Começou o mutirão de mamografias viabilizados pela Acelen que vão beneficiar 1.500 mulheres que moram em Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus, cidades no entorno da Refinaria de Mataripe. A triagem, agendamento e transporte dessas mulheres para a realização dos exames estão sendo feitos pela equipe de responsabilidade social da empresa em parceria com instituições sociais dos municípios. Os atendimentos são realizados em Salvador e Lauro de Freitas, nas unidades do Grupo CAM, parceiro da Acelen junto ao Esporte Clube Bahia na campanha Outubro Rosa.

“Um dos nossos pilares é fortalecer e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades que ficam no entorno da Refinaria de Mataripe. A ação do Outubro Rosa é uma prova concreta disso, que nos deixa muito felizes”, afirmou o VP de Relações Institucionais e Comunicação da Acelen, Marcelo Lyra.

Para a presidente do Instituto Habilidades Para a Vida, Cléia Dória, a iniciativa é fantástica. “Muitas mulheres que estão aqui hoje só fizeram exames quando tiveram seus filhos, fizemos em conjunto com o pessoal da Acelen o cadastramento delas e também uma acolhida, um tratamento mais humanizado”, explicou Dória, parceira no processo de triagem e agendamento das pacientes.

Já para a moradora do distrito de Menino Jesus, de Candeias, Cristiane Silva da Cruz o sentimento era de gratidão. “Estou maravilhada, fui muito bem tratada desde a hora que entrei no ônibus para vim para cá, toda a equipe muito atenciosa, todos de parabéns”, felicitou Cristiane.
A Parceria entre Acelen, Esporte Clube Bahia e CAM

No final do mês de outubro, a Acelen, o Esporte Clube Bahia e o Grupo CAM anunciaram a disponibilização de duas mil mamografias como apoio à campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Na oportunidade, o Bahia lançou sua camisa #OutubroRosa, alusiva ao movimento, em evento realizado na Arena Fonte Nova

Do total de exames, 1,5 mil estão sendo oferecidos pela Acelen de forma gratuita a mulheres das comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe. E outros 500 foram distribuídos para torcedoras do clube que compraram a nova camisa do Bahia.

Para apoiar as comunidades, a Acelen também oferece suporte na marcação das 1.500 mamografias, totalmente gratuitas, com cadastro e agendamento. O público-alvo são mulheres entre 40 e 69 anos que não fizeram o exame no último ano.

Os exames são realizados em uma das cinco unidades do CAM, sendo quatro em Salvador e uma no município de Lauro de Freitas. Após os exames, as pacientes sem plano de saúde que precisarem de uma avaliação diagnóstica mais aprofundada serão encaminhadas ao Hospital Aristides Maltez, instituição reconhecida no tratamento de câncer de mama, também parceira do projeto.