Moradora do bairro da Gleba C, em Camaçari, Leni da Conceição é mãe de um filho, tem 49 anos e há cinco atua na administração da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc). Ela foi uma das três mulheres baianas que se formaram nesta quarta-feira (3), em cerimônia realizada na unidade Q1 da Braskem, no Polo Industrial de Camaçari, no curso de “Agente de Gestão de Cooperativas de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos”. As outras duas formandas atuam nas cooperativas de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) e de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary), ambas em Salvador.

 

Promovido pelo Programa Ser+, que é desenvolvido pela Braskem e executado pela Mãos Verdes, a capacitação durou seis meses e também foi voltada para integrantes de cooperativas dos estados de Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul, totalizando 10 formandos. O objetivo foi preparar novos cooperados para apoiarem os líderes na gestão das entidades, a partir do desenvolvimento de competências que permitam trabalhar com gestão de processos, gerenciamento e recrutamento de pessoas, controle e mensuração de indicadores e implementação de ações.

“Esse curso caiu para mim como uma luva, agregou bastante ao meu trabalho. Gostei muito do aprendizado na parte de logística. São coisas que aprendi que estão agregando, e muito, a minha atuação no dia a dia, principalmente na parte de gestão da cooperativa”, afirma Leni da Conceição, da Coopmarc.

 

Atuando há 9 anos com reciclagem, Edmara Rodrigues, 33 anos, atualmente trabalha no setor de separação de resíduos da Camapet. Para ela, a capacitação foi importante para organizar todas as etapas do trabalho. “Achei muito bom o curso. Aprendi coisas que são importantes para o meu trabalho, como a forma que devemos organizar a produção, a coleta dos materiais, por exemplo, e como devemos planejar a atuação em cada área, para que tudo corra bem e a gente tenha uma melhor renda no final do processo”, descreve a cooperada.

 

Já para Roseli dos Santos, 44 anos, que trabalha há dois anos na administração da Cooperguary, a hora é de crescer com a entidade, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso. “A ideia agora é incrementar nossa atuação, acrescentar o que aprendi na gestão da Cooperguary para melhorar todos os resultados”, afirma Roseli, moradora do bairro de Periperi, em Salvador.

 

A formação teve uma carga horária de 160h e contou com uma bolsa auxílio no valor de R$ 400 por mês para as participantes. Entre as disciplinas, o curso ofertou: legislações para cooperativas de reciclagem, procedimentos de recursos humanos, gestão de processos produtivos e ferramentas de gestão de resultados, entre outras.

 

“É uma iniciativa que vai qualificar o funcionamento dessas cooperativas, com a utilização de ferramentas necessárias e gestão profissional. Isso vai permitir que tenham mais autonomia e eficiência, fortalecendo assim toda a cadeia da economia circular”, explica Graziela Vasconcelos, analista de Relações Institucionais da Braskem.