O Ministério da Saúde acaba de reconhecer as Policlínicas Regionais de Saúde da Bahia como um projeto de excelência, e destina mais de R$ 77,7 milhões para a manutenção das ações e serviços das unidades. A Bahia conta com 25 Policlínicas Regionais de Saúde já em funcionamento, contemplando 408 municípios e assistindo mais de 13,9 milhões de habitantes, o que representa 97,67% da população baiana.

Desde novembro de 2017, quando foi inaugurada a primeira Policlínica Regional de Saúde, já foram realizados 4,3 milhões de exames e consultas.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, estes números apontam que é um projeto vitorioso. “Diversos problemas de saúde são resolvidos na policlínica, sem a necessidade de o paciente sair da sua região. Na própria unidade são ofertadas consultas com especialistas e exames de média e alta complexidade. Esse reconhecimento do Ministério da Saúde mostra que o projeto de regionalização da saúde está dando resultados”, afirma.

Roberta Santana destaca também que um dos fatores do sucesso das Policlínicas é o financiamento partilhado. O Estado é responsável por 40% do custeio da operação, e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados, proporcionalmente à população.

Diante do sucesso do modelo de assistência, o Ministério da Saúde planeja replicar a experiência em outros estados.

Assistência garantida

As policlínicas disponibilizam consultas médicas especializadas em angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Oferta também atendimento na área de farmácia clínica, enfermagem, psicologia e nutrição.

No que se refere a exames, os pacientes podem fazer tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros ligados às especialidades de oftalmologia.

Os atendimentos nas policlínicas são feitos mediante agendamento prévio. Para ter a consulta e exames garantidos, é necessário buscar inicialmente a atenção primária de seu município. A partir daí, o paciente vai com a consulta marcada, tendo inclusive o transporte garantido caso não resida no município onde está instalado o equipamento.

Novas policlínicas

A 26ª Policlínica Regional de Saúde, já com as obras adiantadas, está sendo instalada em Ilhéus e a implantação de outras cinco (5) e a implantação de outras cinco policlínicas está sendo planejada. A expectativa é que sejam construídas nas regiões de Feira de Santana, do Vale do Jequiriçá, na Região Metropolitana de Salvador, no oeste do Estado e no norte baiano.