Por que devolver as embalagens vazias de agrotóxicos? Qual a importância da utilização do EPI? As respostas a estes questionamentos são a motivação para que agentes ambientais de Itabuna, nesta terça-feira, dia 20, participem do ciclo de palestras promovido pela Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (ARISBA) e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com a Prefeitura de Itabuna.

O evento marcará o encerramento das atividades de capacitação dos integrantes da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), neste ano. O ciclo de palestras terá lugar no auditório do SEST/SENAT, na Avenida José Soares Pinheiro, no Bairro Lomanto.

Segundo o supervisor de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), Rosivaldo Pinheiro, responsável pela coordenação do Programa Recicla Itabuna, a iniciativa de promover as palestras levou em conta a séria problemática quanto aos perigos à saúde, causados pelo reaproveitamento e manuseio de embalagens de agrotóxicos.

“Tomamos conhecimento da campanha que a ADAB vem promovendo em diversas regiões do Estado e do envolvimento da ARISBA, aqui em nossa região, visando sensibilizar a população para a importância da devolução de embalagens de agrotóxicos aos fabricantes. Além disso, consideramos importante inserir os agentes ambientais e catadores de materiais recicláveis neste contexto de conscientização”, argumentou.
Rosivaldo disse ainda que a ARISBA já faz parte do portfólio como parceira da Prefeitura na execução das políticas públicas relacionadas ao Programa Municipal de Coleta Seletiva – o Recicla Itabuna. Ele ressalta que, através das palestras, os participantes terão a oportunidade de aprender a identificar e fazer o manuseio correto e com segurança de embalagens vazias de agrotóxicos, ainda que estejam sem os devidos rótulos.

As palestras sobre o por quê devolver as embalagens vazias de agrotóxicos e da Importância da utilização do EPI serão ministradas pela gerente-executiva da ARISBA, Andréa Brito, e pela coordenadora regional da ADAB, Catarina Cotrim, respectivamente.

O reaproveitamento de embalagens vazias de agrotóxicos para armazenamento de água e produtos como leite, caldo de cana, sucos e mel de cacau pode gerar sérios riscos à saúde humana e animal. Esta prática indevida é uma das principais causas de intoxicação por pesticidas utilizados na agricultura brasileira.