A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou a primeira banca de heteroidentificação para concurso público de Professor Auxiliar e Assistente, nível “A”, em seus 31 anos de história. A Comissão de Heteroidentificação vai complementar a autodeclaração de candidatos negros e negras que concorrem, no Edital Uesc nº 044/2022, para preenchimento das vagas reservadas nos termos da Lei nº 13.182/2014 e Decreto nº 15.353/2014.

“É um grande avanço para a instituição. As ações afirmativas são uma conquista do movimento social negro e esta será a primeira vez que a Universidade cumprirá esse regramento em concurso para docente. Houve um grande empenho desta gestão visando a promoção de igualdade e o reconhecimento das diferenças e diversidades. Isso nos fortalece, dá segurança e reafirma as políticas de ações afirmativas da Uesc, trazendo inclusão àqueles que estão excluídos. Este é um dia histórico”, afirmou Alessandro Fernandes de Santana

A banca de heteroidentificação é composta pelos professores Dr. Rogério Modesto dos Santos, do Departamento de Letras e Artes (DLA), presidente; Dr.ª Flavia Alessandra de Souza e Dr. Marcelo Da Silva Lins, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH); Dr.ª Luzineide Miranda Borges, do Departamento de Ciências da Educação (DCIE); e a analista universitária, Carmen Camuso Barros, da Coordenação de Recursos Humanos (CDRH),  conforme a Portaria Reitoria nº 737/2022.

“Os membros dessa banca reúnem conhecimento e experiência, porém a Universidade teve a preocupação de oferecer-lhe um curso de formação com a professora Márcia Garcia (Instituto Federal da Bahia). A nossa preocupação é que, a partir de agora possamos estabelecer a banca de graduação que atue na seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como em outras necessidades da instituição”, assinala a pró-reitora de Graduação, Rosenaide Ramos.

O Edital Uesc nº 44/2022 ofertou 49 vagas para docentes. Ao todo, 17 candidatos autodeclarados negros e negras passaram pela análise da comissão de heteroidentificação, já tendo sido aprovados em todas as etapas anteriores do certame, dentre as quais: prova escrita, prova didática (aula pública), plano de trabalho e prova de títulos.

Para o presidente da banca, “a Uesc fortalece as ações afirmativas, dando importante passo na sua política de inclusão. A heteroidentificação foi feita por meio de entrevista com banca. No que diz respeito ao candidato autodeclarado preto ou pardo, o critério utilizado é fenotípico, ou seja, a aparência do candidato”.

O Concurso Público para provimento de cargos de Professor Assistente, Nível “A”, foi coordenado pela Comissão Organizadora constituída através da Portaria Uesc nº 751/2022, tendo a professora Rosana dos Santos Lopes como presidente, e, como membros, os professores Eduardo Silva Palmeira, Rosenaide Pereira Reis Ramos e Laurício Alves Carvalho Pedrosa.