Em sua primeira participação na Lavagem do Bonfim, como governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues esteve presente ao Ato Ecumênico, realizado na manhã desta quinta-feira (12), próximo à Basílica da Conceição da Praia, de onde saiu com o cortejo até a Colina Sagrada do Bonfim. Jerônimo esteve acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior, secretários e outras autoridades.

A festividade em homenagem ao Senhor do Bonfim é uma das manifestações populares mais emblemáticas de Salvador e volta a acontecer no seu formato tradicional, depois de dois anos de restrições devido à pandemia de Covid-2019. O governador falou sobre a participação no evento: “Estou aqui como governador pela primeira vez. Pois já estive junto com Jaques Wagner e com Rui Costa, e eu fazia esse percurso como cidadão. A emoção hoje é muito forte. E ontem eu já estava emocionado, pois fizemos a procissão marítima que trouxe a imagem do Senhor do Bonfim que aqui está. E estamos pedindo a Deus força e muita fé para que a gente possa enfrentar problemas estratégicos para o Brasil e para a Bahia. O combate à fome e a geração de emprego. Além da esperança da juventude e das crianças, e cuidar dos idosos. E viemos buscar nessa caminhada de oito quilômetros essa força e essa energia”, relatou.

A programação oficial religiosa da Lavagem do Bonfim contou com a saída da 8ª Caminhada ‘Lavagem de Corpo e Alma’, da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. O governador e o vice-governador acompanham a pé o cortejo durante todo o percurso de cerca de oito quilômetros, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, seguindo a tradição. Para Geraldo Júnior, a festa tem um significado especial.

 


“A festa do Bonfim é um agradecimento a Deus, uma gratidão. Estou desde 1992 fazendo essa caminhada, esse roteiro. O Bonfim representa o sincretismo religioso, a fé e a cultura do povo baiano. Agora, como vice-governador, ao lado de Jerônimo Rodrigues, serão quase 9 km de caminhada com fé, coragem e determinação, pedindo ao Senhor do Bonfim que nos abençoe”, disse o vice-governador, Geraldo Júnior.

A festa reúne fiéis, baianos e turistas há pelo menos dois séculos, numa profissão de fé ao Senhor do Bonfim, e conta com a presença de entidades que misturam o profano ao religioso, trazendo para o cortejo as manifestações populares e culturais da Bahia. São dezenas de bandas de percussão, sopro, samba, afoxé, instrumental e outras expressões artísticas. A chegada do cortejo à Basílica do Bonfim dá seguimento à festa, com a lavagem do adro e das escadarias de acesso à igreja, pelas baianas.

Programação

As homenagens ao Senhor do Bonfim se estendem até domingo (15), com celebrações festivas, iniciando às 5h com Alvorada e celebração da Santa Missa, às 5h, 6h, 7h30, 9h e 15h. A Santa Missa Solene, presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, acontece às 10h30. Ao final da Celebração Eucarística, Dom Sérgio dará a Benção Apostólica com Indulgência Plenária. O encerramento dos festejos acontece às 16h. Com a Procissão dos Três Pedidos, com saída da Igreja Nossa Senhora dos Mares.

*Segurança*

Todo o trajeto da Lavagem do Bonfim é monitorado por 2,1 policiais militares, civis e técnicos, além de agentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e o Sistema de Reconhecimento Facial serão utilizados no evento.

Nas proximidades das Igrejas da Conceição da Praia e do Bonfim estão instaladas Plataformas de Observação Elevada (POE), equipadas com câmeras.

Além de componentes das forças policiais, foram convocados integrantes das Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), de Tecnologia (Sgto), de Telecomunicações (Stelecom) e de Inteligência (SI). Também foram convidados representantes da Sedur, Semop, Semob, Transalvador, Saltur e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Forças Estaduais

O policiamento ostensivo e preventivo é feito pela Polícia Militar, em postos elevados de observação e no solo, com unidades ordinárias e especializadas, para garantir a segurança do público no desfile. Mais de 1,8 mil homens e mulheres reforçam o patrulhamento.

Quatro Delegacias Especiais de Área (DEA) ampliam o trabalho da 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim) durante registros e adoção de medidas de polícia judiciária. Cinquenta e três delegados, escrivães e investigadores realizam ações de inteligência.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) emprega 168 profissionais para atividades de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, além de disponibilizar três viaturas com equipamentos para atuação em situação de emergência.

Na sede do Departamento de Polícia Técnica, 46 peritos criminais, médicos, dentistas, técnicos e servidores administrativos estão de plantão e são direcionados para atendimento de incidentes registrados no cortejo. O cidadão pode ser atendido pela Delegacia Virtual, que além de estar disponível na internet, também pode ser acessada no totem de autoatendimento da Polícia Civil, na Estação Nova Lapa. Policiais civis orientarão os usuários do serviço das 15 às 19 horas.

Para as situações de flagrante, além das delegacias, também está disponibilizada a Central de Flagrantes Online, que funciona quando um delegado plantonista, em outra unidade, formaliza as ocorrências por meio de videoconferência. A ferramenta agiliza o tempo de resposta e reduz o deslocamento de guarnições da Polícia Militar para uma unidade da Polícia Civil.