O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição vinculada à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu uma ação preventiva no Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), comemorado hoje, dia 28.

Realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e os Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), a ação teve como tem: “O melhor remédio é a prevenção” e foi direcionada para os colaboradores do setor administrativo da unidade hospitalar.

O objetivo foi de chamar a atenção para as duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de pessoas no Brasil, diariamente. Durante a ação, os membros da CIPA/SESMT percorreram as salas dos setores, distribuíram cartazes com informações acerca da LER/DORT e conversaram com os colaboradores sobre formas de prevenção destas doenças.

Pedro José de Souza, que é técnico de segurança do trabalho, enfatizou a importância de cada pessoa reservar um tempo para pausar as atividades laborais para se cuidar. Lembrou também, que muitos fatores contribuem para que tais doenças se desenvolvam: “Por vezes, o colaborador realiza movimentos repetitivos, como o uso do computador e celular, não respeita o horário para descanso após o almoço e não mantém a postura correta”, disse.

O engenheiro do SESMT Guilherme Malta explicou que as consequências decorrentes desses problemas podem surgir como dor, cansaço, formigamento em partes do corpo, inchaço, desconforto físico e mental. A longo prazo, podem ocasionar lesões graves e acometer a saúde do trabalhador. A ação terminou com ginástica laboral nos setores realizada pela enfermeira do SESMT Maria Cristiana dos Santos.

A CIPA tem como uma de suas atribuições conscientizar os colaboradores em relação à saúde no ambiente do trabalho, através de campanhas e ações. Em parceria com o SESMT tem a função de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu ambiente de trabalho.