WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

abril 2023
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


Estudantes do IFBA Ilhéus concorrem a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

 

Os estudantes Helloisa Silva Santana e Ícaro dos Santos Laranjeiras, bolsistas de iniciação científica do campus Ilhéus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), estão concorrendo na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A indicação foi feita pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA pelo critério nota do relatório da pesquisa e relatório de projeto. Helloisa e Ícaro, bolsistas do campus Ilhéus foram indicados junto com mais sete colegas vinculados/as aos campi de Salvador, Simões Filho, Vitória da Conquista e Camaçari.

O projeto desenvolvido por Ícaro Laranjeiras com título Tempos-espaços de aprender nas AENPES: permanência de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFBA, foi orientado pela Profa. Dra. Graziela Ninck Dias Menezes. O trabalho analisou como as propostas das Atividades Educacionais Não-presenciais Emergenciais – AENPES desenvolvidas no campus Ilhéus do IFBA colaborou com a permanência de estudantes no Ensino Médio Integrado.

A pesquisa identificou dois momentos distintos de ação pedagógica durante a AENPE. Inicialmente notou-se um cuidado para flexibilização dos tempos-espaços, preocupação com a inserção do protagonismo estudantil e docente enquanto parte do processo estrutural da proposta, revelando uma rearticulação do trabalho pedagógico. Apesar de destacar a necessidade de flexibilização dos tempos e espaços de aprendizagem e os efeitos positivos do momento inicial, a pesquisa observou que com a continuidade e prolongamento do trabalho remoto houve um declínio no fomento ao trabalho coletivo docente e uma condução que levou à passividade da comunidade discente na produção das atividades pedagógicas.

Para Ícaro, a pesquisa deixou em evidencia que quando a ação pedagógica assume caráter coletivo, fortalece a participação e protagonismo dos docentes e discentes. Assim, importância da rearticulação escolar afim de propor a construção de presenças afirmativas que integrem o/a estudante como parte fundamental e complexa das relações de ensino-aprendizagem.

O estudante, concluinte do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado ao Ensino Médio, foi recentemente aprovado na Universidade Federal do Sul da Bahia e cursará Políticas Públicas em sua graduação.

O projeto de Helloisa Silva Santana intitulado Gênero e patriarcado na obra São Bernardo de Graciliano Ramos foi orientado pela professora Celina Rosa dos Santos. Ao final do projeto, por motivos de saúde da professora, a orientação foi concluída pelo prof. Rodrigo Rizério Almeida e Pessoa. A pesquisa analisou as representações sociais das personagens femininas na obra literária, destacando de que modo os valores da sociedade patriarcal brasileira da década de 1930/1940 repercutem nas personagens femininas brancas e negras retratadas na obra. O romance tem como núcleo principal a relação da mulher branca Madalena com o seu marido Paulo Honório. Se, por um lado, devido ao relevo que a relação ganha no enredo, fica evidente todo o sofrimento de Madalena – o que culminou em sua morte –   ao mesmo tempo não passaram desapercebidas todas as opressões graves sofridas pelas mulheres negras, devido aos marcadores de cor/raça, gênero e classe social, colocando-as em uma posição subalternizada e sexualizada.

A aluna Helloisa Silva Santana atualmente cursa 4º ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho no campus Ilhéus e compõe o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro Indígena –NEABI.

1 resposta para “Estudantes do IFBA Ilhéus concorrem a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq”

  • Ícaro Laranjeira says:

    Obrigado pela visibilidade! Era impensável pra mim, advindo de uma educação estadual com todo o seu requinte de crueldade em forma de sucateamento, ocupar um espaço de destaque dentro da academia em segmentos de ciência, pesquisa e extensão. Só tenho a agradecer pela oportunidade de ser visto e dizer que há uma educação pública de qualidade e referência palpável aos estudantes da educação básica e esta é o Instituto Federal da Bahia! Viva a educação federal!

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia