A Comissão de Mulheres do Sinjorba no Dia Internacional da Mulher da Marcha 8M, em Salvador. Representantes de organizações, movimentos sociais e coletivos de mulheres se encontraram no Largo da Lapinha e saíram em caminhada até o Pelourinho protestando contra a violência de gênero, desigualdade salarial, assédio moral e sexual, racismo e todas as formas de opressão contra mulheres. O percurso realizado simbolizou a trajetória de luta das mulheres pela Independência da Bahia.

As jornalistas levaram à caminhada das mulheres uma faixa cobrando da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) que investigue as denúncias de assédio moral contra a direção do Sistema UESB de Rádio e TV e na Assessoria de Comunicação. A denúncia foi feita por quatro profissionais, sendo três mulheres. A mesma cobrança aconteceu no evento promovido pelas mulheres em Vitória da Conquista, sede da instituição.

A vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, destaca a importância da manifestação coletiva contra as diversas formas de violência contra mulher e acredita que as mulheres jornalistas podem contribuir com essa luta. “O 8 de março é um dia simbólico de luta, mas devemos lembrar que mulheres são vítimas de violência todos os dias, portanto, essa luta deve ser diária. Nós jornalistas sofremos uma série de violações à nossa condição de gênero no exercício profissional e não podemos naturalizar os assédios e ataques machistas contra nenhuma trabalhadora, que está ali exercendo seu trabalho que é fundamental para manutenção da democracia. Lute como uma jornalista e junte-se ao combate à violência de gênero”, ressalta Fernanda.

A coordenadora da Comissão de Mulheres, Isabel Santos, lembra que nesta sexta-feira (10) a 4ª Jornada de Mulheres do Sinjorba continua, com a realização da Roda de Conversa – Lute Como uma Jornalista e Combata a Violência de Gênero. “O nosso evento, que será realizado presencialmente, pela primeira vez, depois da pandemia, o que nos traz muito alegria, busca fortalecer a luta das jornalistas pelo respeito às mulheres. Queremos dar um basta à violência que nos chega das mais variadas formas e, atualmente, atinge as profissionais da imprensa. Esperamos reunir um grande número de colegas para esse momento ímpar”, confia Isabel.

A Roda de Conversa – Lute Como uma Jornalista e Combata a Violência de Gênero será realizado nesta sexta-feira (10), a partir das 14h no Auditório Samuel Celestino, da ABI-Bahia (Rua Guedes de Brito, 1 – Edf. Ranulfo Oliveira – Centro) na sede da ABI-Bahia.