Entre os dias 22 de novembro a 10 de dezembro acontece a 4ª edição do Caravana Mulheres nas Artes. O projeto retorna ao presencial neste ano com atividades para mulheres das comunidades remanescentes dos quilombos de Pitanga dos Palmares, Dandá, Cordoaria e Tapera, localizados nos municípios de Simões Filho, Camaçari e Mata de São João.

 

Serão realizadas as oficinas Dança: Despertando memórias ancestrais no corpo feminino e de Fotografia, de forma sequenciada em cada uma das comunidades quilombolas participantes, com o intuito de articular as vivências artísticas destas mulheres com a memória ancestral africana. As ações visam a formação artística, a utilização da arte como elemento potencializador de transformações na vida das mulheres, além de propor diálogos e novas formas de intervenção na cultura local.

 

Voltada para mulheres, com idade a partir de 16 anos, as oficinas serão ministradas pelas facilitadoras Nti Uirá (Fotografia) e Lucimar Cerqueira (Dança). A oficina de Fotografia será dividida em 3 módulos, o primeiro trará uma reflexão mais teórica, com abordagem da história da fotografia e o seu desenvolvimento como um registro de memória pessoal, no segundo será abordada a técnica fotográfica, as possibilidades de enquadramentos e conceito de composição fotográfica. Será debatido ainda, as memórias e as histórias das comunidades através da fotografia e como isto implica na preservação das culturas ancestrais e no empoderamento das mulheres da comunidade. Já no terceiro e último módulo, a turma irá a campo para captura final das fotografias.

A oficina de Dança “Despertando memórias ancestrais no corpo feminino” abordará a partir do resgate das histórias e experiências das mulheres quilombolas participantes,a conexão com o corpo e suas memórias. Será proposta a investigação da expressividade por meio da simbologia trazida pelos elementos da natureza (terra, fogo, água e ar). Como parte final do projeto, após as oficinas, será realizada uma exposição de fotografias e dos materiais produzidos durante todo o processo, com objetivo de construção da memória, legitimação da história oral, apropriação do lugar de fala e linguagem plástica contemporânea, bem como a produção de um vídeo-documentário do projeto.

A primeira edição da Caravana aconteceu em 2015 em Salvador e Vitória da Conquista, com oficinas de graffiti, figurino para cinema, turbantes, ciclo de debates sobre produção artísticas das mulheres e mostra de cinema sobre o tema. Em sua segunda edição, em 2017, o projeto realizou vivências de fotografia e de produção literária com mulheres das comunidades quilombolas de Jatimane, Lagoa Santa e Boa Vista em Nilo Peçanha, Ituberá e Camamu. A terceira edição aconteceu em 2020, de forma remota, com oficinas de fotografia e figurino cênico.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

SERVIÇO

 

CARAVANA MULHERES NAS ARTES

Data: 22 de novembro a 10 de dezembro de 2022

Local: Quilombos de Pitanga dos Palmares, Dandá, Cordoaria e Tapera, localizados nos municípios de Simões Filho, Camaçari e Mata de São João.

Para mais informações acesse  no instagram: @mulheresnasartes