Aconteceu em Ilhéus
Anna Lívia Ribeiro
No dia onze de fevereiro, foi realizado em Ilhéus o primeiro Tour Histórico Literário idealizado pela ViaDestino, em parceria com as escritoras Elisa Oliveira e Luh Oliveira. O tour tem como objetivo enxergar a cidade, por mais que pareça comum e cotidiana para os seus moradores, ampliando a percepção ambiental através das transformações das paisagens, história, cultura e literatura.
É valorizar artistas, escritores locais e despertar a sensibilidade das pessoas no que diz respeito aos nossos patrimônios material e imaterial que estão à nossa volta. É dialogar com o presente, com o passado, com o futuro. É um convite para Conhecermos e Pertencermos! É um convite para sermos turistas em Nossa própria Cidade!
Participaram do tour pessoas que nasceram e moram em Ilhéus, com exceção da Fabiana, que não é da cidade, mas está na região.
O Tour Histórico Literário é um passeio pelo Centro histórico de Ilhéus através de poemas, músicas, fotografias e história. É uma caminhada autêntica, por solo colonial, para quem nasceu, mora e vive na cidade. É um tour de Ilhéus para Ilhéus.
Começa na praça do Cadete e segue por cenários históricos literários. É um novo olhar para a cidade. Um olhar mais interessado e com conhecimento.
Segundo Socorro Mendonça, uma das participantes do tour, “foi uma emoção boa pela beleza da proposta e não tão boa pelo que se constata ao pisar o chão com olhar atento e imaginando quanto seria lindo ter alguém comprometido, de fato, com a história e preservando o patrimônio. Conhecer para ser, para pertencer, para amar e jamais esquecer!”.
De acordo com Carlos Mascarenhas, o tour foi “oportuno, útil, inovador, delicioso. Assim foi o Tour Literário do pessoal da ViaDestino”.
Como a ViaDestino desenvolve projetos e produtos voltados para o Turismo Pedagógico, tivemos representantes do Colégio Impacto e da Escola e Brinquedoteca A Casa Amarela.
A professora Jucilene, da Casa Amarela, embevecida com o tour, deixou seu depoimento: “Quanta beleza, quanta riqueza (natural, histórica e cultural) entranhada em cada canto da nossa Ilhéus”.
Beleza mesmo foi ter a presença de um jovem estudante do curso de História da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O Gabriel nos disse que Ilhéus é: “A gema do Brasil, a princesinha do Sul e a verdadeira capital da Bahia. Eu gostei e nunca tinha ido no Museu da Capitania e nem na Casa de Cultura Jorge Amado”.
A Fabiana, que é turismóloga e atua na Elo Bike Trips (@elobiketrips), disse que conhecer a história da cidade por meio de poesias, arte, arquitetura e moradores locais entusiastas e apaixonados pelo lugar onde vivem mudou seu olhar sobre Ilhéus. Para ela, a curadoria de lugares e encontros foi perfeita, como uma contação de história.
Ilhéus é, a cada esquina, uma aula de História, Literatura, Geografia, Filosofia, Português… De Cidadania.
Seja Turista em sua própria cidade!
Vem fazer parte do próximo grupo!
—
Anna Lívia Ribeiro é ilheuense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduada em Gestão de Turismo, Sócia Diretora da ViaDestino Viagens. www.viadestinoviagens.com.br @viadestinoviagens.com.br
Bora fazer o tour antes que o prefeito desfigure a cidade por completo !