Entre os dias 22 e 25 de novembro, realizou-se em Puerto Varas (Chile) o VI Simposio Latino-Americano de Polychaeta (Silpoly). A Uesc esteve representada pela professora Erminda da Conceição Guerreiro Couto, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), e pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo), no nível mestrado, Natália Santos Silva, apresentando trabalho desenvolvido na costa de Ilhéus.

O trabalho, na forma de banner, intitulado “Sedimentological analysis of Phragmatopoma Caudata colonies on Morro de Pernambuco beach, Ilhéus, Bahia, Brazil” foi premiado como melhor apresentação do congresso. O trabalho apresentou os resultados obtidos nas praias do Me Ache e na área aberta do Morro de Pernambuco (Ilhéus-BA), descrevendo como são formadas as colônias do poliqueta Phragmatopoma caudata.

Poliquetas são popularmente conhecidos como “minhocas do mar” ou “vermes marinhos”. Eles constroem tubos de areia muito próximos às zonas com maior impacto das ondas, protegendo a linha de costa. Trabalhos realizados no Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina apresentam recifes de areia muito altos formados pelo aglomerado de muitos tubos. Na costa de Ilhéus observamos um comportamento diferente, com esta espécie construindo colônias menores e separadas entre si, sem formar recifes.

Os poliquetas selecionaram os grãos de areia para a construção de suas colônias. Assim, embora as duas praias sejam formadas por areia fina as análises mostraram nas colônias o predomínio de grãos de tamanho médio, com pouca matéria orgânica – sugerindo pequena produção de muco pelos poliquetas. Estes resultados sugerem que as praias são do tipo deposicional e não erosivo – ou seja, estas praias estão crescendo em direção ao mar.

O PPGZoo, através do recurso Proap/Capes, apoiou a ida de Natália ao evento. Natália é licenciada em Biologia pela Uesc e foi contemplada com bolsa completa que incluía a inscrição no Simpósio e em duas oficinas específicas da área. O A aluna recebeu o prêmio e o diploma das mãos da pesquisadora PhD Fernanda Oyarzún (Centro de Investigación en Biodiversidad y Ambientes Sustentables, de la Universidad Católica de la Santísima Concepción, Concepción-Chile), uma das organizadoras do evento.