(Metro1)- O secretário estadual de Comunicação, André Curvello, avaliou que a aprovação do Projeto de Lei das Fake News na Câmara dos Deputados é um avanço para o país. Apesar de não concordar com alguns pontos da proposta, Curvello disse que, pela primeira vez, um projeto está destacando os riscos que a internet pode conter e responsabilizando devidamente as plataformas.

“Esse projeto começou a ser discutido há quatro anos, mas infelizmente não foi adiante com a velocidade e com a seriedade que seriam necessárias. Mas hoje, até motivado pelo advento triste de ameaça às escolas, o Congresso resolveu colocar em pauta e pode ser voltado de hoje para amanhã. Penso que no mundo do ‘on’ e do ‘off’ tem que ter regras, tem que ter respeito. Acho que essas plataformas têm que acordar pra isso. No fundo, todas elas querem faturar, e muitas vezes isso acontece alavancando notícias falsas”, analisou nesta terça-feira (2) Curvello, em entrevista a José Eduardo, na Rádio Metropole.

A votação do PL das Fake News na Câmara dos Deputados estava prevista para esta terça-feira, mas pode ser adiada diante das chances de o texto ser rejeitado pelo plenário. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), vai conversar com os líderes dos partidos para tomar uma decisão.

Citando a mensagem do Google, Curvello disse ainda na entrevista à Metropole, que as plataformas estão se preocupando apenas com elas mesmas. “Porque assim eu vou reduzir o meu consumo e isso as prejudica [as empresas]. Não podemos deixar como está, as pessoas fazem ataques e não são responsabilizadas”, pontuou.

Confira a entrevista completa: