A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) prestam homenagens a Zumbi dos Palmares neste sábado, dia 20, em cerimônia para entrega de medalhas à personalidades da comunidade. Aberto à participação popular, o evento acontece a partir das 10 horas na Avenida Princesa Isabel, proximidades do Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano.

Além de shows musicais e recital de poesias, haverá ainda a apresentação do grupo cultural do babalorixá Pai Gildo e suas baianas estilizadas. Além disso, estão incluídas na programação a inauguração de um Medalhão com o rosto de Zumbi e reinauguração do monumento ao líder quilombola brasileiro do período colonial, último líder do Quilombo dos Palmares (1655-1695).

Ele ganhou respeito e admiração de seus compatriotas quilombolas devido às suas habilidades como guerreiro, coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar. Por isso, também é o personalidade negra de maior relevância histórica.

A chefe de Planejamento de Projetos da FICC, Bruna Setenta, lembra que Zumbi é considerado um dos grandes líderes do Quilombo dos Palmares e sua trajetória de vida foi marcada entre outras coisas pela resistência e luta contra a escravidão no Brasil Colonial.

“A homenagem à Zumbi acontece por sua importância histórica para o movimento negro, a exemplo de resistência e de luta pela liberdade de seu povo, do nosso povo que vive em um país rico em função de sua diversidade cultura”, como frisou o presidente da Fundação de Itabunense de Cultura e Cidadania, Aldo Rebouças.

Para concluir, Setenta afirmou que “o líder negro será sempre lembrado e reverenciado por sua luta e não apenas em defesa da liberdade dos escravos, mas também a favor do culto e da religião em nosso país”, reforçou.

Dentre as personalidades que já confirmaram presença no evento, estão cantores, poetas, atores e artistas de um modo geral, além de grupos e amantes da cultura local e regional. Entre eles estão o ator e diretor teatral Aldo Bastos, Nom Moreira, Adilson e Larissa, Lucia Helena, Naldo Poeta, Walmir do Carmo e o grupo cultural de Pai Gildo.