A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) finalizou ontem, dia 30, a primeira etapa do Programa de Eficiência Energética, desenvolvido em convênio com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba), executora do projeto regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Foram instalados 595 lâmpadas LED, luminárias e braços em toda a cidade.

O superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Sousa Lino Filho, afirmou que o convênio entre a Prefeitura e a Neoenergia Coelba decorre do empenho da Administração do prefeito Augusto Castro (PSD). “Ao longo dos últimos dois anos, a gestão vem investindo na execução do Projeto Ilumina Itabuna, no âmbito do Programa de Governo.

A substituição de equipamentos e lâmpadas alcançou 30 ruas, travessas e avenidas, tendo sido iniciada pelo trecho da rodovia BR-415 no Bairro Nova Itabuna. Foram beneficiadas a Avenida José Soares Pinheiro, Avenida Fernando Gomes Oliveira – acesso ao Hospital de Base -,ruas Juarez Távora, Mariá Ferreira, Professor Alício de Queiroz e Manoel Carlos Brandão.

Ainda, ruas  Bela Vista, São Sebastião, Duque de Caxias, Ruy Penalva de Farias, Oswaldo Cruz, Bartolomeu Mariano,  José Alves Franco,  Glória e da Maternidade, travessas Rio Paraguaçu, Rio Colônia e Monte Alto e Avenida Garcia.

A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, interina Infraestrutura e Urbanismo,  destacou a redução do consumo de energia promovido pela troca das  lâmpadas convencionais por LED.  Ela afirmou que o Programa da Neoenergia Coelba e ANEEL previu investimentos de R$ 1 milhão e que a Prefeitura já vem aplicando o programa com recursos próprios, estando agora em fase de licitação  a aquisição de novos materiais para o Departamento de Iluminação Pública.

O programa foi operacionalizado pela Deode, com o apoio da Prefeitura para a realização do serviço com total segurança.