Ensino Médio, avaliações nacionais e financiamento são alguns dos temas estratégicos que estão sendo discutidos no Encontro dos Secretários Estaduais de Educação, a acontecer até esta sexta-feira (17), em Brasília. A atividade, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), conta com a participação da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.

“Está sendo um momento valioso para discutirmos, conjuntamente, temas prioritários para a Educação do país, como a pauta do novo Ensino Médio e as avaliações. A reunião permite a interação com os estados brasileiros e um alinhamento com o governo federal, visando o melhor para os nossos estudantes”, afirmou Adélia.

Nessa quinta-feira (16), na primeira parte da programação, os secretários receberam o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Manoel Palácios, com quem discutiram o IDEB, novo ENEM e novo SAEB. Aos gestores, Palácios garantiu que as decisões sobre as avaliações do Ensino Médio necessariamente serão tomadas a partir do direcionamento dos gestores estaduais, que são responsáveis por mais de 85% da matrícula desta etapa de ensino.

Ficou encaminhado que o INEP e o CONSED irão se articular para definir as mudanças necessárias nessas avaliações. Manoel Palácios também adiantou que quer uma aproximação maior com os sistemas estaduais de avaliação.

Ainda neste primeiro dia, os secretários definiram os temas prioritários que serão trabalhados pelo conselho nos próximos dois anos. São eles: Ensino Médio, Tempo Integral, valorização dos profissionais da Educação, avaliação, tecnologia, financiamento, regime de colaboração e Educação Especial.

Nesta sexta, segundo dia de reunião, o conselho apresentará ao Ministério da Educação um levantamento sobre a implementação do novo Ensino Médio nos estados.

*Com informações da Ascom Consed.

Foto: Gabriel Pinheiro/CNI