Daniele dos Santos Pereira, vice-presidente da AACRI

Ao presenciar a catadora de recicláveis Aline Sousa, de 33 anos, colocar a faixa presencial em Lula, ao lado de outros representantes do povo brasileiro, num dos momentos mais marcantes da solenidade de posse,  Daniele dos Santos Pereira, vice-presidente da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI) de Itabuna não conseguiu segurar a emoção.

 

A exemplo de milhões de brasileiros que assistiam à cerimônia pela televisão ou pessoalmente em Brasília, Daniele se sentiu representada num momento que ficará marcado na história da democracia brasileira.

Lula recebe a faixa de quem merecia entregá-la: o povo brasileiro (foto Marcelo Camargo-Agência Brasil)

“Quando vi Aline subindo a rampa nos representando enquanto Catadora e particularmente a nós mulheres, mães e pretas, que trabalharam no lixão e hoje atuam na reciclagem,  colocando a faixa no Presidente Lula, foi de uma felicidade que até me faltam palavras para expressar”, afirma Daniele. “Me sinto agradecida por estar vivenciando tudo isso e saber que agora temos um presidente que se preocupa com o povo e vai melhorar a vida das pessoas mais humildes”, disse.

 

Em dezembro, a vice-presidente da AACRI participou da Expocatadores 2022, o maior evento de reciclagem e coleta seletiva da América Latina, realizado em São Paulo, acompanhada de Andréa Pires dos Reis, assistente social da Defensoria Pública da Bahia/Itabuna.

Daniele relata experiência itabunense na Expocatadores

Na Expocatadores, Daniele dos Santos Pereira participou de uma mesa redonda em que   falou sobre a mudança do antigo lixão para uma Central de Triagem, através de um convênio com a Prefeitura de Itabuna e a parceria com a Defensoria Pública da Bahia/Itabuna através do Programa Mãos que Reciclam, Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), CVR Costa do Cacau e o Cesol Litoral Sul.

 

O programa Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública da Bahia, através das defensoras públicas estaduais Kaliany Gonzaga e Aline Muller recebeu o Prêmio Innovare, na categoria Defensoria Pública.

 

Durante o evento, Daniele participou de um encontro com a presença de Lula. A Expocatadores me permitiu aprender com cada fala dos palestrantes, conhecer várias pessoas, trocar experiências e ver  o presidente Lula de perto, ele que sempre respeitou a nossa categoria de Catadores foi de grande emoção, que momento especial. Eu vi o homem do povo, que desceu do palco e veio abraçar a todos nós”, disse Daniele, que aposta no fortalecimento da reciclagem e na valorização dos catadores neste novo mandato de Lula.

 

Atualmente, a AACRI, que possui cerca de 100 associados, realiza a venda de reciclados para a Bahia e Minas Gerais.