Técnicos e operários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) percorreram diversos pontos da cidade na manhã de hoje, dia 16, avaliando o escoamento das águas nas das bocas de lobo, bueiros e canais de drenagem em decorrência das fortes chuvas que atingem Itabuna desde as primeiras horas de ontem, dia 15.

Na Rua Senhor do Bonfim, final de linha do Bairro São Caetano, um dos locais onde ocorreu alagamento, foi examinado o fluxo da absorção das águas pelas bocas de lobo. Segundo o gerente Técnico da Emasa, João Bitencourt, é importante avaliar o escoamento das águas nas bocas de lobo e nos canais para se necessário definir ações emergenciais.

“As equipes da Emasa estão atuando desde ontem na desobstrução de canais, bocas de lobo e poços de visita, em conjunto com o pessoal da Superintendência de Serviços Público da Prefeitura de Itabuna. Estamos percorrendo pontos críticos atingidos pelas fortes chuvas que castigam a cidade”, disse Bitencourt.

Além do trabalho de desobstrução das redes de esgoto, canais de drenagem que cortam a cidade, a concessionária está com dois carros-pipa disponíveis para atender a limpeza de imóveis afetados pelas águas e lama provenientes das chuvas. “Ontem ajudamos os moradores dos bairros Jaçanã e Novo Jaçanã, na limpeza das casas que foram atingidas pelas águas e lama. O telefone 0800 073 1195, está recebendo as demandas de carro-pipa para as famílias que necessitam de apoio na faxina pós-cheia”, saliente o gerente Técnico João Bitencourt.