Maria Cristina Rangel, Lurdes Bertol Rocha e Anna Lúcia Côgo, integrantes do Laboratório de Ensino de História e Geografia (Lahige) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estão lançando pela Editus o livro “Encantos da Lagoa Encantada-Mitos e Lendas”. A idéia de produzir o material didático surgiu em 2014, quando as autoras se  dispuseram a levar à frente o projeto de montagem de um kit didático, incluindo livro e vídeo paradidáticos sobre mitos e lendas da Lagoa Encantada, um dos mais belos recantos naturais de Ilhéus.

 

De lá para cá, até sua finalização, houve muitos encantos e desencantos, encontros e desencontros, próprios da vida acadêmica, o que tomou muito tempo da equipe do projeto originalmente intitulado “Os encantos da Lagoa Encantada: a percepção e o significado da lagoa na visão dos moradores do seu entorno”, pensado para atender a uma das linhas de atuação do Núcleo Lahige: “Ação de pesquisa e produção de materiais didáticos”.

 

O  livro traz em si não apenas uma ação de pesquisa, a investigação de como os moradores do entorno da Lagoa Encantada a percebem e significam, tendo como fundamentação teórico-metodológica a Geografia Humanista, com ênfase nas teorias do significado para o entendimento da criação de lendas e mitos na relação do homem com o espaço geográfico, mas também comporta uma ação extensionista, que é a produção de um livro didático e de um documentário (em áudio e vídeo), em sintonia com a proposta de criação do Lahige.

Moradores do entorno da Lagoa foram convidados a expressar, por meio de um roteiro de entrevista, o modo como vivem e percebem a Lagoa, inclusive no que diz respeito a suas lendas. Também  foram realizadas entrevistas em áudio e vídeo com moradores do entorno da lagoa sobre mitos, lendas e outras artes, para complemento de informações já existentes e de domínio público referenciadas na internet.

 

As fontes primárias utilizadas para elaborar este livro se constituem de entrevistas orais (apenas áudio) e gravações em audiovisual com moradores(as) do entorno da Lagoa contando mitos e lendas regionais. As fontes secundárias reúnem documentos sobre história, mitos e lendas da Lagoa Encantada, disponíveis no Centro de Documentação e Memória Regional (Cedoc) da Uesc e na Prefeitura de Ilhéus. Para melhor caracterizar a área de estudo e seus aspectos geográficos, recorremos a referências bibliográficas e a dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ambos de domínio público.

Os participantes da pesquisa foram selecionados conforme a metodologia “Bola de Neve”, na qual, a partir do contato inicial com um morador e contador de mitos e lendas da Lagoa, identificamos os demais entrevistados, e assim sucessivamente. A quantidade de entrevistados foi definida por saturação, na medida em que as respostas a nossos questionamentos foram se repetindo dentre estes.

 

Ao longo do livro, procurou-se demonstrar que os moradores da comunidade de Areias desempenham papel ativo na produção da realidade sobre a Lagoa Encantada, posto que, ao construir representações – lendas, mitos, poesias e outras artes – sobre o lugar em que vivem, consubstanciam a lagoa de subjetividades.

 

O livro mostra uma relação íntima entre o espaço que produz o indivíduo e o indivíduo produtor do espaço geográfico, em um processo permanente de retroalimentação. Neste momento permanente de transformação do espaço geográfico, os moradores do entorno da lagoa, ao falar das lendas, mitos e poesias, estão falando também sobre si, de como percebem a lagoa ou de como a lagoa faz parte de suas vivências e experiências.

 

Contatos: Contatos: (073)9127-0714 – (073)3680-5112 (DCAA)