Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, a 21ª Semana Nacional de Museus ocorre entre os dias 15 e 19 de maio com eventos programados na Rede de Museus da Universidade Estadual de Santa Cruz e em várias outras instituições de Ilhéus, Itabuna e Itacaré.

A programação na Rede de Museus da Uesc terá início no dia 16 e prossegue até o dia 23 de maio, com as exposições: “Uma senhora e três patronos”, no Museu do Cacau, no centro de Ilhéus: “As grandes pandemias da história”, no Cedoc, (campus da Uesc): “Cem anos sem Rui Barbosa”, no Centro Cultural Teosópolis e “Bicentenário da independência da Bahia”, no Museu Amélia Amado, ambos em Itabuna.

No dia 18, estão previstas roda e círculo de leitura na sala Rui do Carmo Póvoas, em Ilhéus, a partir das 9 horas. Ainda no dia 18, a Rede de Museus e pontos de Memória do Sul da Bahia promovem Oficina de percussão afro-brasileira, ministrada pelo Tata Marinho Rodrigues, da Orquestra Gongombira de Percussão, das 9 às 10h30min, no Colégio Estadual Professor Arléo Barbosa, em Ilhéus.

No mesmo dia, das 13 às 14 horas, na Academia de Letras de Ilhéus, Contação de histórias com Mirian Oliveira e das 14 às 16 horas, também na Academia, Mesa Redonda com o tema “Museus e Bem Estar Socioambiental” com a Psicóloga e Psicopedagoga Marilene Araújo e o presidente do Grupo Cultural Dilazenze Gilsonei Rodrigues, mediada pela Educadora e Museóloga Anarleide Menezes.

No dia 19, das 13h30 às 16 horas, ainda na Academia de Letras, a Mesa Redonda abordando “Tradição dos povos originários, patrimônio cultural e Musealização” com a participação de Nádia Akawã, mulher medicina Tupinambá; a professora Dra. Diadney Helena de Almeida tendo como mediador o professor Dr. André Rosa Ribeiro, ambos da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Na cidade de Itacaré, serão realizadas ações no Museu Histórico de São Miguel. A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.