Na próxima sexta-feira e sábado (2 e 3/12), o Sebrae em Ilhéus realiza o seminário “Cacau Orgânico de Qualidade e Caminhos para o Cooperativismo” voltado para agricultores, empreendedores e estudantes da região de Ibirapitanga. O evento acontecerá no Auditório da Câmara de Vereadores de Ibirapitanga, a partir das 8h, com entrada gratuita e inscrição através do link: https://bit.ly/SEMINÁRIOCACAUORGÂNICO.

O Seminário foi inspirado nos resultados exitosos em outras regiões com cooperativas de produção e comercialização de cacau e pretende mostrar para os participantes um fio condutor, desde o acúmulo da organização comunitária, passando pelo manejo do cacau, até a apresentação de caminhos para o cooperativismo.

Na sexta-feira (2), a programação contará, entre outras atividades, com a apresentação da Lei de Agroecologia do Município de Ibirapitanga, caso de sucesso de cacau orgânico e ecológico e palestras com os temas: Cacau de Qualidade; Agregação de valor, comercialização e sensorial – Cacau de Qualidade; Evolução dos critérios de Avaliação de qualidade do cacau a partir de 2023; e Cooperativismo.

Já no sábado (3), acontecerá uma mesa redonda para falar sobre a Replicação da experiência do cacau orgânico de qualidade no território, com a SETRE/FUNTRAD, o Assentamento Dandara, Tabôa Fortalecimento Comunitário e o Assentamento São João.