O Setor de Higienização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães promoveu, na semana passada, um encontro com líderes dos serviços assistenciais, tendo como foco os programas de Higiene Hospitalar e 5S (Qualidade Total).

Tais programas, integram as ações propostas pelo Projeto LEAN nas Emergências, cujo objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

Segundo a coordenadora da higienização hospitalar da unidade, Daniela Guimarães, o objetivo foi avaliar as oportunidades de melhorias projetadas em 2022 e testar novas rotas e fluxos, visando sempre alinhar os processos. “Seguimos com o Projeto Lean nas Emergências, objetivando sempre um atendimento de excelência para nossos clientes/ pacientes”, disse.

O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde, executado de forma colaborativa pelos hospitais Beneficência Portuguesa (BP) e Sírio-Libanês (HSL),de São Paulo (SP), Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre (RS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

No Hospital de Base, unidade hospitalar administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), o projeto foi iniciado em maio de 2022 pela equipe de especialistas em processos da Beneficência Portuguesa (SP).