Governador encerra agenda em Itabuna em reunião com empresariado e autoriza construção de pontes em trecho da BA-649
O governador Jerônimo Rodrigues, encerrou, nesta sexta-feira (14), o segundo dia de compromissos na cidade de Itabuna com uma reunião com empresários, sindicalistas e lideranças políticas da região, realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Na ocasião, o chefe do executivo assinou ainda uma ordem de serviço, autorizando o início das obras de construção de duas pontes sobre o Rio Cachoeira, em Itabuna.
A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) é responsável pela execução da intervenção viária para construção das Pontes 2 e 3 sobre o Rio Cachoeira. As obras abrangerão os municípios de Ilhéus e Itabuna, e contemplarão um trecho da Rodovia BA-649, que interliga as duas cidades.
O evento, que reuniu cerca de 150 convidados, entre eles, a secretária de Saúde, Roberta Santana e os secretários de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Torres, e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida. A rodada de discussões foi aberta com a apresentação dos investimentos do Governo do Estado em Itabuna, entre 2023 e 2025. No total, foram aplicados mais de R$ 342,3 milhões em diversas áreas, com destaque para as áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública.
Ilhéus: Feira Cultural Terra da Gabriela traz o melhor do artesanato
Neste sábado (15), das 16h às 22h, a Feira Cultural Terra da Gabriela estará de volta à Avenida Soares Lopes, no estacionamento do antigo Bobs, centro de Ilhéus, trazendo o melhor do artesanato.
O evento homenageia o Mês da Mulher, contará com a participação de cerca de 20 expositores, trazendo uma rica exposição de artesanato regional, música ao vivo e deliciosas opções da gastronomia sul-baiana.
A artesã Islândia Penedo, presidente da Associação Terra da Gabriela, se mostra otimista com a realização da Feira: “A nossa feira se consolidou se tornando um ponto de atração tanto para os moradores quanto para os turistas que visitam nossa cidade. Temos buscado trazer o melhor do artesanato local e incentivar o empreendedorismo da região. Todos são bem-vindos a conhecer este espaço, que tem atraído muitas famílias em busca de bons produtos e lazer”, afirma.
Os visitantes também poderão curtir a apresentação da cantora Bam Lima, que trará um repertório variado de MPB.
Luiz Viana Neto, TV Cabralia e um ´repirror´ em Ilhéus
TV Cabrália, metade da década de 1990. Depois de implantar e consolidar a emissora como a imagem e a voz do Sul da Bahia, Nestor Amazonas partiu para encarar novos desafios. Ramiro Aquino ocupava a superintendência e eu comandava o departamento de Jornalismo.
A liberdade que o dono da emissora, o Dr. Luiz Viana Neto, que já partiu para a Eternidade, nos dava era tamanha que perdia-se o anunciante, tipo prefeitura ou supermercado, porque uma matéria-denuncia ia ao ar, para desespero do departamento comercial, então comandado por Rui Carvalho, hoje boss da RCM, uma das melhores agências de publicidade da Bahia.
No espectro político, a TV era quase um apêndice do PT e dos sindicatos, numa época em que PT e sindicatos não eram propriamente bem digeridos.
Mas o Dr. Luiz sabia disso e nunca partiu dele um único ato de censura.
Até um belo dia (sempre chega o belo dia, e quase sempre prenuncio de tempestade), o Dr. Luiz convida Ramiro e a mim para um ´rapirror´ no Hotel Jardim Atlântico, então o mais luxuoso de Ilhéus.
Uisque vai, uísque vem (eu odeio uísque, adoro é uma cachacinha, mas não ia fazer desfeita ao doutor Luiz), desce um camarão aqui, um peixinho ali. “Como vai a família?”, “O cacau ainda tem futuro?”, “O Rio Cachoeira está muito poluído?” e outras amenidades.
E eu discretamente olho pra Ramiro como quem diz: “O Dr. Luiz não chamou a gente aqui pra comer e beber do bom e do melhor, nem pra esse lenga-lenga”.
Não chamou mesmo. Lá pelas tantas, as sutilezas foram jogadas ao mar.
Sem elevar o tom de voz, o Dr. Luiz se vira para mim e diz:
-Eu sei como você toca o Jornalismo da TV e respeito suas posições políticas. Mas eu sou de direita e se você quiser continuar fazendo esse tipo de jornalismo compre uma televisão pra você.
Comprar uma televisão? Só se fosse um aparelho nas Casas Bahia (olha o jabazinho aí!) e ainda assim a perder de vista no crediário.
Sejamos justos a esse extraordinário ser humano, que nem era tão de direita assim, mas um democrata conciliador que convivia bem com todas as tendências políticas.
O Dr. Luiz produziu uma frase de efeito, porque se dono ele era e as orientações eram claras, não foram poucas as vezes que essas ordens foram solenemente ignoradas e em vez de punição, recebi outra frase de efeito:
-Você tem um sério problema auditivo, só escuta o que é conveniente.
–
Em tempo: a TV Cabrália foi um divisor de águas na comunicação regional, mas até hoje o Dr. Luiz Viana Neto não teve o devido reconhecimento nessas quase plagas grapiunas.
Se eu tivesse comprado uma televisão…
Massagem em pets
Hannah Thame
Todo mundo merece uma massagem na vida, inclusive o seu Pet!
Você sabia de todos esses benefícios?
Que tal agendar uma consulta para o seu pet?
Contato (73) 99199-3208
#massagem #massoterapiaveterinaria #massoterapia #fisioterapiaveterinaria #fisiovet #cuidadoscompet #dicadavet #cevpet #vitoriadaconquista
Na Jornada da Vida
Iva Santos Guimarães
Na jornada da vida, laços se tecem,
Amizade floresce, como a luz que aquece.
Cumplicidade que o tempo não desfaz,
Entre risos e lágrimas, a verdade se faz.
Amigos são estrelas, guias na escuridão,
Compartilham sonhos, construindo uma canção.
Nos altos e baixos, lado a lado a caminhar,
A amizade verdadeira é difícil de encontrar.
Nas páginas da história, risos são tinta,
Amizade é a essência que a alma instiga.
Através de gestos simples, palavras sinceras,
Cresce um jardim de afeto que nunca se deteriora.
No oceano da vida, amigos são âncoras,
Segurança e apoio em tempestades bravas.
Celebremos a amizade, tesouro raro,
Um poema eterno, escrito no coração.
A expressão artística de Leila Castellan
Luciane Yahweh

Leila Castellan
Artista por natureza, bióloga, professora, e artesã, radicada em Uberlândia, Minas Gerais, Leila Castellan desde criança esteve envolvida com arte. Uma criança muito sensível e até hoje observava muito a natureza e ficava por horas olhando as nuvens no céu formando os “ bichinhos e pessoas” com seus movimentos.
Abaixo está sua primeira pintura, feita por volta dos 11 anos para um trabalho de escola. Ela pediu para que seu pai torneasse um prato em madeira e nele fez sua pintura.
“Não fiquei satisfeita, pois queria um prato fininho, mais aberto, e o barco não tinha perspectiva, pois não sabia desenhar.”, afirma a artista.
“PRIMEIRA PINTURA”
Essa pintura, remetia ao quão distante Leila Castellan sonhava em ir.
Tudo a encantava e ainda encanta. Os movimentos, as cores, as formas dos vegetais, das flores e tudo ao seu redor naquele olhar que só o artista nato possui.
Ser artista para Leila, é algo que nem todos o são ou podem ser. Mesmo com a aplicação e desenvolvimento das melhores técnicas, tal possibilidade precisa de um algo a mais. Esse “algo a mais”, segundo ela, é o que nos diferencia, que é nato, não adquirido apenas. É o que se expressa através da alma, dos sentimentos e da emoção.
“Cada um possui suas habilidades e competências, essas, mais ou menos desenvolvidas. Não é apenas o querer fazer, é o transmitir.”
“Creio que ser um artista é ter um dom Divino ou talento, é um objetivo de vida, que podemos desenvolvê-lo ou enterrá-lo por diferentes motivos. Que é expresso em nosso modo de vida e expressão.” :: LEIA MAIS »
Menos lero e mais ciência na cacauicultura
Walmir Rosário
Não existe qualquer ser vivente que registre hoje um só político visitando a Ceplac e as fazendas de cacau do Sul da Bahia. Faz muito tempo que a cacauicultura baiana começou a ser desprezada por alguns setores da sociedade. E quem inaugurou essa virada foi o segmento bancário, fechando as torneiras para os financiamentos de custeio e investimento.
E esse caso de desamor data do final da década de 1980, com a infestação dos pés de cacau com a vassoura de bruxa, doença que dizimou os cacaueiros e quase mata sem dó nem piedade a principal matriz econômica do Sul da Bahia. Sem recursos para honrar seus compromissos com os trabalhadores, o manejo das roças e, sequer, comprar alimentos para a sua sobrevivência, o cacauicultor foi banido do mundo produtivo, comercial.
Nesta data era comum o desembarque de um monte de políticos no Sul da Bahia, para cumprir um extenso roteiro, a começar pelas instalações da Ceplac, fazendas (principalmente as mais infestadas) e redações de jornais, rádios e TVs. Com o cenho franzido, analisavam a situação de penúria do setor cacaueiro e prometiam reverter a terrível situação junto ao governo federal.
Os políticos de situação semeavam esperança ao garantir as ações salvadoras e os oposicionistas culpavam o governo pela imobilidade que resultou no maior crime de lesa pátria contra a região cacaueira. Como sempre, se autointitulavam representantes da lavoura e cobravam uma votação expressiva para eles (claro), pois assim teriam força para eliminar a crise.
Augusto Castro reúne cerca de 150 lideranças políticas em Itabuna
Durante a visita de dois dias do governador Jerônimo Rodrigues a Itabuna, sul da Bahia, nesta quinta-feira e sexta-feira (13 e 14), onde entregou a nova ala de pediatria do Hospital Manoel Noves, o Novo Centro de Hemodiálise do Hospital São Lucas, o Novo Hospital de Base e ainda, um dos dois reservatórios do Projeto Mais Água, além de anunciar novas obras no município, o prefeito Augusto Castro (PSD) demonstrou força política ao reunir cerca de 150 lideranças.
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores participaram das atividades e conheceram os avanços promovidos pela gestão de Augusto, o primeiro prefeito reeleito da história de Itabuna, com cerca de 65% dos votos válidos, em áreas como saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura e programas sociais.
As duas obras construídas em parceria com o Governo do Estado – o novo Hospital de Base, que atende cerca de 120 municípios do Sul, Extremo Sul, Baixo Sul e Sudoeste do Estado pelo Sistema de Saúde, e os dois reservatórios do programa Mais Água, que garantem a normalização do abastecimento para mais de 140 mil pessoas – representam marcos importantes, com impactos significativos na melhoria da qualidade de vida da população.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, que esteve em Itabuna, destacou que “Augusto Castro é um gestor comprometido e tem se mostrado um grande líder, fortalecendo o desenvolvimento regional”, declarou.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc)e prefeito de Itaju, Elder Fontes, o prefeito de Itabuna “tem atuado não apenas na defesa dos interesses da sua cidade, mas realizando articulações junto aos governos estadual e federal no sentido de atrair investimentos para toda a região”, destacou. :: LEIA MAIS »
Ampliação do Hospital de Base em Itabuna marca o segundo dia de entregas pelo Governo do Estado no Sul da Bahia
A região Sul ganhou mais um dia de entregas e ampliação dos serviços com investimentos na área da saúde. O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) foi ampliado e a nova estrutura foi entregue nesta sexta-feira (14), pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária da Saúde, Roberta Santana. A obra realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) recebeu um investimento de mais de R$ 56,3 milhões e equipamentos da Sesab. A unidade, referência macrorregional para 22 municípios da região, agora conta com mais 20 leitos de UTI, seis novas salas cirúrgicas, adequação da área de imagem com a implantação de um novo tomógrafo e raio-X, e a ampliação da emergência, que passa a contar com oito leitos de observação, três leitos de sala vermelha e quatro leitos de sala amarela.
Com a ampliação, a capacidade de cirurgias eletivas aumentará de 60 para 300 procedimentos mensais, um crescimento de 400% no volume de procedimentos realizados. Além disso, 185 novos profissionais foram contratados para reforçar a equipe de assistência, incluindo 25 médicos. A secretária Roberta Santana ressaltou o investimento em novos serviços e a continuidade da ampliação em breve. “Hoje, com mais essa ampliação, chegamos a um hospital municipal com um total de 40 leitos de UTI 100% equipados. São salas cirúrgicas novas montadas com toda a tecnologia para garantir o melhor acesso. Aqui já foram realizados mais de 24 mil atendimentos e com a implementação de tomógrafos de alta tecnologia e o serviço de colonoscopia implantado, atenderemos muito mais. Nós vamos requalificar também outra parte em breve”, destacou.
Na ocasião, o governador realizou uma visita guiada e conheceu as instalações do hospital. De acordo com Jerônimo Rodrigues, as agendas consecutivas no município representam um avanço na saúde que deve impactar na agilidade e ampliação da assistência. “O atendimento já inicia neste sábado. Para se ter uma ideia, as pessoas do Centro de Hemodiálise não precisarão mais esperar por tanto tempo, pois estamos aos poucos resolvendo a situação. Sempre haverá uma fila, mas o que realmente vai mudar é a agilidade com que os hospitais do nosso país vão atender essas demandas. A regulação funciona de forma que, se um hospital não tiver capacidade ou leitos disponíveis, ela redistribui o paciente para uma unidade que tenha os recursos necessários. Um exemplo disso é Itabuna, onde temos trabalhado para otimizar o fluxo.”
Emocionado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, agradeceu ao prefeito de Itabuna pela homenagem, que consistiu em dar o nome de sua mãe, Maria Luzia Costa dos Santos, ao Centro Cirúrgico da cidade. Durante seu discurso ele ainda pontuou, “um novo prédio com novos equipamentos, equipamentos sofisticados, equipamentos iguais aos equipamentos dos hospitais privados que tem na Bahia e no Brasil. Com equipamentos de tomografia e ressonância de ponta. Então as pessoas que buscam ou precisam desse hospital, não só irão encontrar instalações adequadas, como o acolhimento dos profissionais qualificados que estão aqui”.
Jéssica Senra é destaque na 4ª edição do evento Delas para Elas em Ilhéus
No próximo dia 18 de março, Ilhéus recebe a quarta edição do evento Delas para Elas, que promete ser um marco para as mulheres empreendedoras da região. A partir das 8 horas, o auditório da Faculdade de Ilhéus será palco de talk-show, palestra e muito networking, com a presença da renomada jornalista baiana Jéssica Senra, que trará sua experiência na gestão de negócios. O evento é uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Sebrae, reforçando o compromisso das entidades com o empoderamento feminino.
Jéssica Senra, conhecida por sua atuação na mídia e por seu engajamento em causas sociais, será uma das principais palestrantes do evento. Com uma carreira marcada pela defesa dos direitos das mulheres e pela promoção de iniciativas que visam a igualdade de gênero, a jornalista compartilhará suas experiências e insights sobre como as mulheres podem se destacar em um ambiente de negócios desafiador. Sua presença é aguardada com grande expectativa, pois ela é uma referência para muitas mulheres que buscam inspiração e motivação para empreender.
“O Delas para Elas não é apenas um evento de palestras, mas uma oportunidade para que as participantes se conectem, troquem experiências e construam uma rede de apoio mútuo”, explica a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo. Com uma programação diversificada, o evento abordará temas como liderança feminina, inovação nos negócios e estratégias de marketing, sempre com foco na realidade das mulheres empreendedoras. A expectativa é que, ao final do dia, as participantes saiam não apenas com novos conhecimentos, mas também com a confiança renovada para enfrentar os desafios do empreendedorismo.