O Chocolat Festival Portugal, a primeira edição do evento na Europa, repetiu o sucesso das mais de 20 em solo brasileiro: 50 mil pessoas compareceram ao World of Wine (WOW), com a geração de 500 mil euros em negócios, o equivalente, hoje, a cerca de R$ 2,6 milhões.

 

Distribuído em quatro dias, o maior festival de chocolate e cacau da América Latina estreou no velho continente com 52 expositores de 11 países diferentes. O Chocolat Festival é uma realização da MVU Empreendimentos, detentora da marca para o Brasil e exterior, e do Grupo WOW, e contou com o apoio dos governos da Bahia e do Pará, Fieb e Sebrae, além de parceiros portugueses.

Marco Lessa com Alê Costa da Cacau Show Que fez uma palestra no evento e tem planos de investir na Bahia.

Marco Lessa  CEO do Chocolat Festival, destaca que “o Brasil vem sendo destaque nos principais eventos de chocolate do mundo, graças à visão dos governos da Bahia e do Pará, que contribuíram para mudar a imagem que o exterior tinha do país, visto apenas como produtor de amêndoas”.

Gerson Marques, do Chocolates Yrerê

“Passamos a produzir cacau e chocolate de qualidade e valorizar esse mercado consumidor. Chegar a Portugal é um passo fundamental para chegar o mercado europeu e isso se refletiu nos negócios que estão sendo realizado com redes de comercialização do chocolate do Sul da Bahia”.

Rogério Assunção, dos Chocolates Natucoa

De acordo com Lessa, a meta é internacionalizar o Chocolat Festival, chegando a um novo país a cada ano. “Com isso vamos levar o cacau e o chocolate para o mundo inteiro e ao mesmo tempo gerar um fluxo de turismo de experiência e já temos agendadas visitas dos presidentes das associações francesas de confeiteiros e de agências de viagens. Em 2023 já receberemos turistas  franceses”, afirma.

 

Marco Lessa   fez questão de agradecer o Governo da Bahia, através do governador Rui Costa, das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Turismo, fundamental para que o projeto atingisse essa dimensão. Quero parabenizar também o governador eleito Jerônimo Rodrigues, que como secretário da SDR sempre apoiou o processo de  qualificação do cacau e do chocolate da região Sul e que agora com certeza ampliará esse apoio”.

Lessa também agradece à Prefeitura de Ilhéus, através do prefeito Mario Alexandre, que tem sido um apoiador do Chocolat Festival e da participação baiana no Salon em Paris.

 

Vejam o texto completo em

 

www.cacauechocolate.com.br