Oliveira à frente de uma das nove turmas de pilotagem de drone que já formou na região

 

Nos seus vídeos no YouTube, Oliveira costuma pedir que os internautas procurem pelo binômio “drone Itabuna” no Google. Quando o pedido é atendido, os primeiros resultados da busca mostram os canais da Zédrone na internet. Essa é uma maneira certeira de demonstrar que a marca é referência na produção de imagens aéreas na cidade. Mas, em 2017, quando registrou o nome da empresa em homenagem ao filho, os voos da Zédrone ainda eram incipientes, recorda Oliveira José Miranda Júnior. “Todo início é difícil, é complicado”.

O produtor associa o boom de seu canal à cobertura de duas realidades bem diferentes. Nascido em Itabuna e morador da Urbis IV, ele foi um dos milhares de cidadãos que viram seus bairros tomados pelas águas do Rio Cachoeira, na enchente de dezembro de 2021, considerada a maior em quase 60 anos. Um dos vídeos da Zédrone, com mais de 270 mil visualizações, mostra o bairro completamente inundado, assim como a Rua de Palha (Maria Matos).

 

O sucesso do canal, segundo Oliveira, também se deve à cobertura das transformações da paisagem urbana de Itabuna e Ilhéus. Ele notou essa demanda nos comentários dos internautas sobre as primeiras imagens aéreas que fez das obras da BA-649, construída pelo Governo do Estado ao lado direito do curso do Rio Cachoeira. Nessa época, muita gente questionava o andamento da construção.

“Então, eu falei: vamos ver se essa obra é de verdade mesmo, se está acontecendo, e comecei a fazer o vídeo. Informava o período da execução e dava uma dimensão [do andamento da obra] para as pessoas entenderem, porque muita gente hoje ainda não entende que essa obra está sendo feita para desafogar o fluxo de veículos entre as duas cidades e é uma coisa de grande importância”, relata.

CURSO E MERCADO

Além da experiência dos anos de prática, Oliveira aperfeiçoou sua formação e deu início a um curso de pilotagem de drones. Com carga de 8h, o curso alia estudo teórico à aula prática em ambiente controlado, além de simulações. A próxima edição será neste sábado (25), no Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna.

A pedido do PIMENTA, Oliveira também listou os requisitos para se pilotar um drone no Brasil, seja de forma profissional ou amadora. Primeiro, o equipamento deve ter registro homologado pela Anatel. Segundo ele, os aparelhos disponíveis no mercado brasileiro já vêm registrados, enquanto os importados devem ser submetidos ao procedimento, que é gratuito.

Além disso, todo voo deve ser comunicado, antecipadamente, ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Essa obrigação é especialmente importante para a segurança do espaço aéreo, sobretudo em locais com aeroportos e helipontos, explica Oliveira Júnior.

 

Zédrone orienta manuseio de controle do drone por aluno

No curso, o aluno também é apresentado às diferentes categorias e maneiras de uso profissional do equipamento. “Apontamos cem possibilidades de inserção no mercado, o drone é um instrumento útil para diversas atividades, desde o audiovisual, que é o nosso foco, ao trabalho no agronegócio, monitoramento e levantamento de áreas”, exemplifica Oliveira. No próximo dia 29, a produtora lançará uma versão online do curso teórico. Mais informações podem ser obtidas no perfil da Zédrone no Instagram. (do Pimenta)