A equipe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou uma ampla orientação sobre tuberculose para pacientes e acompanhantes que estavam na sala de espera do Ambulatório da unidade.

A ação teve como objetivo divulgar os sintomas, informar as formas de tratamento e prevenção da tuberculose, bem como os locais para atendimento caso o indivíduo seja acometimento pela doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, informou o enfermeiro João Henrique Araújo Andrade, gerente de Enfermagem do HRCC.

Ele também acrescentou que essa patologia pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). “Escolhemos o ‘Dia Mundial de Combate à Tuberculose’ para esclarecer sobre as questões relacionadas a doença. Vale ressaltar que esta data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador dessa enfermidade, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch”, explicou.

A enfermeira Laís Góes, responsável pelo NHE do HRCC, reforça que a transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. “O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo”, esclareceu.

“Nossa ação visa combater a doença, esclarecer a população qual o tipo de atendimento deverá ser procurado mediante ao início de sintomas, com o objetivo de tratar a doença em tempo oportuno e interromper a cadeia de transmissão. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito”, declarou.

Sinais e sintomas mais frequentes da tuberculose

Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue.

Cansaço excessivo e prostração.

Febre baixa geralmente no período da tarde.

Suor noturno.

Falta de apetite.

Emagrecimento acentuado.

Rouquidão.