A Prefeitura de Itabuna promoverá ação de conscientização contra a dengue nesta sexta-feira, dia 2, das 8 às 12 horas. A mobilização pela Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde acontecerá na Avenida do Cinquentenário, com saída do Jardim do Ó, integrando o cronograma de atuação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O Dia D da Dengue é realizado anualmente e engloba uma série de atividades complementando as ações executadas ao longo do ano pelos Agentes de Endemias (ACE). O objetivo da ação desta sexta-feira é promover a conscientização da população sobre os cuidados contra o Aedes aegypti, causador da dengue, em especial, neste período chuvoso em que há proliferação do mosquito pelo acúmulo de água em recipientes.

Há três semanas, os Agentes de Endemias têm intensificado as ações nos bairros com maiores índices de infestação. Localidades Fonseca, Santa Clara, Bananeira, Novo São Caetano, Castália, Monte Cristo, Góes Calmon, Maria Matos, Fernando Gomes, Parque Verde e Nova Califórnia são alguns dos bairros já visitados pelos ACEs nos últimos dias.

Neste ano, a Divisão de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde já garantiu a cobertura de mais de 85% dos imóveis, sendo realizadas 2.102 notificações, número duas vezes maior que ano passado (800).  Este já é o quinto ciclo de ações e visitas dos agentes nas comunidades.

A coordenadora da Divisão de Endemias, Lucimar Ribeiro, destaca os esforços ao longo da atual gestão contra a dengue. “As ações para com a saúde de Itabuna têm sido incentivadas graças aos esforços e reconhecimento do prefeito Augusto Castro. Somente no ano passado, reduzimos de 8,2 para 3,4 a infestação no município de acordo o LIRAa”, comentou.

Segundo ele, os Agentes de Combate às Endemias não têm medido esforços na luta contra o Aedes aegypti, com ações desde educação e conscientização nas ruas, como com Pit-Stop, até visitas nos domicílios orientando as pessoas a cuidar dos quintais”, lembrou. Também não deixar água acumulada em recipientes, usar repelentes, tampar caixas d’água, dentre outros métodos. Por isso, nossa caminhada visa conscientizar a população sobre as formas de prevenção,” finalizou.