A recriação do Programa Pró-Catador, por meio de despacho assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi festejada pelo supervisor de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) e coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro. O despacho foi assinado no domingo, dia 1º.

Antes de dar posse aos ministros, o novo mandatário da República determinou a adoção de providências pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo,  para a elaboração de proposta de ato normativo que disponha sobre a recriação do referido Programa e a realização de estudos de revisão do programa Recicla +, no prazo de 45 dias.

“Itabuna participou da Expocatadores mês passado em São Paulo. A  vice-presidente da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), Daniela dos Santos Pereira, apresentou os avanços e realizações do município em favor dos catadores, hoje, agentes ambientais”, lembrou o coordenador.

 

“Nosso programa de reciclagem, que faz a inclusão social, levou duas defensoras públicas do estado, Kaliany Gonzaga e Aline Muller, que atuam com a gestão municipal no Recicla Itabuna, serem premiadas em nível nacional no Programa Innovare – 2022, com o Programa Mãos que Reciclam”, resume Pinheiro.

Ele também lembrou que a catadora paulista de recicláveis Aline Sousa, de 33 anos, da terceira geração de catadores da família dela, representou o povo brasileiro na colocação da faixa presidencial em Lula, na rampa do Palácio do Planalto.

O Pró-Catadores tinha por objetivo apoiar e fomentar a organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, melhorar as condições de trabalho, ampliar as oportunidades de inclusão social e econômica e expandir a coleta seletiva de resíduos sólidos, a reutilização e a reciclagem.