Pelo segundo ano consecutivo acontece a parceria entre o Origem Week – Feira de Origem e Negócios, que é o maior evento gourmet da Bahia, com o Feagri (Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia), ação da Secretaria de Agricultura do estado (SEAGRI). Os dois levam suas programações para o Centro de Convenções de Salvador, tendo várias ações em paralelo. O Origem Week tem programação entre 30 de março e 2 de abril; o Feagri nos dias 30 e 31 de março.

“É muito importante a construção de projetos em parceria e essa junção de forças entre a Seagri e o Origem Week já nasceu vencedora. Ano passado, tivemos um evento muito produtivo e tenho certeza de que agora, em 2023, essa reunião de representantes de variadas frentes ligadas à agropecuária irá se consolidar como um momento de exposição, planejamento e construção de projetos que irão fortalecer ainda mais os negócios do campo”, comenta o titular da Seagri, Wallison Tum.

O Origem Week movimentou, em 2022, quase R$ 2 milhões em negócios realizados. Agroa, a segunda edição do evento na capital baiana vai reunir produtos gourmet, artesanais e da agricultura familiar, com expositores e representantes das principais marcas e produtores do setor. São esperados mais de 200 expositores e 250 marcas de diversos municípios baianos, além de outros estados convidados. O Origem Week 2023 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceira com o Governo da Bahia, através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE e SEAGRI.

O Origem Week conta com a presença de chefs, empreendedores, produtores, atacadistas, varejistas, especialistas em gastronomia e consumidores em geral, de delícias como queijos baianos premiados, vinhos, chocolates, cacau, doces, cafés, charutos, e muitos mais, fortalecendo os setores econômicos mais promissores, na atualidade, pelo perfil de produção e exigência no consumo.

Já o Feagri chega à sua terceira edição. Reunindo secretários e gestores da agropecuária de municípios da Bahia, o encontro traz programação focada na discussão das potencialidades da agropecuária para o desenvolvimento sustentável das regiões e na instrumentalização de secretários municipais e técnicos para que se tornem aptos a realizar projetos que tragam recursos às suas cidades, provindos de fontes variadas de estímulo à área.

Coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), o Feagri fomenta parcerias institucionais entre municípios, órgãos estaduais e demais instâncias da sociedade que tenham trabalhos sérios e referendados no setor. Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e do controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações.

A iniciativa, ainda, pretende estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o crescimento econômico e social. Dessa forma, busca-se incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano.

Nesta edição, o Feagri conta com o apoio da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF)