Discussões fundamentais para o desenvolvimento rural sustentável na Bahia aconteceram nesta quinta-feira (11/5), durante o Seminário Estratégias para o Desenvolvimento Econômico a partir do Rural, promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana.

 

A dinâmica de oficinas, neste segundo dia de seminário, favoreceu as tratativas entre as equipes técnicas dos consórcios públicos intermunicipais e a equipe da CAR/SDR, especialmente nos temas de mecanização rural, kits produtivos, assistência técnica e extensão rural (ATER), regularização fundiária e gestão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

 

 

 

A  secretária-executiva do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Convale), Taise Dias, ressaltou a parceria com a CAR/SDR para o enriquecimento das ações do consórcio. “Através do convênio, a gente consegue fazer chegar assistência técnica e equipamentos necessários para melhorar a vida dos agricultores e agricultoras familiares. E esse evento é, com certeza, enriquecedor porque a gente consegue tirar as dúvidas enquanto coordenação e enquanto técnicos para aprimorar as nossas ações de forma mais efetiva”, celebrou. No âmbito da estratégia Parceria mais Forte, já foram investidos R$ 7,5 milhões por meio do Convale, nos sistemas produtivos do leite, cacau, da mandioca e galinha caipira.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú e presidente do Fórum de Secretários de Agricultura do Território Médio Rio das Contas, Poleandro Silva, destacou a união de forças entre municípios e Governo do Estado. “É um encontro muito participativo no qual os consórcios públicos estão dialogando e discutindo o fortalecimento da agricultura familiar a nível estadual com a presença dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente e representantes dos consórcios públicos. As oficinas são importantes para adquirir conhecimento e desenvolver a agricultura familiar, gerando renda e fixando o homem e a mulher do campo, com qualidade de vida”.

 

O gestor da Superintendência Baiana da Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida, elogiou a qualidade técnica do evento para a Bahia. “São dias de muitas oficinas e de muita troca. Hoje, são mais de R$ 3,5 milhões de investimentos na agricultura familiar e mais de 2.170 técnicos e técnicas espalhados por toda a Bahia prestando esse serviço de assistência técnica e extensão rural, levando principalmente a dignidade para o homem e a mulher do campo nessa ruralidade rica da Bahia.”

O Seminário continua nesta sexta-feira (12/5) a partir das 8h com a apresentação da ação Cacau+, do Consórcio Ciapra Baixo Sul, além da dos encaminhamentos dos debates.

 

Foto: André Frutuôso/CAR-GovBA