A Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – participou da Bienal do Livro da Bahia 2022, realizada de 10 a 15 de novembro, com uma intensa programação de lançamentos e vendas de livros.  O evento aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, e a Editus integrou o estande da ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

No dia 12, às 16 horas, a Editora da Uesc promoveu o lançamento do Caderno de Identidade de Serena Kiza, da professora Maria Luiza Santos (DFCH) e da Coleção Convenção das Corujas, da educadora Elisa Oliveira. Ainda no sábado, às 19 horas, houve o lançamento do livro Rascunhos Reais, do professor Alessandro Fernandes de Santana (DCEC), reitor da Uesc.

O livro de poesias “Rascunhos Reais” foi lançado, primeiramente, na tarde de quarta-feira, dia 9, no auditório da Torre Administrativa da Universidade, durante uma sessão especial da Academia de Letras de Itabuna (Alita). A obra, primeira publicação de Alessandro Fernandes de Santana, é composta por 20 poemas em 83 páginas, com ilustração de Sanqueilo de Lima Santos e prefácio da professora e escritora Tica Simões.

A programação de lançamentos durante a Bienal do Livro da Bahia prosseguiu no dia 13, domingo, às 18 horas, com a apresentação do livro Uma volta para o futuro: em busca do tempo – espaço perdido nas lembranças, da professora Maria Inez Carvalho (UFBa). E, às 19 horas, o lançamento de Interfaces: representações socioespaciais, geotecnologias e formação de professores, do professor Natanael Reis Bomfim (UNEB) e da professora Silvia Letícia Costa Correia (Rede Municipal de Ensino de Salvador).

Na opinião da diretora da Editus, professora Rita Virgínia Argolo, “tem sido fundamental a retomada dos eventos presenciais para favorecer o fluxo do livro e o acesso ao conhecimento, principalmente o que é resultado de estudos e pesquisas nas nossas universidades. Além disso, a Bienal do Livro da Bahia também passa pela sua reativação e essa necessidade se comprova pelo sucesso de público.”