Para marcar o encerramento do ciclo no Programa Renova Varejo 2022, a regional do Sebrae em Ilhéus promoveu a palestra Liderança de alta performance, na noite do dia 25 de outubro, no Itabuna Palace Hotel. O encontro também fez parte da programação do Sebrae Day nos bairros.

De acordo com a palestrante, Heilane Lopes, alcançar os objetivos da empresa é fundamental e, para isso, o empreendedor precisa saber usar as estratégias corretas. “A primeira coisa é o empreendedor ter clareza e autoconhecimento para saber, por exemplo, como conduzir a equipe, como tratar o colaborador, e utilizar as melhores práticas para conquistar bons resultados”, disse.

A gestora do Sebrae em Ilhéus, Karla Peixoto, lembrou ainda que o Renova Varejo conta com consultores especializados em marketing e vendas e promove momentos online e presenciais, para melhor apoiar o empreendedor. “O objetivo é também garantir o aumento da competitividade, apoiando na avaliação e implantação de melhorias nas empresas, seja com orientações direcionadas ou de forma coletiva, como aqui na palestra”, explicou.

 

O Renova Varejo é um programa do Sebrae que presta consultorias especializadas com foco na necessidade de cada empresa e foi a partir disso que a empreendedora Isabelle Primitivo, dona das franquias Alphabeto e Bibi, conseguiu modificar algumas rotinas das suas empresas. “Nós vimos a necessidade de participar de treinamentos de forma mais constante e também aprendemos a melhor acolher e manter uma boa relação entre colaborador e empregador”, pontuou.

Para a proprietária da Valma Óculos, a empresária Valma Domingos, tanto o Sebrae quanto as ações específicas do Renova Varejo contribuíram para tomada de decisões importantes do negócio. “Eu trabalho com atendimento domiciliar há quase 20 anos e participar dos programas e treinamentos do Sebrae, como o Renova, me permitiu ver que eu poderia ampliar o meu negócio e partir para a minha primeira loja física”, contou.

 

Sebrae Day nos bairros

 

O Sebrae em Ilhéus, responsável por atender a região Sul do estado, tem levado toda a estrutura de atendimento da unidade para os bairros com maior densidade empresarial, com plantões de atendimento em parceria com o INSS, Banco do Povo e Balcão do Empreendedor. E para fechar a ação que ocorreu no Centro de Itabuna, os empreendedores presentes também participaram da palestra Liderança de alta performance.

 

“Foi enriquecedor participar desse encontro, e das ações do Sebrae, porque somos capacitados para poder gerir melhor a empresa, melhorar o relacionamento e o atendimento e crescer como pessoa e profissional”, finalizou a administradora do Salão de Beleza Lolla, Mariana Queiroz.

 

A analista de seguro social do INSS Thiana Brandão contou que a parceria entre o Sebrae e o INSS tem sido fundamental para o fortalecimento dos negócios e a ação itinerante possibilita um atendimento rápido aos empreendedores. “É importante ir até o empreendedor, porque nem sempre ele pode se ausentar da empresa por muito tempo, então, pra ele ter a oportunidade de tirar dúvidas, formalizar a empresa, conhecer e saber como consultar os benefícios sociais em um curto período de tempo e próximo do seu estabelecimento, é fundamental. O INSS tem sido parceiro nesse sentido, ofertando, também, todo o atendimento que eles precisam durante o Sebrae Day nos bairros”, informou.