O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, na manhã deste sábado (11), para vistoriar os imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, que serão entregues pelo presidente Lula na próxima terça-feira (14). De acordo com o ministro, a rápida reforma dos imóveis que estavam abandonados foi possível pela parceria firmada entre o Governo Federal e o estado baiano.

A previsão é de que no ato de entrega do próximo dia 14, o presidente Lula assine uma ordem de serviço para retomar mais de 5 mil obras do Minha Casa, Minha Vida no país.

“Aqui em Santo Amaro da Purificação seguimos essa estratégia para concluir as obras rapidamente e poder entregar logo as casas à população. Vamos fazer o mesmo em cidades de todo o país. Assim, evitamos a burocracia de ter que contratar outra empresa para fazer os reparos necessários”, declarou.

Acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e da prefeita da cidade, Alessandra Gomes, o ministro vistoriou as obras dos residenciais Vida Nova Santo Amaro e Vida Nova Sacramento. Entre as intervenções realizadas, estão obras de pavimentação asfáltica, pintura externa, revisão de telhados, bem como serviços de poda de plantas e limpeza da área externa. Os dois residenciais contam com 684 unidades habitacionais.

Segundo o ministro, são 170 mil moradias em todo o Brasil que já estão com mais de 90% de conclusão. “Quando estive aqui em janeiro, vi esse condomínio que estava concluído há seis anos, iniciado ainda no governo Dilma, e que foi deixado de lado. Retiraram até a segurança do local e aí furtaram quadro de luz, vaso sanitário, entre outras coisas. A determinação do presidente Lula é agilizar os consertos e entregar todos os imóveis”.

Além de Santo Amaro da Purificação, de forma simultânea, serão entregues imóveis em outras cidades. A ideia é que ministros do governo Lula estejam nos outros locais e por meio de um link ao vivo ocorra a comunicação com o presidente.

Parceria

Para acelerar as entregas dos imóveis que estão com obras bastante avançadas, o governo federal deve estabelecer parcerias com estados e municípios. “Estamos discutindo uma solução jurídica para que estados e municípios, que são mais rápidos na execução desses serviços de reparos, executem esses serviços. Queremos, até o final do ano, entregar essas 170 mil unidades a que me referi. Retornamos com a faixa 1 e esse será o carro chefe do programa”, afirmou o ministro.