A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em parceria com a Mineradora Largo Resourches, realizam a palestra “Serpentes: Biologia e Prevenção de Acidentes” nos municípios de Maracás e Lagedo do Tabocal, território Vale do Jiquiriçá. A programação teve início nesta sexta-feira (25) e segue até o próximo domingo (27).

“Estamos cumprindo um calendário de palestras, como parte de uma parceria da UESC, através do projeto de extensão Prevenção de Acidentes e Conservação da Natureza, que tem enfoque em serpentes e morcegos, com a Bahiater, uma parceria já bastante antiga. A palestra é para esclarecer o público rural sobre aspectos de fundamental importância da biologia desses animais, que são tão marginalizados e perseguidos, que são as serpentes, e falar de formas de prevenção de acidentes: insistir no uso de equipamento de proteção individual, a nossa própria postura no meio natural, como devemos usar a nossa atenção para evitar um acidente”, explica o professor da UESC Antônio Jorge Suzart Argôlo, biólogo e doutor em Zoologia.

Segundo o professor, a imensa maioria das serpentes não representa perigo para o ser humano. “Elas apresentam um conjunto de sinais que a gente interpreta como um indicativo da presença do animal naquele local e isso nos dá a oportunidade de nos afastar sem precisar confrontar, matar ou se expor ao risco de acidente”, completa.

 

Programação:

 

Sexta (25/11): Maracás

Comunidade Mone – 16h30

Comunidade Água Branca – 19h

 

Sábado (26/11): Maracás

Casa Girassol – 14h

 

Domingo (27/11): Lagedo do Tabocal

Comunidade do Peixe – 10h