A jornalista itabunense Andréa Silva, um dos rostos mais famosos da televisão baiana, dará nome à Sala Oficial de Imprensa do Carnaval de Salvador deste ano. O espaço será inaugurado na abertura da folia, nesta quinta-feira (16), às 11h, pelo prefeito Bruno Reis (UB).

A repórter começou a carreira em Itabuna, na TV Cabrália, em meados da década de 90, de onde se transferiu para a TV Itapoan em 1995. De lá, foi para a TV Bahia, onde formou legião de fãs pela empatia nas ações da emissora afiliada da Rede Globo e profissionalismo nas reportagens nestes 27 anos.

A jornalista tem 50 anos, é casada com o repórter cinematográfico Ricardo Artner e tem dois filhos. À Agência de Comunicação de Salvador, Andréa lembra que sua primeira entrada ao vivo em emissora de TV na capital baiana ocorreu em 1995. Ela cobria o cortejo do Olodum para a TV Itapoan.

– Ficou marcado para mim e nunca vou esquecer. Viver o Carnaval apenas quatro meses depois de chegar a Salvador foi incrível. Eu, mesmo sendo baiana, nunca tinha passado o Carnaval na capital – afirma.

“ABRE, ABRE!”

Nesta relação com a música baiana e o carnaval de Salvador, Andréa ainda menciona momentos como a primeira festa da carreira solo de Saulo Fernandes, em 2013 e a “pipoca” do Igor Kannário dois anos depois.

– Atravessei com a nossa equipe toda aquela multidão para subir no trio. E o povo começou a nos ajudar: ‘abre, abre para a tia passar! – lembra Andréa, que não se vê foliã, mas curte demais o Carnaval.

FORA DO CARNAVAL

A homenagem à jornalista ocorre em um ano em que ela, pela primeira vez desde quando chegou a Salvador, não participará do Carnaval. Andréa Silva foi contaminada pela chikungunya na viagem a Itabuna, quando esteve na terra natal para cuidar dos pais, há mais de 10 dias.

– Dedéa não poderá subir e descer dos trios, sumir no meio do povo ao vivo na passarela do Campo Grande, abraçar Saulinho na pipoca e dizer o quanto a gente ama esse menino, brincar com os rapazes das Muquiranas (Bloco) e os pierrots de plataforma, trocar suor e vibração com vocês. Mas meu nome estará na avenida e isso me afaga, me dá a certeza de cura – escreveu.