O governador Jerônimo Rodrigues participou do Encontro com Catadores e Catadoras de Material Reciclável da Bahia.  Durante o evento, foram discutidas ações e políticas públicas para a categoria e para a gestão de resíduos sólidos no estado. O encontro, que aconteceu no Hotel Bahiamar, no Jardim de Alah, em Salvador, contou com a presença de outras autoridades estaduais.


Jerônimo enfatizou que a sua presença no Encontro se justifica pela importância social que os catadores de recicláveis têm em relação ao tema sustentabilidade ambiental e também na geração de renda. “Enquanto representantes do Estado, temos uma reparação a fazer com esses trabalhadores. Então, nós estabelecemos no nosso programa de governo que daremos uma atenção a esse público. E aqui viemos, no início do meu governo, receber uma pauta com as demandas”.

Ainda conforme o governador, estão em andamento a instituição do Comitê Intersetorial para Inclusão Social e Econômica dos catadores/as Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, além da regulamentação de um decreto que vai implementar um sistema de crédito para iniciativas de associações e cooperativas do setor.

Para a coordenadora do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras da Bahia e articuladora do encontro, Jeane dos Santos, a reunião foi uma oportunidade de compartilhar com os gestores as principais necessidades da categoria profissional e os desafios na gestão de resíduos sólidos na Bahia. “Hoje estamos com trabalhadores de 28 municípios do estado da Bahia, associações e cooperativas de catadores, para poder entender a dificuldade que cada enfrenta em sua cidade. Em Salvador estamos em 12 cooperativas (de Salvador e Região Metropolitana). Esse encontro é de renovação e de muita esperança para a categoria”, disse.


Na ocasião, os trabalhadores entregaram um documento ao governador com algumas das necessidades laborais e com a solicitação de que eles possam ter direito ao pagamento pelos serviços ambientais prestados em reconhecimento ao trabalho realizado. Além da proposta de implantação de coleta seletiva nas zonas rurais, estimulando a educação ambiental.


Apoiado pelo Governo da Bahia e pelo Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), o evento é o sétimo encontro de catadores do estado, mas o primeiro que conta com a presença do governador da Bahia. Também compareceram ao evento o vice-governador, Geraldo Júnior, a primeira-dama, Tatiana Velloso, o senador, Jaques Wagner, secretários de Estado.

 

Valorização contínua


De 2013 a 2023, o Governo do Estado, através da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo, vinculada a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), investiu cerca de R$ 13,1 milhões em ações de coleta de resíduos sólidos e em eventos como o Carnaval e São João, estruturando pontos de comercialização dos recicláveis, denominados Centrais de Apoio ao Catador. Durante os eventos, as Centrais distribuem fardamento, botas, luvas, água e refeições e/ou bolsas (diárias), para os catadores que vendem os materiais coletados nestas centrais. Cerca de 15.300 catadores de resíduos sólidos já foram beneficiados diretamente por essa iniciativa.

Segundo o titular da Setre, Davidson Magalhães, desde 2010 foram investidos quase R$ 5 milhões só na estruturação das cooperativas, acompanhamento técnico e entrega de equipamentos, prensas e automóveis para estruturar a rede de catadores e catadores no estado da Bahia. Entre 2012 e 2021, o Programa Vida Melhor do Estado da Bahia também beneficiou cooperativas da Rede Norte (Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê e Barreiras) e da Rede Sul (Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itacaré, Eunápolis e Porto Seguro) com equipamentos, oficinas e Equipamentos de Proteção Individual para os catadores visando fomentar a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios.

“A questão que se coloca nesse momento é com a retomada do Programa Pró-catador ao nível nacional, onde o processo de reciclagem e os catadores e catadores ganham um papel importante e central por parte do Governo Federal, nós vamos estruturar uma política que vai dar ainda mais suporte e acompanhamento técnico às cooperativas e também condições materiais para que eles avancem para melhorar as suas condições de vida e de renda. Vamos poder dar um salto de qualidade e efetivamente ter um trabalho estruturante com catadores e catadores no Brasil e na Bahia”, explicou o secretário.

 

Fotos: Joá Souza/GOVBA