
–> Comedouros
–> Saquinhos para recolher as necessidades
–> Panos e desinfetantes
–> Caminhas/almofadas para descanso
–>Petiscos .
.
Você conhece algum lugar Pet Friendly em sua cidade? Marque o @ aqui para podermos visitar!
.
#petfriendly #petfriendlyplaces
#boulevardshopping #petweek #pet #lugarpetfriendly
´—–
Hannah Thame é Medica Veterinária e diretora do Centro de Especialidades Veterinárias/CEV Vitória da Conquista
Lidando com a Ansiedade
Você se acha uma pessoa lenta ?
“As pessoas não são lentas as vezes nos somos rápido de mais e ansiosos”.
A ansiedade impactou muito minha vida , e hoje venho falar para vocês como driblar essa ansiedade do dia a dia , de como a essa ansiedade pode trazer prejuízos para nossa saúde emocional social, familiar, no trabalho, estudo e as vezes nos prejudicando por ser tão ansiosos diante de situações que poderia ser resolvidas ou praticadas no seu tempo. Pois todos nós temos nosso tempo para resolver situações do cotidiano.
Mas a ansiedade muitas vezes nós leva a correr contra esse tempo. “ como se diz tudo no seu devido tempo “. Mas saber lidar com a ansiedade pode te ajudar a chegar da melhor forma possível no lugar que você deseja com saúde, saúde emocional , física e com qualidade de vida . Mas para isso é necessário que seja sábio, paciente, saber que tudo acontece no seu tempo.
A imaginação das máquinas de Godá
A imaginação das máquinas de Godá
Juraci Masiero Pozzobon
Rodrigo Godá, nascido em Goiânia, leva guardada sua adolescência, suas lembranças do artesanato brasileiro, desde a arte indígena, as festas populares, folia de reis, as cavalgadas e também não sai de sua mente os tecidos coloridos pela sua mãe.
Em toda essa passagem mora com ele todos seus trabalhos, no hábito observador por onde passar vê máquinas engenhosas, plantas e animais… “Requer que seja visto em conjunto, tudo ali reunido. A natureza, a vida urbana, todos com seus dilemas, suas angústias e vem também a esperança que permeia meu trabalho”. Também “posso dizer que labuto em cima dessa busca de identidade desde os primeiros experimentos gráficos, o que permite meu processo criativo”. Rodrigo Godá.
Rodrigo Godá é um artista dedicado a arte, com vasta imaginação do lúdico da sua maneira de brincar configurando o mundo da arte, e com o lírico com a poesia é o modo de falar mais comum, que são duas coisas: a arte que ensina e a obra feita com arte onde deixa o apreciador entrar na sua vida cotidiana.
Também o desenho um pouco despojado na sua pratica artística de liberdade.
Godá tem trabalhos diversificados, como pintura, desenhos feitos com uso de canetas de tinta preta sobre tela os desenhos de maneira chapada. Seus traços ora fina, ora espessa, que a espessura e o espaço irão dar o sombreamento no colorido ou na cor preta, ele faz seus trabalhos de uma maneira peculiar.
O artista quer na verdade, é trazer o domínio do invisível, com a intervenção de uma máquina maluca que prova a imaginação da arte contemporânea, onde o homem enfrentou a industrialização que está incomodando o mundo.
Itabuna, Seleção a ser batida. Só que não.

Seleção Amadora de Itabuna
Walmir Rosário
Posso assegurar que Itabuna formou a melhor seleção amadora da Bahia em toda a história dos campeonatos intermunicipais. Os que não viveram essa época áurea do futebol podem pesquisar à vontade, que encontrarão dados mais que suficientes para confirmar essa assertiva. E isso tudo aconteceu numa época em que se praticava um futebol de gente grande, de craques natos, forjados nos campinhos de pelada de suas cidades.
Àquela época, como a comunicação ainda não gozava da tecnologia dos dias atuais, as partidas realizadas fora da cidade eram acompanhadas pelos itabunenses ouvindo as emissoras de rádio. Primeiro, a Rádio Clube (20-10-1956), em seguida a Rádio Difusora (21-04-1960), e depois a Rádio Jornal (27-10-1963). Com todas as dificuldades, as emissoras transmitiam as partidas da nossa seleção para um público ávido pelo futebol.
E não era pra menos: Em 1957 a Seleção de Itabuna ganhou seu primeiro Campeonato Intermunicipal (além do Torneio Antônio Balbino, em Salvador). Após uma parada de três anos, em 1961 o Intermunicipal volta a ser realizado e o selecionado itabunense fatura o Bicampeonato, desta vez contra Feira de Santana. No ano seguinte, em 1962, Itabuna se sagra Tricampeã do Intermunicipal contra a Seleção de Alagoinhas.
Em 1963, os gloriosos itabunenses continuam a trajetória vencedora contra a Seleção de Santo Amaro, ganhando o Tetracampeonato; e repetem a dose no ano seguinte, em 1964, desta vez contra Feira de Santana; e fechou a conta em 1965, faturando o Hexacampeonato em Alagoinhas, encerrando um ciclo que jamais foi batido até hoje. Foram seis títulos seguidos, praticamente com a mesma comissão técnica e jogadores.
Irmão Sol, Irmã Lua
Daniel Thame
Ele era trabalhador rural numa fazenda em Canavieiras, cidade que era o limite de seu mundo e para onde ia, todos os finais de semana, fazer a feira, composta de arroz, feijão, farinha, óleo, açúcar, sal e, de vez em quando, jabá, fato e chupa-molho.
Além, é claro, da garrafa de cachaça.
Ela era mulher de um trabalhador rural em Ipiaú, cidade que era o limite de seu mundo e para onde ia, todos os finais de semana, orar no culto na igreja evangélica que lhe oferecia o céu como compensação para a vida dura na terra.
Orava pela saúde do marido, cujo trabalho garantia o sustento da família, e por um futuro melhor para os três filhos.
Se essa fosse a vontade de Deus…
Quando vieram os sinais de que a crise provocada pela vassoura-de-bruxa era pior do que se imaginava, ele foi despedido da fazenda e mudou-se para Camacan, onde conseguiu um emprego de gari na prefeitura.
Como a bruxa não tinha limites e se alastrava por toda a região, o marido dela também perdeu o emprego. Tão logo chegaram a Ubaitaba, para onde se mudaram, ela conseguiu um emprego de doméstica. Meses depois, o marido a abandonou e sumiu no mundo, deixando-a sozinha com três crianças para cuidar.
Quando a prefeitura de Camacan, abalada pela decadência da cidade e com a arrecadação despencando, teve que demitir funcionários, os apadrinhados foram mantidos, ele, pobre gari, perdeu o emprego.
Foi tentar a vida em Itabuna, onde passou a viver de pequenos bicos e morar num barraco no Maria Pinheiro, bairro paupérrimo nas fraldas da periferia da cidade.
Em Ubaitaba, a patroa, empobrecida pela crise, não teve como manter a empregada. Penalizada, ainda deu o dinheiro para a viagem até Itabuna, o máximo aonde aquela pobre mulher poderia ir.
No mesmo bairro Maria Pinheiro, montou um barraco, misto de papelão e restos de madeira, e passou a trabalhar como lavadeira, ganhando o pão com o suor do seu rosto banhando as águas do Rio Cachoeira.
Os dois se cruzaram quando ele voltava do centro da cidade, onde acabara de ganhar 15 reais para limpar um terreno, e ela levava na cabeça uma imensa trouxa de roupas.
Ele se ofereceu para ajudar, ela aceitou.
No barraco, ele aceitou o café ralo que ela ofereceu.
Sorriram, escancarando os poucos dentes daquelas bocas que, na sequência, trocaram o primeiro beijo.
Dias depois, estavam morando juntos, dividindo a mesma cama sob um teto cheio de buracos em que, nas lindas noites de verão, podiam contemplar estrelas, distraídos.
A bruxa, que tantas vidas havia tragado, tantas tragédias pessoais e coletivas havia causado, abençoou aquele encontro mais do que improvável.
Virou, ainda que por linhas tortas, uma fada.
E eles, que nunca tiveram nada, juntaram o pouco que agora tinham e foram felizes para sempre!
——
Conto extraído do livro “Vassoura”- a história que Jorge Amado não viveu pra contar- Editora Via Litterarum
Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais realiza reunião em Ilhéus
O município de Ilhéus, no sul da Bahia, sediou a reunião do Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (Cespect) nesta sexta-feira (29). O encontro, realizado no auditório do Hotel Barravento, teve como principais pontos de pauta as apresentações do Programa Bahia Sem Fome e dos Editais da Lei Paulo Gustavo Bahia, iniciativas que buscam contemplar também os diversos segmentos populacionais representados no órgão colegiado.
“As reuniões itinerantes contribuem para a ampla e efetiva participação da sociedade civil na implantação e avaliação de políticas públicas. Durante os encontros, conselheiros e conselheiras podem acompanhar de perto as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, expor opiniões e trazer as demandas das diferentes comunidades que eles representam”, sintetiza a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães.
Secretária executiva do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), Jainei Silva falou sobre o Programa Bahia Sem Fome, criado pelo Governo do Estado para garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias. Ela trouxe um panorama com os dados de arrecadação, perfil dos beneficiados e formas de acesso.
Itacaré faz grande ofensiva de divulgação do destino turístico na ABAV Expo 2023 no Rio
(do Pimenta)- A ofensiva de divulgação do destino Itacaré na Abav Expo 2023, no Rio de Janeiro (RJ), impressionou autoridades, expositores e visitantes e teve até uma divulgação especial durante apresentação do cantor Diogo Nogueira. O município sul-baiano enviou comitiva com servidores, conselheiros e empresários do trade para divulgar os seus atrativos no evento que começou na quarta-feira (27) e chega ao fim hoje (29), no Riocentro.
Além da divulgação do destino com vasto material e informações, o município também participou de rodadas de negócios. O secretário de Turismo, Marcos Japu, apontou resultados das conversas com representantes das companhias aéreas TAP e Azul e agências como a CVC, a Bancorbras e a Viagens Promo, dentre outras empresas e instituições.
– Conversamos muito com a Azul Viagens, com a CVC e a Viagens Promo. Chegaremos já a Itacaré para avaliar o evento e fazer calendário, junto com a Bancorbras também, para que a gente avance ainda mais no turismo, o que impacta positivamente a nossa economia, a nossa cidade – disse ele, revelando que Tap e Prefeitura de Itacaré avaliam ação do município para divulgação do destino em Portugal, aproveitando a exposição da cidade com a exibição, em 2024, de Cacau, novela produzida por um dos principais canais de TV do país europeu e que terá Itacaré como uma das locações

Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, e o secretário Marcos Japu
MAIOR PERMANÊNCIA DO TURISTA
Com Azul e CVC, município e empresários trataram, por exemplo, de pacotes de maior permanência de 7 dias no destino turístico sul-baiano. “Falamos de novos voos para que possamos ampliar muito mais para Ilhéus e Itacaré, garantindo essa permanência de 7 dias”, afirmou ao PIMENTA. Ainda nas rodadas de negociações, a comitiva itacareense conversou com o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT+ do Brasil, Ricardo Gomes, para atrair público com maior tíquete médio do turismo.
– Nós estamos transformando a cidade e visionando para os próximos 20, 30 anos. Estamos aqui na Abav Expo com cerca de 30 pessoas de Itacaré, que não são apenas do poder público. Há simbiose do poder público com a iniciativa privada que faz com que a gente acredite ainda mais que é possível melhorar o turismo, o nosso destino completo.
MIMOS PARA O VISITANTE
O empresário João Viana, da Ertour, diz que a participação na Abav Expo, que retorna ao Rio de Janeiro após 11 anos, engradece Itacaré, revelando-a ainda mais ao mundo. “Digo ao mundo, porque temos todo tipo de pessoa aqui, conhecendo Itacaré, chocolate, nossa Mata Atlântica e nossa natureza, todos deslumbrados com tudo o que nós temos. Estamos aqui para isso, para divulgar Itacaré. Queria agradecer à Prefeitura de Itacaré, ao secretário de Turismo, [Marcos Japu], por esse trabalho tão grande por nossa cidade”, disse o empresário.