O pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor doutor Cristiano Bahia, promoveu uma reunião com todos os diretores e a diretora de departamentos da instituição para discutir a distribuição de recursos destinados aos projetos de extensão nas diversas áreas do conhecimento. Segundo informou Bahia, o objetivo é manter de maneira democrática e participativa a distribuição de recursos para o ano de 2023, a partir de decisões de caráter coletivo.

 

O pró-reitor salientou o incremento de recursos destinados à Extensão no ano de 2022, de cerca de 60% em relação ao exercício de 2021, e de mais 15% para este ano, definido pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana, o que representa a valorização das atividades de extensão na graduação e na pós-graduação na Uesc. O valor total dos recursos a serem aplicados em 2023 gira em torno de dois milhões de reais.

 

A reunião com os diretores e a diretora de departamentos contou com a participação da gerente de Extensão, professora Roseanne Montargil, e do coordenador da Coordenador de Integração Comunitária, professor Emerson Lucena. “A finalidade do encontro foi dialogar sobre os procedimentos para execução dos recursos com eficiência e eficácia de forma proporcional”, afirmou Cristiano Bahia.

Os recursos serão utilizados entre as diversas ações de extensão, nas seguintes áreas temáticas: Saúde, Meio Ambiente, Educação, Trabalho, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação/Tecnologia e Produção e Cultura.

 

Durante a reunião, o pró-reitor reafirmou o compromisso pela integração ensino-serviço-comunidade, por meio da articulação permanente com a extensão, a pesquisa, o ensino, a inovação e a tecnologia. “Além disso, a extensão constitui-se no processo formativo interdisciplinar, político, educacional, socioambiental, cultural, científico e tecnológico capaz de colocar a Uesc como protagonista de ações que elevem qualitativamente o desenvolvimento da região em que a Universidade está inserida”, acrescentou Bahia.