O 13, localizado em Porto Seguro, unidade pertencente à rede estadual de ensino, teve 63 estudantes aprovados para o Ensino Superior, sendo 49 em universidades e instituições públicas, através de processos seletivos, como vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SISU). Por meio do sistema do Ministério da Educação (MEC), as instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para os candidatos, que são classificados de acordo com a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A estudante Alice de Jesus Fernandes, 18, não esconde a satisfação com a aprovação no curso de Licenciatura em Linguagens e suas Tecnologias, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Estou muito feliz com esta conquista, pois sou a primeira da minha família a ingressar no Ensino Superior e meus familiares estão muito orgulhosos. Além da preparação no CIEB, ter participado do Programa Universidade para Todos (UPT) foi um diferencial, porque aprendi muito, principalmente conteúdos de Biologia e Química”.

Paulo César Santos, 18, que irá cursar Licenciatura em Física, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), também é o primeiro da família a entrar em uma universidade pública e conta que sonhava com esta carreira. “A minha mãe sempre teve o sonho de ter um filho estudando em uma universidade federal e, agora, isso se tornou uma realidade. Desde criança, já me via como um dos físicos que passavam no canal History Chanel, pois queria desvendar as teorias complexas e os paradoxos intermináveis. Junto a tudo isso, também sempre quis ter o poder de ensinar as pessoas e mudá-las, como os meus professores me mudaram”, revelou.

Ana Beatriz Farias, 18, já está na expectativa para iniciar a sua graduação em Ciências Biológicas, na UFSB. “É um passo muito grande na minha vida. Afinal, nos preparamos a vida toda para isso. Entrar em uma universidade federal ainda não é uma coisa fácil. Eu estou ansiosa para começar, pois é o início de muitos aprendizados e a abertura de novos horizontes”, comentou, empolgada.

Quem também está contente com a aprovação em Ciências Humanas e suas Tecnologias, na UFSB, é o estudante Clayton dos Santos, 18. “Eu sempre gostei da área de Humanas, como História e Filosofia, e queria estudar a sociedade em si. Então, entrar nesse curso, realmente, me empolgou e estou muito animado para aprender. Esta aprovação é um marco na minha vida”, afirmou.

Ações preparatórias – Para reforçar a preparação dos estudantes das escolas da rede estadual, a SEC promove o ENEM 100%, projeto realizado anualmente, entre julho e novembro, que consiste em aulões de revisão de diferentes componentes curriculares. No ano passado, a atividade envolveu 200 escolas e cerca de 8 mil estudantes. A SEC também desenvolve o Universidade para Todos (UPT), programa direcionado a alunos concluintes e egressos do Ensino Médio da rede, que visa contribuir com o ingresso dos estudantes ao Ensino Superior. Transformado em política pública de Estado, em 2020, o UPT é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).