Eloah Monteiro (Foto Bea Vitória)

O Aquilomba Festival está chegando para sacudir a cena cultural sul-baiana. O evento acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, em Ilhéus, proporcionando diversidade cultural e acessibilidade com atrações que se destacam na cena local e nacional.  O cenário à beira mar é outro atrativo do evento que será realizado no Mico Leão Music Club, além da tradução em libras dos shows, diferencial entre os eventos da região.

OQuadro (foto Rafael Ramos)

Filha da casa, Eloah Monteiro é umas das produtoras do evento e vai brindar a noite com o  lançamento ao vivo da sua nova música, chamada “Mais de 30”. Quem também retorna às origens é a banda OQuadro, que desde 2018 não sobe aos palcos de Ilhéus. O grupo que carrega em seu currículo turnês internacionais, participações de artistas como Emicida, Russo Passapusso e Elen Oléria, trilha sonora de novelas e séries, vai apresentar, pela primeira vez ao vivo na região, o álbum Preto Sem Açúcar, lançado este ano.

 

Panteras Negras

Outra atração de destaque é a banda soteropolitana Panteras Negras. Criada para fomentar a produção de mulheres negras na música instrumental, hoje a banda se caracteriza como a primeira banda instrumental LGBTQIAP+ negra do mundo e tem circulado por festivais e palcos em todo país com parceiras como Luedji Luna e Bia Ferreira. Panteras é conhecida pelo seu repertório múltiplo, que passeia por ritmos como afoxé, samba-reggae, dentre outros ritmos Afrodiaspóricos, além de coros vocais que refletem suas vivências como corpas dissidentes.

Ize Duque (Foto Iajima)

Completando a line up, a itabunense Ize Duque chega dominando o palco com sua voz marcante e seu trabalho autoral mais recente, além da cachoeirana Nahraujo e o DJ Set Sadan, fazendo a alquimia de ritmos negros com suas discotecagem na beira do mar.

Nahraujo

Segundo Tici Belmonte, musicista e proprietária da Aquilomba Produtora, realizadora do evento “o nome Aquilomba vem do verbo “aquilombar”. Então além deste aquilombamento, a proposta é proporcionar diversão, liberdade, conexão, ancestralidade, beleza, acessibilidade e muita música para o nosso público de sul-baianos e turistas” afirma a produtora. “O Aquilomba Festival é o evento música que vai abrir o verão do Sul da Bahia, sem dúvida”, complementa Eloah Monteiro, produtora executiva do Festival.

DJ Sadan

O Aquilomba Festival é um evento independente, realizado pela Aquilomba Produtora, e ainda está aberto para as iniciativas privadas ou públicas que se interessem em patrociná-lo.

Os ingressos estão à venda através do link https://www.even3.com.br/aquilomba-festival-musica-autoral-preta-291167/

 

Aquilomba Festival

Sábado, 10 de dezembro, a partir das 15h30h, no Mico Leão Music Bar, estrada Ilhéus-Olivença, em frente à praia da Back Door, Ilhéus/BA.