Sob a coordenação do professor Emenson Silva, o Projeto Cine Comunidade chega para transformar a realidade de crianças e jovens residentes em áreas periféricas, distritos e altos de Ilhéus. Por meio da inclusão social, a proposta também visa fomentar ações com foco na promoção da cultura e do entretenimento.

Emenson Silva

Conforme Emenson, o projeto será dividido em fases e contará com envolvimento de associações de moradores e escolas situadas nas localidades beneficiadas pela iniciativa. A primeira edição acontece ainda neste mês de janeiro e contemplará os moradores de Banco do Pedro, zona rural da cidade. O Cine Comunidade será executado em eixos estruturantes e com objetivos sociais e culturais, levando bem-estar, lazer e inovação para o público-alvo.

“O nosso trabalho tem como finalidade viabilizar, a partir do acesso a diferentes produções culturais e cinematográficas, debates sobre assuntos de cunho social para promover a reflexão e o desenvolvimento local das comunidades alcançadas pela iniciativa. O projeto será, sem dúvida, um ganho imenso para a juventude suburbana e servirá de exemplo para outros municípios”, explicou o professor.

O Cine Comunidade também representa uma alternativa para driblar problemas sociais como violência e uso de drogas, tendo papel estratégico de apresentar conteúdos relevantes e garantir às crianças e aos jovens lugar de fala e acesso à cultura no seio familiar e comunitário.