WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

livros do thame





Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

outubro 2024
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


Estudantes de Ilhéus desenvolvem repelente natural para combater o Aedes aegypti

Os estudantes Arthur Pereira, Alana de Melo e Manoel Marcos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (Ceepamev), em Ilhéus desenvolveram um repelente para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Zika, Chikungunya e Dengue. O produto é feito a partir de cravo-da-índia e alfazema-do-brasil.

A ideia surgiu quando Alana se sentiu incomodada pelas picadas de mosquitos e, então, decidiu produzir um repelente que fosse barato e sustentável. “Ela convidou Arthur para a pesquisa. Eles descobriram que o cravo-da-índia e a alfazema-do-brasil possuem propriedades repelentes naturais. Com essa descoberta, resolveram unir os componentes e desenvolveram um repelente de baixo custo”, diz Margarete Correia, professora e orientadora do grupo.

Segundo Arthur, o desenvolvimento do produto envolveu diversas etapas. “Primeiro, fizemos a obtenção do óleo do cravo-da-índia e da alfazema-do-brasil, depois a produção do repelente, seguido do teste de pH, captura dos mosquitos e, por fim, o teste de eficácia do repelente” conta.

:: LEIA MAIS »

Escola SESI Bahia oferece 375 bolsas para estudantes de ensino médio

O SESI Bahia abriu inscrições para processo seletivo de bolsas de estudo de ensino médio para a Escola SESI. São 375 bolsas integrais, destinadas a estudantes concluintes do 9º ano (antiga 8ª série), para ingresso na 1ª série do Ensino Médio, no ano letivo de 2025.  Na Escola SESI Adonias Filho em Ilhéus são oferecidas 30 bolsas

 

As vagas serão exclusivas para ingresso na Formação Técnica e Profissional e para estudantes com renda familiar líquida familiar de até 2,5 (dois e meio) salários mínimos. Estão incluídas no processo seletivo as 12 escolas da Rede SESI em toda a Bahia, localizadas em Salvador e Região Metropolitana e no interior (ver quadro abaixo).

:: LEIA MAIS »

Estado lança mais dois editais com R$ 6,6 milhões de fomento para mulheres que produzem e mulheres do esporte


A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) lançou mais dois editais voltados para a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres. O edital Elas que Produzem prevê o apoio a projetos de empoderamento social, econômico e cultural das mulheres, totalizando R$ 4,5 milhões de investimentos. Já o edital Elas à Frente do Esporte destina R$ 2,1 milhões em projetos com o objetivo de incentivar a participação das mulheres da cidade e do campo no esporte; a ascensão nas práticas esportivas, de lazer e bem estar social; bem como em ações voltadas à redução das desigualdades de gênero no âmbito esportivo.

A secretária das Mulheres da Bahia (SPM-BA), Neusa Cadore, destacou que quatro editais estão abertos neste momento pela SPM, totalizando mais de 11 milhões de investimentos. “Estamos vivendo um momento histórico e muito significativo, com 11,6 milhões de recursos do Estado destinados para as mulheres. Além destes dois, lançados no Diário Oficial de sábado (4), temos o edital Mulheres que Alimentam e o Elas à Frente nos Quilombolos. Todos são importantes instrumentos que visam garantir visibilidade e oportunidades para as mulheres que enfrentam barreiras sociais e econômicas, promovendo não só a geração de renda, mas também o empoderamento e a liderança feminina. Isso significa criar oportunidades que venham transformar a realidade de milhares de mulheres e de suas famílias, promovendo inclusão e dignidade”, afirmou Cadore.

:: LEIA MAIS »

Dia D de combate ao Câncer de Mama terá ação para colaboradoras e pacientes no Hospital Materno-Infantil

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, vai realizar na próxima quinta-feira (10), uma série de ações para destacar a importância da prevenção contra o câncer de mama e do autoexame. O Dia D do Outubro Rosa será marcado com pit stops no Alojamento Conjunto, ambiente que abriga puérperas e seus recém-nascidos; nas salas de espera da unidade; na Emergência Obstétrica e no Ambulatório do HMIJS, contemplando pacientes e acompanhantes com informações a respeito de como prevenir da doença que a cada ano atinge aproximadamente 60 mil brasileiras.

As ações também contemplarão as colaboradoras do HMIJS. O hospital vai ofertar exames de Ultrassonografia de mama e, em parceria com a Faculdade de Ilhéus, vai oferecer também exames citopatológicos para as profissionais que atuam na unidade hospitalar. Rodas de conversa sobre a temática também estarão sendo realizadas neste Dia D. Somente no ano passado, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) calcula que o Brasil tenha tido 73.610 novos casos de câncer de mama.

:: LEIA MAIS »

Campanha vitoriosa de Augusto contou com maioria de profissionais de comunicação de Itabuna

Um dos pontos altos da campanha que reelegeu o prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD), foi a equipe montada para fazer a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Com o maior tempo propaganda e número de inserções, os programas da coligação “ Itabuna não pode parar”, apresentou as realizações da atual administração e mostrou propostas do candidato para o próximo mandato, sem ataques aos adversários, que além de quebrar o tabu da reeleição, obteve a votação mais expressiva da história do município, com cerca de 35 mil votos de frente sobre o segundo colocado.

Outro ponto positivo foi a utilização da mão de obra local. A maioria dos profissionais de comunicação que atuaram na campanha são de Itabuna. A exceção foi a produtora Marta Doria, que coordenou a equipe, Júnior Pakapym, diretor de arte, Isabel Cabral, coordenadora de operações e Marcelo Passos, coordenador de mídia.

Os demais componentes da equipe são naturais de Itabuna ou filhos adotivos, como os jornalistas Cláudio Rodrigues (feirenses, há 32 anos em Itabuna) e Daniel Thame (paulista, há 37 anos em Itabuna), responsáveis pelos roteiros dos programas de TV. Thame também produziu os roteiros dos programas de rádio, que foram editados por Tiago Santos, tendo como locutores Beto Leite e Mariela Nunes e trilhas de Beto Filho.

Bernardo Pinto cuidou da criação, sendo também o autor da letra do jingle Augusto Fez, Augusto Faz e o jornalista Andreyver Lima, abasteceu os veículos de mídia com press releases. A produção dos programas e inserções ficou a cargo da Ícone Áudio e Vídeo, empresa itabunense comandada por Marcolino Andrade de Araújo, diretor de produção e Jean Paul Ferraz, diretor de cena e fotografia.

:: LEIA MAIS »

Parceria com planos de saúde atenderá jornalistas sindicalizados

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia-Sinjorba firmou parceria com a corretora SOLIDUS para oferecimento de convênio médico e odontológico a jornalistas filiados ao Sinjorba (e seus dependentes), através das operadoras ATITUDE SAÚDE e BLUE SAÚDE. O convênio será na modalidade coletivo por adesão, com pagamento das mensalidades feito diretamente entre o usuário e a titular do plano contratado.

Desde 2020 o Sinjorba vem tentando estabelecer parcerias que possibilitem planos de saúde dentro da realidade financeira da categoria. Todas as conversas até agora, infelizmente, inclusive com as maiores operadoras do país, esbarraram nas tabelas de preços, muito aquém das condições de pagamento dos jornalistas.

“Com a parceria firmada com a SOLIDUS, para os planos ATITUDE e BLUE, conseguimos chegar a uma tabela mais próxima de nossa realidade”, diz Moacy Neves, presidente do Sindicato. Ele diz que a entidade continua mantendo conversas com diferentes empresas, buscando atendimento de outras exigências de saúde da categoria, tanto numa faixa de valor maior, como também em opções mais acessíveis.

:: LEIA MAIS »

O poder do impacto positivo

Alexis Pagliarini

Quando tratamos de tendências, de um modo geral, e no Marketing, mais especificamente, não podemos deixar de lado duas vertentes: impacto e propósito. Com relação à primeira vertente, o ponto a considerar é o impacto presente no conceito e na forma da comunicação, em si. Para quem trabalha em marketing, seria um tanto quanto óbvio falar da necessidade de se conceber uma comunicação capaz de sair do lugar comum, atrair a atenção. Sim, deveria ser. Mas a realidade mostra gestores de marcas temerosos e exageradamente cuidadosos com o tom das suas campanhas. Estão confundindo o politicamente correto com o excessivamente amorfo.

O diretor da WARC, Aditya Kishore, um dos responsáveis pela análise do Cannes Lions 2024, foi enfático: “Brands Succumb to bland”. Algo como: “Marcas sucumbem ao brando”. O que ele quer dizer é que as marcas que adotarem uma comunicação branda, cinza, no meio do colorido feérico de tantos impulsos a que somos submetidos diariamente, somem na paisagem, são ignoradas! Mais do que nunca, precisamos do inusitado, do Wow!

Precisamos tirar o receptor das nossas mensagens da passividade, seja pelo Craft primoroso, seja pela emoção, pelo humor (tão festejado nesta última edição do Cannes Lions), mas principalmente por um conceito que realmente saia da mesmice. Pelo lado do Propósito, temos aí uma corrente fortíssima, amparada pelas tendências de valorização da atitude das marcas sintonizadas às práticas de respeito socioambiental e condução ética e transparente. Os recentes fenômenos climáticos no Brasil e no mundo, que vêm causando inundações de um lado e seca extrema em outro, além de recordes de temperatura, fazem consumidores mais sensíveis e antenados exigirem uma atuação mais consciente das marcas.

:: LEIA MAIS »

Federação PT, PCdoB e PV supera Avante e se consolida como segunda maior força partidária da Bahia

A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV na Bahia, obteve um resultado bastante positivo nas eleições municipais deste ano no estado. O instituto elegeu 69 prefeitos e prefeitas na Bahia, superando o partido Avante, que ficou com 60 prefeituras. Como o PSD do senador Otto Alencar conquistou 115 prefeituras, a Federação desponta como a segunda maior força partidária da Bahia.

“No âmbito da Federação, somando as prefeituras conquistadas pelos companheiros do PCdoB e PV, somamos 69 e nos consolidamos como a segunda maior bancada de prefeitos e prefeitas da Bahia. E ainda temos pela frente o segundo turno em Camaçari, com o companheiro Luiz Caetano, que acreditamos sair vitorioso”, afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

O presidente do PCdoB e da Federação, Geraldo Galindo, destacou que esta foi a primeira vez que foi realizada uma eleição municipal sob a égide da Federação. “Aqui na Bahia a Federação teve um desempenho positivo, e isso foi a primeira experiência de eleição municipal”, disse Galindo, ao afirmar: “Foi um resultado expressivo e com tendência de crescimento para batalha eleitoral seguinte, em 2026, o que é uma vitória política do campo da esquerda aqui na Bahia”.

(Foto Divulgação)

Renovação de matrícula da rede estadual para 2025 será realizada em novembro

Estudantes da Rede Estadual de Ensino da Bahia devem ficar atentos: o período de renovação de matrícula para o ano letivo de 2025 vai acontecer entre os dias 18 e 29 de novembro deste ano. Para efetivá-la e garantir a vaga nas escolas, é fundamental seguir os prazos estabelecidos e apresentar o comprovante de residência atualizado.

A renovação deve ser realizada presencialmente, na escola onde o estudante está matriculado. O aluno ou seu responsável deve comparecer na unidade escolar e entregar a documentação que estiver pendente ou desatualizada, a exemplo da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do comprovante de residência atualizado. A entrega desses documentos dentro do prazo é obrigatória para que a renovação da matrícula seja confirmada.

A secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância de os estudantes realizarem a renovação da matrícula para o próximo ano letivo. “Este processo é essencial para garantir a continuidade dos estudos, assegurando a vaga dos alunos nas suas respectivas unidades escolares. A renovação da matrícula é simples e pode ser feita presencialmente na escola onde o estudante está matriculado”, disse, lembrando que os estudantes e seus responsáveis precisam ficar atentos ao cronograma de matrícula para cada grupo (ver abaixo).

:: LEIA MAIS »

Banco do Nordeste financia indústria de gás natural em Itabuna

O Banco do Nordeste (BNB) firmou contrato com a empresa GNLink para instalação de planta industrial de liquefação e unidades de regaseificação em Itabuna, no sul da Bahia. O empreendimento terá capacidade para processar 98 mil metros cúbicos por dia de gás natural e gerará 120 postos de trabalho diretos e indiretos.

 

O gás natural tem um papel importante na transição energética, abrindo caminho para substituição do carvão e diesel pelo gás natural. Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, há grande potencial para a atração de investimentos e financiamentos para o setor na Região Nordeste. “Estamos atentos às demandas crescentes do setor de energia. A ampliação da rede de distribuição de gás natural é essencial para o processo de transição das matrizes e fornecimento de energia, especialmente para as indústrias”, destaca o gestor.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia