Daniel `Fagundes` na Bodeguita del Medio

Daniel Thame
2017, Cuba. Em meio à avalanche de críticas (na verdade xenofobia e preconceito mal disfarçados) à presença de profissionais cubanos no Programa Mais Médicos lançado pela então presidenta Dilma Roussef, o governo da Ilha convidou um grupo de jornalistas brasileiros para mostrar que as universidades e o sistema de saúde de lá, apesar de todas as agruras provocadas pelo criminoso embargo imposto pelos EUA, tinham um padrão de excelência inquestionável. Como de fato tinham!
No grupo, este ex-jornalista em atividade e o jornalista José Carlos Teixeira, falecido recentemente.
Entre as visitas a universidades, hospitais e clínicas num roteiro de cinco cidades em sete dias, eu e Teixeira achamos tempo pra degustar um mojito na célebre Bodeguita del Medio, no coração de Havana Velha.
Um mojito é modéstia, posto que ambos, além da paixão pelo jornalismo, éramos mestres na arte do bem beber.
Estávamos nós degustando nosso mojito a 5 euros a dose, quase 20 reais no câmbio a época, quando um dos garcons se dirige pra mim e diz todo entusiasmado;
-Es usted! Es usted!
(É você, é você)
Como tratar e identificar a depressão nos pets
Hannah Thame
Uma das principais causas da depressão em animais é a falta do dono. Por conta do cotidiano corrido, trabalho, faculdade e outros compromissos, muitas vezes o pet é deixado sozinho em casa por bastante tempo.
A chegada de outro animal também pode ser a causa da doenças . Assim como o nascimento de uma criança. Isso porque toda a atenção que era para o único cachorro, a partir de então vai ser dividida.
Outro fatores, como mudança de hábitos na rotina, alteração dos horários de passeios e de alimentação, mudança de casa ou ambiente que o animal já estava acostumado e até perda de algum ente querido também podem levá-los ao quadro depressivo.
Durante, e também pós-quarentena, é importante que os donos ensinem e introduza os novos hábitos com muita calma e paciência, além de ficarem atentos com os sinais. Isso porque o home office, e posteriormente o trabalho fora de casa, mudam completamente a rotina dos pets, que podem vir a apresentar sinais de depressão.
Sintomas
Algumas mudanças de comportamento do animal podem apontar a doença, como lamber e morder as patas de forma excessiva. O aparecimento de dermatites, perda de peso, apatia, isolamento e distanciamento dos donos e outros animais, falta de apetite e ânimo para brincar e passear também são alguns sinais de que ele pode estar com a doença.
Tratamento
Caso seja diagnosticada a depressão em animais por um veterinário, é preciso mantê-lo ativo com brincadeiras, passeios ao ar livre, enriquecimento ambiental e adestramento.
Além de atenção, você precisa procurar um veterinário para confirmar a necessidade de prescrição de remédios e, também, a visita de um terapeuta de cães para dar as orientações necessárias.
No caso dos felinos, é bom deixá-los em locais onde possam escalar ou se esconder. Pois, quando estão depressivos podem apresentar um comportamento agressivo e miados altos e frequentes.

A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária e autora do livro “Guia Prático para Donos Responsáveis-Cuidados Especiais para a Saúde do seu Pet”, disponível no Amazon.
Você sabe o que realmente é a felicidade?

“…A felicidade é uma coisa boa
E tão delicada também
Tem flores e amores
De todas as cores
Tem ninhos de passarinhos
Tudo de bom ela tem
E é por ela ser assim tão delicada
Que eu trato dela sempre muito bem…”
Parte da letra da música “A FELICIDADE”, composta Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.
Gilza Pacheco
Para uns a felicidade vem de escolhermos o nosso próprio conteúdo mental e que o segredo da felicidade está na convicção de que somos Filhos de Deus.
E assim, tudo é determinado pela grandeza da sua própria convicção e esta determina a felicidade. E sentencia: não ceda em sua convicção um milímetro que seja, pois na medida que você ceder, virão os fracassos. E completa: é uma questão de mantermos a natureza da alma e esta vida é um constante treinamento para expressar, mais especificamente a transmitir um pensamento, sentimento ou ideia, e manifestar, através de palavras, gestos e atitudes, em nós a capacidade inerente à nossa natureza Divina.
Outros compreendem que a felicidade verdadeira reside em fazermos os outros felizes. Logo o segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros, no entanto, a princípio, as pessoas tendem a buscar apenas a sua própria felicidade, mas com o decorrer do tempo percebem que não poderão ser felizes enquanto pensarem somente em si próprias. A felicidade do outro deleita-nos! Enriquece-nos! Não nos tira nada!
É encontrar a nossa alegria na alegria do outro. Procurando ajuda-lo a realizar algo que beneficia o seu bairro, a sua cidade, o seu país ou o mundo, certamente alcançará a verdadeira felicidade.
E esta vida é um constante treinamento para manifestá-la. Desta forma, todos nós passamos por diversas situações para nos aprimorarmos cada vez mais.
Se tudo na vida fosse só alegria, as pessoas não dariam valor à felicidade. Às vezes, é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir, é preciso sentir saudades para saber o quanto gostamos de alguém. “A vida é um antes, um durante e um depois. Por isso, viva o hoje, esqueça o ontem e deixe Deus decidir o amanhã.”
E, assim, segundo Érico Veríssimo:“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”
Então, sejamos felizes.
Flor na planta dos pés

Elizabeth Ribás
Ela aprendeu a caminhar sobre espinhos sem perder a ternura.
Pisou em dores antigas, mas delas brotaram flores.
Cada passo seu é um gesto de renascimento
onde o chão era seco, nasce cor, perfume, esperança.
Há quem ande deixando rastros, ela deixa jardins.
Porque mesmo cansada, ela floresce.
E se perguntam como pode ser tão forte, ela sorri e diz:
“Tenho flor na planta dos pés
a cada queda, broto de novo
O Balé musical da flor
Leny Ferreira
Amado meu
Na janela da casa do Sítio de Ilhéus
Contemplo o jardim que floresce,
E no céu, o amor a se expressar:
É o coração da flor saudosa no jardim que o Sol aquece.
Envolvo-me nas canções poéticas
Que o Beija-Flor, gentil, me oferece,
No mais romântico amar, de ações proféticas,
Polinizando a vida que nos engrandece.
O Balé e a Eternidade
Eternizando-nos em voo sutil,
Bailamos, felizes, amando-nos,
No eterno balé: Pólen e Amor,
Beija-flor tocando piano as músicas
Das praias de ilhéus nos palcos poéticos dos oceanos
Onde a inspiração dos mais lindos romances
Nasce e renasce. No cenário poético da nossa existência,
Onde floresce a vida, vestida de esperança,
Nas infinitas sementes de paixão.
Obras de requalificação da Praça da EMASA avançam
As obras de requalificação da Praça da EMASA, no bairro Mangabinha, avançam dentro do cronograma pré-estabelecido pelo Empreendimento Vog Grapiúna, das empresas E2 Engenharia e Souza Gomes & Gráfico Empreendimentos, responsáveis pelo condomínio residencial no bairro. A obra é fruto de uma contrapartida do Vog Grapiúna, que irá proporcionar mais lazer, urbanismo e qualidade de vida para os moradores do bairro.
O novo espaço de lazer e entretenimento contará com área verde, passeio em concreto, parque infantil, academia ao ar livre e reforma da Estação Elevatória (EEE II). Além de garantir a comunidade do Mangabinha um lugar para convivência entre as famílias.
“Esta Estação Elevatória da EMASA tem uma história com os moradores do Mangabinha, a reconstrução da praça e da EEE, dará um novo visual urbanístico ao local e também valorizará os imóveis em seu entorno”, atesta o presidente da EMASA, Ivan Maia.
Pintora modernista do Brasil é resgatada por pesquisadora em livro após décadas de invisibilidade
A jornalista, pesquisadora e escritora Mazé Torquato Chotil, baseada em Paris, resgata a trajetória da artista plástica Lucy Citti Ferreira, brasileira de formação europeia, cuja obra transita entre São Paulo e a capital francesa. No livro Lucy Citti Ferreira: a pintora esquecida do modernismo, Mazé revela uma artista autônoma, sensível e injustamente apagada da história da arte brasileira.
A artista plástica Lucy Citti Ferreira viveu entre dois mundos, o Brasil e a França, e construiu uma trajetória singular no modernismo brasileiro. Nascida em São Paulo, em maio de 1911, Lucy passou parte da infância e juventude na Europa, especialmente na França e na Itália, o que influenciou profundamente sua formação estética. Estudou nas escolas de belas-artes francesas e desenvolveu uma produção marcada pela sensibilidade, pelo rigor técnico e por um diálogo constante entre pintura e música.
Apesar de sua formação sólida e da atuação no cenário artístico paulista, Lucy foi, por décadas, relegada ao esquecimento. A jornalista e escritora Mazé Torquato Chotil, autora do livro Lucy Citti Ferreira: a pintora esquecida do modernismo, decidiu enfrentar esse apagamento histórico. “Ela era artista tal qual o Lasar Segall”, afirma Mazé, referindo-se ao pintor com quem Lucy manteve uma relação profissional e afetiva. “Segall dizia: ‘Ela não era minha aluna, era minha colega de trabalho’.”
Ilhéus: Encontros da Tradição Oral celebram memória e ancestralidade no Novembro Negro

Foto_Flávio Rebouças
O Memorial Unzó Tombenci Neto realiza, durante o mês de novembro, o projeto “Encontros da Tradição Oral – Educação Patrimonial, Memória e Ancestralidade”, uma série de rodas de conversa que integram a programação do Novembro Negro. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, às 19h, no Terreiro Matamba Tombenci Neto, em Ilhéus, com entrada gratuita.

Foto_Talita Barbosa
A programação tem início nesta sexta, dia 7, com Mãe Ilza Mukalê, matriarca do Terreiro Matamba Tombenci Neto, acompanhada das museólogas Juliane Silva e Vitória Bispo, e do guia de turismo Arthur Gregório, sob mediação de Tata Marinho Rodrigues, presidente da ONG Gongombira. No dia 14, o diálogo será entre Tata Marinho Rodrigues e Maria Áurea de Souza, presidente da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, com mediação do pesquisador e contramestre de capoeira Paulo Magalhães.
Augusto Castro notifica Park Gold para promover ajustes na zona azul em 24 horas
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), notificou na tarde de hoje, dia 7, a empresa Tecgold Sistemas Ltda – Park Gold, responsável pela operação Sistema de Estacionamento Rotativo Remunerado – Zona Azul. A medida foi adotada depois do Poder Executivo ter recebido Decreto Legislativo aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores que recomenda a suspensão do contrato firmado entre o Município e a Park Gold.
A Notificação Administrativa também determina que as secretarias municipais de Gestão e Inovação e Transporte e Trânsito (SETTRAN) e a Agência Reguladora de Serviços Público de Itabuna (ARSEPI), promovam a revisão contratual, fiscalização e eventual readequação do sistema de estacionamento rotativo.
O prefeito ainda determinou que à ARSEPI exerça o poder de polícia administrativa, realizando a notificação e acompanhamento do cumprimento das cláusulas contratuais e legais aplicáveis, incluindo a requisição de servidores da SETTRAN para o serviço de fiscalização.
Governo do Estado reconhece 448 colégios por indicadores positivos nos ensinos de português e matemática durante Prêmio Gestão da Aprendizagem 2025
Criatividade e inovação no ensino de português e matemática foram parte do trabalho, que resultou na elevação dos indicadores de aprendizagem dos 448 colégios estaduais reconhecidos pelo Prêmio Gestão da Aprendizagem. A abertura da premiação, que vai até esta sexta-feira (7), aconteceu durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (6), no Resort Vila Galé, em Guarajuba, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e outras autoridades.

“O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho dos professores, dos gestores da educação pública e também um incentivo a novas práticas pedagógicas nas escolas. Melhoramos a infraestrutura dos colégios em todo estado, capacitamos os professores para o desenvolvimento de diversos projetos e a premiação é uma forma muito lúcida de fortalecer o presente para colher um futuro ainda melhor para os nossos estudantes”, frisou o chefe do Executivo baiano durante o evento.

A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC), reconhece escolas de todo território baiano por ações que ajudaram a recompor saberes, melhorar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e fortalecer a participação estudantil nas escolas. Os colégios premiados atingiram até nove critérios estabelecidos pelo edital, que avaliaram o ensino e a gestão das unidades escolares.











