O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu na tarde de ontem, dia 9, uma palestra sobre doação de sangue no auditório. A iniciativa foi da Agência Transfusional da unidade hospitalar com o objetivo de sensibilizar acompanhantes de pacientes sobre a necessidade da doação de sangue para atender à demanda do hospital.

Durante a explanação, o enfermeiro Hudson Santos, responsável pela captação na unidade hospitalar, explicou aos acompanhantes como é feita a captação. Falou dos requisitos necessários para se tornar um doador de sangue voluntário e esclareceu dúvidas.

“A ideia é que essas pessoas sejam agentes de divulgação em suas redes sociais para que a gente consiga a quantidade de sangue necessária, tanto para a emergência quanto para as cirurgias eletivas”, disse.

Segundo a coordenadora da Agência Transfusional, Maria de Fátima Nicácio, a ideia é realizar palestras sobre a doação de sangue pelo menos uma vez ao mês, devido à grande rotatividade de pacientes e acompanhantes.

“Além de atender a população de Itabuna, o Hospital de Base recebe pacientes de mais de 150 municípios da região. Para manter o estoque de sangue e hemoderivados em dia, a unidade hospitalar necessita de 400 bolsas de sangue por mês”, declarou.

Alisson de Souza França está acompanhando uma parente e disse que nunca doou sangue. Mas, ao assistir a palestra decidiu se tornar um doador. “Saber que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas é muito importante”, falou.

Para Luciano de Jesus Souza, que está acompanhando o pai no hospital, a palestra foi ótima. “A doação de sangue é uma forma de ajudar ao próximo”, finalizou.