Para apresentar o chamamento público de estruturação de projetos no setor de Resíduos Sólidos Urbanos, prefeitos e secretários dos municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) participaram de uma reunião online com a Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (23).

O encontro contou com a presença do presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, do prefeito de Maraú, Manassés Souza, e de representantes dos municípios de Itabuna, Almadina, Barro Preto, Uruçuca, Ilhéus, Ubaitaba, Itajuípe, Floresta Azul, Ibicaraí e Coaraci.

Durante a reunião, a equipe da Caixa esclareceu dúvidas e explicou as vantagens da iniciativa, que cobrirá 100% dos custos da estruturação de projetos de concessão no setor de manejo de resíduos sólidos urbanos, sem a necessidade de contrapartida financeira do ente público. A parceria é entre SEPPI, CAIXA e BNDES, focada na aceleração do desenvolvimento regional no país, a partir da união das instituições para promover o marco do saneamento e desenvolvimento da infraestrutura socioeconômica do Brasil.

Para o presidente do CDS-LS, “essa iniciativa representa uma oportunidade para os municípios do território investirem na gestão de resíduos sólidos urbanos, melhorando a qualidade de vida da população e preservando o meio ambiente”, destacou Antônio de Anízio.

A estratégia otimiza o serviço de assessoramento técnico de projetos, com a troca de experiências na prestação de serviços de gerenciamento, planejamento, monitoramento e validação, em conjunto com o ente público, dos documentos técnicos como estudos de engenharia, jurídicos, socioambiental, comunicação e econômico-financeiro, desde o início do projeto até a ida ao mercado em licitação e a seleção do licitante vencedor.

O consórcio deve enviar seu projeto até o prazo final do edital, que é dia 28 de fevereiro.