lu 100
Luciane Yahweh
Ao longo da história, artistas criaram obras polêmicas – cada qual em seu contexto – visando chocar com o padrão estético vigente ou provocar o público com uma nova visão sobre a Arte. objetivos conquistados que até nos dias de hoje vemos esse tipo de manifestação por parte de artistas ousados em suas criações.

Mas arte é isso, uma manifestação que desperta no público em geral seus mais diversos sentimentos, não seria arte se isso não ocorresse.

Abaixo relaciono algumas obras e suas histórias curiosas que poderá trazer um significado maior nesse universo imenso da ARTE, ou mesmo

despertar a curiosidade nas mais diversas manifestações artísticas, entendendo que todo trabalho tem uma poética onde o autor de alguma forma quis manifestar algo contido em sua alma criativa.

 As pinturas antigas escondem muito simbolismo e, na maioria delas, quase tudo tem uma razão. Os pintores também têm alguns segredos que são descobertos com o passar do tempo, e a arte em geral não para de mudar e evoluir, deixando para trás fatos curiosos.
LEONARDO DA VINCI
lua 2

Leonardo da Vinci era canhoto e, numa época em que os canhotos eram tidos como enviados do diabo, a teimosia de Leonardo em continuar a escrever com a mão esquerda foi causa de alguns dissabores. Além disso, Leonardo escrevia também da direita para a esquerda, sendo apenas possível a leitura dos seus textos em frente a um espelho. Como se não bastasse ser provavelmente um dos homens mais inteligentes que já existiu, Leonardo da Vinci é reportado como um homem bonito, forte e com uma excelente voz para cantar. Era vegetariano e seguia à risca uma dieta saudável. Como protetor de animais que foi, dava-se ao luxo de comprar animais em feiras para ter o prazer de os soltar em liberdade.

PABLO PICASSO
lu 3

Embora conheçamos o artista por um nome encurtado para Pablo Ruiz Picasso pelo próprio, seu nome completo é:

 Pablo Diego José de Paula Juan Nepomuceno dos Remédios Cipriano da Santíssima Trindade Ruiz e Picasso.

Picasso, é  considerado um dos artistas que mais realizou desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX, e foi responsável por importantes avanços na pintura.

Cerca de 350 trabalhos do pintor já foram roubados, mais do que de qualquer artista na história.
VICENT VAN GOGH

 

lu 44

É considerada uma das mais famosas pinturas de Van Gogh. E ela foi pintada em um asilo, na França. Van Gogh se internou no asilo para remediar um colapso nervoso, que teve em 1888. Retrata a vista da janela de seu quarto combinada com elementos da imaginação.

Van Gogh foi um dos pintores mais influentes de todos os tempos. Natural da Holanda, autodidata, em 10 anos, ele produziu cerca de 900 obras artísticas. O que significa praticamente uma a cada três dias.

Ainda que tenha feito cerca de 900 obras, Van Gogh vendeu apenas uma pintura. Foi o quadro chamado The Red Vineyard, vendido por 400 francos, cerca de 2 mil reais 4 meses antes de sua morte. O cara que lutou a vida toda contra a pobreza mal saberia que, após morrer, um dos seus quadros seria leiloado a 140 milhões de dólares (Dr. Gachet, em 1999)  Uma pessoa perturbada mentalmente. Em uma de suas internações chegou a decapitar sua orelha esquerda, e comer as próprias tintas que trabalhava.

ANITA MALFATTI

lu 5lu 66

Monteiro Lobato foi um forte opositor dos modernistas. Em 1917, Anita Malfatti, recém-chegada da Europa, montou uma exposição com suas obras em São Paulo, considerada a primeira exposição modernista do Brasil. No dia 20 de dezembro, o escritor Monteiro Lobato publica um artigo no jornal O Estado de S. Paulo que criticava ferozmente a exposição de Malfatti, chamando as formas distorcidas e abstratas representadas nas obras modernistas de frutos de “cérebros transtornados por psicoses” e defendendo a arte clássica da época.

TICIANO (Tiziano Vecellio)

lu 7

Jamais pinte uma mulher velha, sejam quais forem as circunstâncias, pregava o artista Ticiano. Mas ele mesmo foi obrigado a quebrar essa regra quando a duquesa de Urbino pediu ao marido que o contratasse para pintá-la despida. Um amigo de Ticiano sugeriu que ele chamasse a moça mais atraente do bordel para posar e pintasse o seu corpo. A cabeça do retrato seria da duquesa, com alguns retoques. Ao ver o quadro pronto, a duquesa ficou maravilhada. Ainda mais porque a obra recebeu o nome de A Vênus de Urbino. O duque de Urbino também não se conteve diante do quadro e exclamou: Se eu pudesse ter o corpo dessa moça, mesmo com a cabeça de minha mulher, seria um homem muito mais feliz!

REMBRANDT VAN RIJN
lu 8

“SÍNDICOS DA GUILDA”

O holandês Rembrandt pintou o quadro Os síndicos da guilda dos fabricantes de tecido em 1662. Não agradou aos clientes que o haviam encomendado. Disseram que a obra não tinha sido “decentemente pintada. Hoje o quadro é considerado uma das obras-primas do artista holandês. Ele fez mais de 75 auto retratos e, dessa forma, registrou praticamente todos as fases de sua vida.

SALVADOR DALI

lu 9

Com dimensões reduzidas (24 x 33 cm), foi criada em 1931 em apenas cinco horas durante uma catarse criativa do artista. Conta-se que Dalí havia comido queijo camembert naquele dia e estava indisposto. Enquanto sua esposa se divertia com amigos, o artista decidiu ficar em casa. Ao se isolar no ateliê  concebeu a pintura que se tornou uma das mais importantes do movimento das vanguardas europeias.      Os relógios que se derretem representam um tempo que passa de forma diferente. Ao contrário dos relógios normais, que marcam com precisão a passagem dos segundos, estes relógios de Dalí possuem marcações distintas, pois os seus ponteiros estão derretidos e trazem uma noção distorcida dos segundos.
Há ainda a interpretação dos relógios derretidos estarem relacionados à impotência sexual, assunto abordado em outros trabalhos do artista. Por meio da consistência do objeto, nesse caso flácido, Dalí cria um elo entre a sexualidade e o tempo. A mosca que aparece pousada sobre um dos relógios é mais uma confirmação de que o artista trata a questão do tempo nessa obra. O inseto simboliza a passagem dos ciclos e nos lembra que “o tempo voa”, ainda que de forma variável para cada indivíduo. A árvore exibida na tela surge como uma estrutura de sustentação de um dos relógios escorridos. Esse elemento simboliza uma oliveira, árvore muito comum na Catalunha, terra natal de Salvador Dalí. O fato do tronco estar ressecado, sem uma folha verde sequer, nos faz pensar mais uma vez nos ciclos da natureza, e por consequência no tempo e na vida. A busca de Dalí pelo inconsciente está refletida no quadro pela sua caricatura que dorme. A temporalidade está em outro plano. O inconsciente é matéria essencial para Salvador Dalí e sua atemporalidade está expressa na obra com o uso de relógios que derretem ao serem expostos à persistência da memória.
Essas e outras curiosidades interessantes dos mestres da pintura nos fazem viajar no tempo, imaginando cada detalhe na composição de obras que se tornaram um patrimônio artístico. Por essas e outras que me apaixonei pela arte e faço meus trabalhos com grande prazer, imprimindo em cada um, minha essência e parte de minha alma.