Caboclo Alencar, 88 anos do Rei das Batidas Imortais
Celina Santos, no Diário Bahia
O dois de fevereiro é bastante comentado em diversas partes do Brasil, porque é o Dia de Iemanjá. Mas em Itabuna o 1º de fevereiro deve ser, também, uma data simbólica. Afinal, há 88 anos nasceu Alencar Pereira, o tão querido Caboclo Alencar. Ele é responsável pelo ABC da Noite, boteco tombado como patrimônio cultural de Itabuna, servindo saborosas batidas e por onde já passaram muitas figuras famosas.
A receita da procurada bebida o “Cabôco” não revela a ninguém. Entre os “causos” grapiúnas, muito se diz que ele mantém secreta, como sempre foi a fórmula da Coca-Cola. De sabor em sabor, dá cara ao Beco do Fuxico, via que é ponto de referência no centro da cidade e atrai pessoas de vários municípios da região.
“Dia de Alencar”
Sabemos que o ABC da Noite abre, impreterivelmente, às 11 horas. Mas telefonamos, às 10h45min desta quinta-feira (31), para tentar falar com Alencar e ele já estava a postos. Parabenizamos antecipadamente pelos 88 anos, desejando saúde e alegria – as duas coisas que ele tem como prioridade. E uma longa vida, é claro. “Vamos enfrentar a luta (risos)”, respondeu ele, com toda serenidade.
O “Filósofo do Beco” é uma figura discreta, dono de um senso crítico que salta aos olhos e visivelmente avesso a qualquer manifestação do “Imperialismo”, do chamado “American Way Of Life”. Por tantas características peculiares, arregimenta um considerável número de fãs, das mais diversas classes sociais, idades e profissões. Por tudo isso, em mais um aniversário, parafraseamos versos bem baianos: “1º de fevereiro/ é dia de Alencar/ trago-te meu carinho/ homem raro de cá”.
Publicitários celebram dia da profissão com avaliação do mercado atual
Segundo dados do setor, a indústria da comunicação no Brasil movimenta, aproximadamente, R$ 120 bilhões ao ano, o que corresponde a mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Muito desse resultado positivo se deve à versatilidade do publicitário, profissão que desempenha importante papel na cadeia econômica e que celebra, neste 1º de fevereiro, seu dia. Neste contexto, Gustavo Queiroz, presidente do Sinapro-Bahia (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia), avalia que o profissional de publicidade tem uma grande relevância nos resultados alcançados pelos clientes das agências.
“Hoje, ao observar a situação mundial, verificamos que, nunca antes, a comunicação teve tanto poder, relevância e importância”, afirma a publicitária Carol Cruz. Segundo ela, que é professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Uniceusa, “o publicitário entra justamente nessa situação, trazendo formas diferenciadas e possibilitando a facilidade do acesso à informação, à comunicação e à interatividade entre o comércio, ou seja, a movimentação da economia e os clientes”, ressalta.
Estado nomeia novos coordenadores pedagógicos aprovados no concurso da Educação
O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC), publicou nesta sexta-feira (1°), no Diário Oficial do Estado (DOE), a nomeação de 400 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso para a rede estadual de ensino da Bahia.
O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa nas redes sociais na última terça-feira (29), como cumprimento do compromisso firmado pela administração estadual aos candidatos convocados pelo certame. A nomeação deste novo quantitativo observa o disposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), considerando que os gastos do Estado com pessoal, apurados recentemente, estão abaixo do limite prudencial de 46,17%.
Lançado em novembro de 2017, o concurso ofertou 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. O concurso recebeu 103,5 mil inscritos, com mais de 41 mil habilitados. A primeira nomeação, publicada em 16 de janeiro deste ano, contemplou 2.089 professores e 200 coordenadores pedagógicos. Os 400 coordenadores pedagógicos nomeados nesta sexta-feira (1°) serão distribuídos entre 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), de acordo com a ordem de classificação.
Standard & Poor´s emite rating A para o Shopping Jequitibá
A agência de rating Standard & Poor´s, uma das mais conceituadas do mundo, emitiu grau A ao Shopping Jequitibá, em Itabuna, o que significa alta capacidade e credibilidade na captação de recursos para novos investimentos de longo prazo..
A obtenção do grau A é um reconhecimento à eficiência da gestão do Shopping Jequitibá, hoje o principal centro comercial e de prestação de serviços/lazer do Sul da Bahia, focada na eficiência administrativa, atração de novos negócios e diversificação do mix de lojas. O shopping está concluindo a sua segunda etapa de expansão em maio e já tem planos para uma nova ampliação.
De acordo com o diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, o rating (classificação de crédito) A, “atesta a nossa elevada capacidade de crédito, o que é motivo de muita satisfação para todo o nosso time”. “Fazemos questão de agradecer aos lojistas do shopping, pois essa classificação é uma avaliação dos nossos contratos e parcerias, o que demonstra a capacidade e o empreendedorismo de empresários que, como a direção do shopping acreditam no potencial econômico do Sul da Bahia” disse Neto.
Aos 16 anos, itabunense Sandry estréia no time principal do Santos
O itabunense Sandry Roberto viveu ontem uma tarde/noite inesquecível. Aos 16 anos, estreou no time principal do Santos FC, na vitória de 4×1 sobre o Bragantino, pelo Campeonato Paulista. Ele entrou no segundo tempo da partida disputada em Bragança Paulista.
Sandry, que atua no time sub 17, foi chamado para completar o time B do Santos nos treinos e encantou o técnico argentino Jorge Sampaoli, que o levou para a equipe principal, Meio de campo com ótima técnica, visão de jogo e passes certeiros, além de capacidade de recomposição, fazem do jogador uma das jóias da equipe paulista, célebre por revelar grandes jogadores.
O jogador foi revelado nas escolinhas do Ciso e da AABB Itabuna e seguiu para o Santos aos 10 anos. Desde então tem sido convocado com frequência para as categorias de base da Seleção Brasileira.
Autoridades e sociedade civil discutem ações preventivas sobre Barragem da Mirabela
Para debater as ações que serão adotadas coletivamente visando prevenir possíveis danos ambientais e humano, por conta da barragem de rejeitos da Mirabela, autoridades e população local se reuniram nesta quinta-feira, 31, no auditório do hotel Ecoporan, em Itacaré. Dentre as discussões estavam os riscos que a barragem apresenta e a importância da fiscalização por parte do poder público, entidades ambientais e a sociedade civil organizada.
A promotora pública do Meio Ambiente, Aline Salvador, fez um relato da situação das barragens da região e anunciou que a discussão da situação das barragens da região já estão sendo feitas a nível nacional e um encontro será realizado pelo Ministério Público Federal em Salvador, solicitando a presença das lideranças regionais nesse encontro e destacou ainda a importância da comunhão de esforços para o desenvolvimento de uma atuação conjugada, uniforme e preventiva.
Casa de apoio abrigará mulheres que tratam câncer em Salvador
Os interessados em participar da Bahia Real Masqué, baile de gala beneficente que ocorrerá no dia 22 de fevereiro, a partir das 21h, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, podem adquirir os ingressos, a preço único de R$ 800, na sede das Voluntárias Sociais e no balcão de Ingressos da Line, localizado no 2º Piso do Shopping da Bahia.
Idealizado pela primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o baile carnavalesco contará com shows de Luiz Caldas, Tatau e os Irmãos Macedo, além da participação especial de Marcia Short e outras que serão divulgadas nos próximos dias.
Casa de Apoio – Toda a renda obtida com o baile de gala será revertida para a construção da Casa de Apoio à Mulher com Câncer. O espaço que contará com projeto arquitetônico doado pelo arquiteto David Bastos irá abrigar as mulheres que vêm do interior para fazer o tratamento oncológico no Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, e não possuem hospedagem em Salvador durante o tratamento.
Projetos “Ler Faz Bem e Cine Santa Casa são destaques em exposição no Jequitibá
Com o olhar voltado para a humanização no ambiente hospitalar e a promoção do bem-estar dos acompanhantes dos pacientes, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna criou os projetos “Ler Faz Bem” e o “Cine Santa Casa”.
Os dois projetos são destaque na exposição da Santa Casa que fica até o dia 04 no Jequitibá Shopping. A iniciativa partiu do provedor Eric Júnior e vem agradando e muito a todos da instituição e ao público que diariamente circula pelo Hospital Calixto Midlej Filho. “A biblioteca e o cinema servem de alento para acalmar a dor, que muitas vezes, envolve o âmbito hospitalar, principalmente dos acompanhantes dos pacientes”, comenta Eric.