Começa hoje, no Campus Ilhéus, a 4ª Edição dos Jogos Integradores (JIFBA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). As modalidades, feminino e masculino, serão futsal e vôlei.

A etapa em Ilhéus conta com a participação dos campi do Polo 3: Ilhéus, Eunápolis, Valença, Porto Seguro e Ubaitaba. Serão 30 estudantes atletas de cada campi participando das seletivas nos seus respectivos Polos, estimando-se a participação de 150 estudantes. Os jogos seguem até o próximo domingo, dia 6.

A partir do resultado da seletiva, de responsabilidade do Polo, será enviado 30 alunos(as) para a Etapa Final, totalizando 150 discentes. Já na etapa final disputarão na modalidade feminina: futsal, handebol e vôlei, e na masculina: basquete, futsal, handebol e vôlei. Ela será realizada na Região Metropolitana de Salvador. As equipes vencedoras receberão medalhas e troféus na fase final.

Com foco na integração, a 4ª Edição do JIFBA, inovará trazendo na programação a primeira mostra dos Jogos Interculturais Indígenas e Africanos (JIINDAF- JIFBA). A proposta visa contribuir com a implementação da LBD no que diz respeito ao cumprimento das Lei 10.639/03 e 11.645/08, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade de temáticas sobre História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena. As atividades que comporão o evento propiciam a valorização e vivência de práticas de esportes e brincadeiras de matriz africana, afro-brasileira e indígena para a comunidade acadêmica do Instituto.