Representantes de secretarias municipais de Saúde do Norte e Nordeste do Brasil participam até amanhã, dia 5, do 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Nesta edição o evento acontece em Aracaju, capital de Sergipe.

Realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe – COSEMS/SE, com o apoio do Ministério da Saúde, se consolidou nos últimos anos como um dos maiores eventos regionais de saúde pública do país.

O encontro conta com programação ampla e objetiva reunir gestores, trabalhadores e profissionais do SUS para discutir e alinhar temas importantes da saúde pública no âmbito nacional e regional.
Itabuna está sendo representada no 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde pela secretária Lívia Mendes Aguiar. Ela integra a equipe de secretários de Saúde da região sul da Bahia que participam.

PROGRAMAÇÃO

A programação conta com seminários, oficinas e mesas-redondas para discutir os principais temas que permeiam o SUS, a exemplo do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, ampliação das coberturas vacinais, a exemplo do Projeto ImunizaSus,  mortalidade materno-infantil, telessaúde, vigilância e judicialização.

Também constam temas como especificidades regionais, educação permanente em Saúde, Saúde Digital, assistência farmacêutica, financiamento, dentre outros. Ainda haverá  a exposição de posters das experiências selecionadas nas Mostras Brasil, “Aqui tem SUS – Norte/Nordeste”.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância do evento no cenário atual. “É importante somar os conhecimentos técnicos e experiências exitosas das pautas da saúde que são compartilhadas nestes eventos, pois, nos fazem discutir sobre as melhorias que podem ser implantadas na saúde pública como um todo”, afirmou.

A titular da Saúde acrescenta que, diante  da realidade regional do Sul da Bahia, “o evento permitirá que saiamos daqui mais capacitados e com a perspectiva de fazer mais por nossas cidades. Este também é um compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro, que tem feito investimentos na melhoria das condições da saúde de Itabuna”, concluiu