O Governo do Estado da Bahia está trabalhando para promover a inovação e fortalecer o sistema de ciência, tecnologia e inovação do estado. Para isso, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) se reuniram hoje, 1º de março, para alinhar formas de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Bahia.

O encontro contou com a presença do secretário André Joazeiro (Secti), do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, além das respectivas equipes técnicas. O objetivo é formalizar parcerias em ações estratégicas para favorecer a gestão da Política de Inovação e consolidar o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.


Outro órgão que caminha nessa parceria e vem investindo em inovação é a Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde a SEI realiza, na próxima sexta-feira (03/03), reunião e apresentação de dados e informações estratégicas sobre a Bahia.

“Nosso objetivo comum é contribuir para o fortalecimento dos NITs na Bahia, estimular e apoiar a capacitação das equipes, de forma a aumentar sua eficiência e fomentar o ecossistema de inovação. Somente investindo em tecnologia, ciência, inovação e informação estratégica de qualidade poderemos ter uma Bahia competitiva, vanguardista e coerente com os novos tempos”, disse o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.

O secretário da Secti, André Joazeiro, ressalta que desde o momento em que a SEI passa a ser uma ICT, a sinergia com a pasta de ciência, tecnologia e inovação se torna substancial para a criação de ações conjuntas para o desenvolvimento da Bahia. “Nossa relação com a SEI, a partir do momento que se transformou em um instituto de pesquisa, vai ser muito mais próxima. A aproximação da secretaria e Fapesb com a SEI é fundamental para desenvolvermos projetos em comum. Por conta disso, realizamos essa reunião de alinhamento e de planejamento, derivando disso ações de estudos e pesquisas do interesse do Governo do Estado da Bahia”.

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) são estruturas instituídas por uma ou mais Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), que têm por finalidade a gestão de políticas institucionais de inovação. A SEI é a primeira ICT instituída do Estado da Bahia. A parceria poderá ser desdobrada em ações que favoreçam parcerias com empresas, inventores independentes e demais atores do sistema de inovação, a difusão das propriedades intelectuais geradas no âmbito das ICTs, a disseminação e o compartilhamento das boas práticas de gestão da propriedade intelectual, o trabalho cooperativo entre grupos, entre outras vantagens para alcançar uma estrutura de Estado mais avançada.