O Porto de Ilhéus recebeuo navio-escola “Laboratório de Ensino Flutuante – Embarcação Ciências do Mar IV”, com estudantes e docente de Oceanologia da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O navio é uma iniciativa do MEC em parceria com a Marinha do Brasil, funcionando como laboratório de ensino para os cursos do mar no Brasil. A UFSB, após formalização de convênio com a Universidade Federal de Pernambuco, passou a ser a segunda universidade do Nordeste a receber o navio-escola. O propósito do navio é proporcionar a experiência embarcada aos estudantes de ciências do mar, a vivência marítima, os procedimentos e operações de coleta de dados oceanográficos e análise in loco das informações coletadas. Além disso, outro propósito é a coleta de dados que serão utilizados em trabalhos acadêmicos, práticas de laboratório em terra, exemplos e análises em sala de aula em componentes curriculares e divulgação científica.

 

“O embarque proporciona aos estudantes a experiência de sentir no mar, fazendo a coleta dos dados, as amostragens e levando os dados para o computador para analisá-los ainda estando no mar, olhando as informações e discutindo. É uma imersão 24 horas focada em ciência”, afirma o professor Angelo Lemos, professor e Chefe Cientista do Navio-Escola nessa etapa do embarque. Além do professor Angelo, outros docentes do curso de Oceanologia fizeram parte do grupo responsável pelo sucesso do convênio.

Nessa primeira experiência, o itinerário começou em Porto Seguro com a pretensão de coletar dados oceanográficos na região do Banco dos Abrolhos e Royal-Charlotte. Pelo menos vinte estudantes serão contemplados nesse embarque. “É uma experiência rara de conseguirmos e agora temos a oportunidade. É incrível, algo inovador, que conseguimos através do convênio com a UFPE, com a Marinha, com o apoio da CODEBA e da Gestão Universitária”, finaliza o professor.

Ana Clara da Silva, estudante de Oceanologia relata que a experiência é muito interessante, porque pode vivenciar o que aprendeu em sala de aula, na prática, utilizando os equipamentos e vendo o seu funcionamento. O objetivo é que a embarcação ocorra, pelo menos, uma vez ao ano contemplando a maior quantidade possível de estudantes.